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  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    As obras vão de vento em popa....Vou betonar uma zona de chão entre a parede do WC e a parede de um anexo - ambas de tijolo (casa térrea), fazendo assim uma espécie de casa das máquinas. O chão neste momento está simplesmente em terra, penso colocar uma camada de gravilha e em seguida betão, colocando no interior do mesmo uma rede de fibra de vidro de malha larga que substitui a malha-sol. O chão será posteriormente revestido com tijoleira.

    Questões:

    - penso usar como traço o 1:2:4 , acham que é bom para isto?
    - será suficiente uma espessura de 4 cm? ou é melhor mais?
    - será que devo colocar juntas de dilatação entre as paredes e a placa? (o chão do wc está mais abaixo que o chão exterior) Em caso afirmativo como se faz isso? falaram-me em colocar esferovite...
    - devo colocar alguma pelicula plástica antes do betão para evitar a humidade?

    obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: Tenazes- será suficiente uma espessura de 4 cm? ou é melhor mais?

    4/5cms chega sim
    mas coloque malha sol
    Colocado por: Tenazes- devo colocar alguma pelicula plástica antes do betão para evitar a humidade?

    coloque, é essencial
    quanto à junta de dilatação não vejo necessidade no caso, mas pode fazer
  3.  # 3

    Bom dia,

    Obrigado pela ajuda!

    Quanto à junta de dilatação, não percebo nada disto, mas será que o betão não irá causar esforços nas paredes laterais ?

    Abraço
  4.  # 4

    Quanto à junta de dilatação vejo necessidade já que vai alterar a rigidez dos edifícios caso não a faça...como não deu qualquer outra informação aconselhar a junta de dilatação é o mais perspicaz que a mesma vais diminuir o efeito que a sua nova construção via trazer na rigidez da estrutura existente.
  5.  # 5

    Colocado por: TenazesQuanto à junta de dilatação, não percebo nada disto, mas será que o betão não irá causar esforços nas paredes laterais ?

    o betão nas paredes laterais?
    costuma é ser ao contrario, as paredes por gravidade podem contrair o betão da placa de piso
    ou então o betão dilata e pode partir/fissurar
    mas pelo que foi relatando ao longo dos seus tópicos todos não me parece necessário, agora se quiser fazer faça, é algo simples.
  6.  # 6

    Aqui vão 2 fotos para ilustrar melhor esta questão...
      12.JPG
  7.  # 7

    outra
      22.JPG
  8.  # 8

    Obrigado a ambos por mais uma vez estarem a ajudar

    Coloquei as fotos acima para descrever melhor a questão. Este espaço estava cimentado e tinha uma placa de lusalite a fazer de telhado, as paredes do lado direito pertencem ao WC e a parede do lado esquerdo pertence a um anexo em que esta parte é o 1º andar e por baixo tem um curral, a continuação desta parede está enterrada. Esse anexo tem uma estrutura em betão feita à bastantes anos e provavelmente sem qualquer projecto, tendo uma placa (de vigotas) a fazer a divisão entre os 2 pisos. O WC tem placa de tecto mas não tem qualquer estrutura mais, sendo as paredes em tijolo de 15.
    O empreiteiro que fez as obras dos telhados construiu este telhado, fazendo a parede que se vê ao fundo e colocando uma viga apoiada no WC e na parede de tijolo do anexo.
    A ideia é colocar 2 portadas de correr de madeira com vidro (que vou reaproveitar), fazer a placa que descrevi acima e colocar o termoacumulador e MLR nesta nova divisão.As dimensões são aprox. 3,3m de comprimento e largura média de 1,75 m .
    Penso fazer a nova divisão utilizando as paredes laterais existentes. Do lado esquerdo a placa nova irá ficar aprox. ao nivel da placa do anexo (mas talvez já a "tocar" no tijolo) e do lado direito fica em contacto com a parede de tijolo (o chão no interior é cerca de 30 cm mais baixo).

    Uma das questões é exactamente a parte das juntas de dilatação para a placa, se serão realmente necessárias e como se colocam (podem ser umas tiras de esferovite normal?)

    A outra prende-se com o facto de que tenho uma diferença entre a largura total das portadas e a largura da abertura, que pensei em resolver colocando 1 coluna de tijolo de 15 de cada lado. Quando começei a pensar melhor no assunto pensei em fazer uma pequena sapata na base de cada coluna (com espessura à volta de 10cm abaixo da placa de piso) e betonar ao mesmo tempo que fizer a placa.
    A minha ideia inicial era picar as paredes laterais no sitio da coluna e amarrar as colunas com ferro ás ditas paredes. Ao fazer as colunas também reforçava o apoio da viga aumentado a área de apoio.
    Entretanto começei a ler sobre as juntas de dilatação e a pensar nos movimentos que poderia ter o sistema placa/colunas e pensei se nao estaria a induzir desnecessáriamente mais esforços nas paredes em vez de os diminiuir.
    Também ponderei em fazer as colunas em madeira mas com as contracções e dilatações por um lado (que podiam impedir as pordadas de correr livremente) e a humidade na parte da base por outro acabei por colocar a ideia de lado.
    As colunas seriam feitas ou com o tijolo em pé cheio de massa ou com o tijolo deitado. Do lado direito passam canos de água a cerca de 40cm do chão e tenho algum receio pelo peso.

