Tire essa lã toda que está a envolver o recuperador... Perceba uma coisa, a lã serve para isolar, certo? O instalador ao isolar todo o recuperador e o tubo dos fumos, para onde vai o calor??? Só tem um sentido... Para cima... Essa lã toda daí para fora e a entrada de ar por baixo, vai notar muita diferença...
Sinceramente não sei que "pasta" é aquela. Já comprei o apartamento acabado.
Mas parece ser a mesma que também reboca o "pilar" que reveste a chaminé do vizinho de baixo e que também se vê na foto e que pela cor e textura parece uma especie de "cimento isolante" se é que isso existe.
Pela foto diria que por baixo existe uma outra coisa "amarela" que deve ser o vedante em si, e que está forrado com o "cimento"
Pela informação que absorvi ao ler sobre recuperadores de calor, hotes e afins, julgo que a lógica do instalador foi proteger a parede de estaladelas devido as amplitudes térmicas.
Digo eu, e confirmarão ou não os entendidos que deve ficar alguma "folga" entre o tubo da chaminé e as paredes, sejam em que material for. Desta forma não é preciso nem desejável isolar o tubo e ganha-se a possibilidade de usar as correntes de convecção na hotte como fonte de aquecimento secundária.
Como neste caso ficou num espaço apertado, o instalador deve-se ter visto "obrigado" a proteger a parede isolando o tubo (o que poderia ter sido melhor feito) Também me parece que a escolha do recuperador não foi a indicada para esta situação, pois aquele modelo aparenta não fazer aquecimento por convecção.
Sem convecção na hotte e no proprio recuperador, o unico aquecimento viável é o aquecimento por radiação, que só ocorre com chama visível.