Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    gostaria que alguém me ajudasse a responder a algumas dúvidas que tenho.

    a casa dos meus pais é de 1980, como não era obrigatório o licencimento da mesma não se fez caso e foi-se passando o tempo sem se legalizar a casa, ou seja, sem se obter a licença de habitabilidade. agora que queremos resolver o problema, verifica-se que existem algumas diferenças em relação à planta original, por isso gostaria de saber a quem me devo derigir e o que fazer para que possa corrigir as alterações ou então o que se deve fazer para proceder a alterações no projeto para que o que está construido possa ser licenciado?

    uma das coisas que não está contemplada no projeto inicial é a garagem em anexo autonomo ao da habitação, por isso gostaria de saber o procedimento a adoptar para que se possa legalizar o anexo?

    se conseguirem responder gostaria de saber o custo previsivel para relizar este licentimento?

    agradeço desde já a vossa ajuda.

    cumprimentos,
    • P+V
    • 3 dezembro 2011

     # 2

    Colocado por: HChugocomo não era obrigatório o licencimento da mesma não se fez caso
    Ai não era? Engraçado...
    Concordam com este comentário: ArqCastro
  2.  # 3

    Para proceder ao Licenciamento terá que legalizar todos os elementos que não estão legalizados, e pelo que percebi será tudo.
    Neste caso, terá de primeiro de tudo solicitar alguém que efectue um levantamento topográfico para se proceder ao ajuste e ao levantamento da arquitectura existente, posteriormente instruir-se-á um processo de Licenciamento (LEgalizaçao de moradia, anexos e muros e tudo o que tenha sido construido sem respectiva licença).
    Depois apresentar-se-á esse mesmo porcesso à Câmara Municipal. Nesse processo deverá estar contemplado a Arquitectura e as diferentes especialidades solicitadas pela edilidade.

    De que municipio se trata?

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  3.  # 4

    Caro HChugo,

    Não se esqueça que por se ter de legalizar a totalidade do imóvel, todo o espaço tem de se reger pela actual legislação, o que em termos simples e directos, pode significar algumas alterações nos espaços existentes e inclusive a eliminação de outros.
    Antes de avançar para licenciamento peça uma avaliação realista destas questões a um profissional qualificado para o efeito (Arquitecto), e depois dessa avaliação feita, solicite uma reunião na Câmara com o técnico responsável pela sua zona (qual a zona do país?).

    Qualquer coisa disponha, cumprimentos
    Concordam com este comentário: CIVILPRIME
  4.  # 5

    Agradeço desde já a vossa ajuda.

    A cãmara a que pertence a minha residencia é Felgueiras, distrito do porto.

    conhecem algum arquiteto nesta zona que seja de confiança e que cumpra com todas as questões legais?

    já agr digam-me se qualquer arquiteto tem acesso aos PDM de cada região?

    cumprimentos,
  5.  # 6

    Colocado por: HChugo
    já agr digam-me se qualquer arquiteto tem acesso aos PDM de cada região?

    Não é preciso ser arquitecto para poder aceder ao PDM de uma determinada região,mas certamente um arquitecto sabe é interpretá-lo.Algumas Camaras,não sei se todas,até o tem disponivel online para consulta.Agora,e falo por mim,não consigo perceber nada daquilo,não é a minha área,no entanto,uma vez que o problema que apresenta carece obrigatóriamente dos serviços de um arquitecto mais vale que seja ele a consultar e resolver as questões de acordo com o que a lei exige.Claro que deve preparar alguns euros,pois entre os honorários deste profissional mais as taxas e possiveis coimas,convem estar de preparado.
  6.  # 7

    Boa noite HChugo,

    Como já referido anteriormente não é preciso ser arquitecto para aceder ao PDM e o consultar - e neste caso a CM de Felgueiras tem tudo disponível online através do site da própria CM bem como o respectivo regulamento. Esta peça é também importantíssima ao legalizar a sua habitação, pois terá que responder não só ao que é indicado no PDM mas também no que vem mencionado Regulamento Municipal.
    Se pretender mais alguma ajuda ou um pedido de orçamento para a legalização da habitação contacte-nos.

    Cumpr. ND
    [email protected]
  7.  # 8

    em 1980 era preciso licenciamento
    logo está ilegal a casa
    e nas finanças e conservatória a casa está registada?

    terá de legalizar toda a casa na câmara e não só diferenças entre o desenho original.
    se não licenciou nada na altura, terá de licenciar tudo agora.
  8.  # 9

    [pub]Bom Dia,

    Caso pretenda podemos dar uma proposta de honorários para este serviço.
    Mande um email com mais informação sobre o imóvel (fotos, localização, áreas) para [email protected]

    Cumprimentos,[/pub]
  9.  # 10

    Caro HCHugo,

    Como já foi aqui referido, em 1980 já era obrigatório o licenciamento. O que poderá ter acontecido, é que não se lembrem de tal facto, pois nessa altura, os licenciamentos era muito, mas mesmo muito, mais simples do que actualmente.

    O primeiro passo, será fazer uma busca na câmara, para ver se realmente existe ou não algum licenciamento em nome dos seus pais.

    Posteriormente, será necessário a instrução de um processo de licenciamento/ alterações, para o licenciamento das alterações efectuadas com o passar dos anos e até mesmo as que pretendam fazer. No entanto podem ser necessárias algumas alterações para adaptar à actual legislação.

    Qualquer coisa, estamos à sua disposição.

    Com os melhores cumprimentos,

    Fiel Projectar
    (arqitectura e engenharia)
    Silvares - Lousada
  10.  # 11

    Boa tarde,

    Descobri hoje que a habitação que comprei a pouco mais de 9 meses tem 2 anexos que se encontram "ilegais" ( cave e garagem ), pelo facto de estes anexos terem sido realizados à mais de 30 anos não há digamos qualquer especie de prescrição por se tratar de obras já antigas? Ou terei de proceder a legalização?
  11.  # 12

    Ocorreu a prescrição para a instauração de processo de contra ordenação e aplicação de coima
  12.  # 13

    então terei que proceder a legalização "normal", a prescrição apenas me isenta de alguma multa que pudesse vir a pagar, é isto?
 
0.0128 seg. NEW