    O que acham disto tudo? agradeço todos os comentários/sugestões/soluções que possam oferecer...

    muito obrigado
  9.  # 9

    Tenho que tirar mais fotos da obra porque já terminou a parte do empreiteiro e o telhado já está pronto, mas de qualquer modo deixo abaixo 2 ou 3 para ficarem com 1 ideia...
      IMG_4978.JPG
  10.  # 10

    ou então o betão dilata e pode partir/fissurar


    O betão é bastante resistente à compressão, não fissura, esmaga.
    Para fissurar é preciso que o mesmo contraia estando agarrado aos apoios laterais, ou seja, que existe tracção..para tal basta o processo de cura de betão que leva à retracção, deve assim levar armadura suficiente.

    Com junta o problema já não se apresenta da mesma forma, é minorado. E ainda não acrescenta rigidez às paredes já existentes, o que pode trazer efeitos benéficos, ou não.
  11.  # 11

    outra
      IMG_4985.JPG
  12.  # 12

    Colocado por: kugu_elu

    O betão é bastante resistente à compressão, não fissura, esmaga.
    Para fissurar é preciso que o mesmo contraia estando agarrado aos apoios laterais, ou seja, que existe tracção..para tal basta o processo de cura de betão que leva à retracção, deve assim levar armadura suficiente.


    então mas fissura ou não?
    primeiro diz que não fissura, depois que fissura
    esmagar ou partir? fissurar ou partir?

    acho que devia ler melhor o que eu escrevi antes de responder, não sou engenheiro mas sei o que é betão caramba :)

    parabéns Tenazes
    manteve a traça e não andou a inventar"" como se diz
    se der tente colocar uma porta do tamanho da outra(as principais da foto), nem que fica desnivelada em soleira, mas ao menos ficam com a mesma dimensão (altura/comprimento)
  13.  # 13

    Vou esquematizar melhor o que eu disse:

    Betão naquela situação
    quando dilata, por o seu movimento estar restrito pelas laterais vai comprimir (compressão)- quando ultrapassar o limite de resistência vai haver esmagamento
    quando retrai/contrai, por o seu movimento estar restrito pelas laterais vai "expandir" (tracção) - quando ultrapassa o limite (muito inferior ao limite de compressão) vai fissurar.

    Eu disse que ele não fissurava quando comprimido porque neste caso ele esmaga. Eu disse que ele fissurava quando tracionado.
    A titulo de exemplo e em números redondos
    Resistência à tracção 1MPa
    Resistência à compressão 25MPa
    Logo o problema da retracção pode sobrepor-se ao da dilatação.

    A junta ao dar uma folga permite o movimento do betão não havendo portanto nem compressão nem tracção.

    Espero ter sido claro :)
  14.  # 14

    Obrigado pelos comentários,

    Penso que entendi a explicação. Pelo que vejo, o movimento de retracção apenas poderia provocar tensões nas paredes laterais caso eu amarrasse a placa nova (?). Não o fazendo não restrigirei o movimento.
    Quanto à dilatação, será que poderá acontecer de modo muito expressivo dado que a placa não está sob sol directo?

    E quanto ás colunas, caso espere 1 mês (p.ex) para a cura do betão será que depois as poderei fazer com amarrações às paredes, evitando enfraquecer mais as mesmas?
    Colocando as juntas aumento a capacidade de movimentação do betão e deste modo invalido a opção de fazer as colunas?

    No meu caso as juntas poderão consistir apenas em colocar umas tiras de esferovite a fazer de cofragem a toda a volta da placa?

    Dada a problemática colunas/placa/juntas/portadas, qual acham ser a melhor solução?

    Desculpem a minha ignorância. Provavelmente se o empreiteiro fosse fazer isto tinha vertido ali betão e pronto, mas eu acho que jé que estou a fazer as coisas devo tentar faze-las o melhor possivel e entendendo o máximo o que estiou a fazer.

    abraço
  15.  # 15

    ah, e já me esquecia...

    obrigado pela dica da porta. Está nos meus planos aumentá-la, mesmo que não seja para medidas exactamente iguais ás outras, pelo menos para medidas próximas... até porque bato lá com a cabeça de vez em quando :=)
    Uma porta de madeira com uma janela, já que a divisão é a cozinha e apenas recebe luz da porta e da janela de sotão que coloquei...

    abraço
  16.  # 16

    Colocado por: kugu_eluEspero ter sido claro :)

    o tenazes pelo que percebi só quer cimentar uma casa de banho pequena, por isso eu sinceramente punha de parte juntas senão ainda é mais complicação"" para ele

    Colocado por: Tenazesobrigado pela dica da porta. Está nos meus planos aumentá-la, mesmo que não seja para medidas exactamente iguais ás outras, pelo menos para medidas próximas... até porque bato lá com a cabeça de vez em quando :=)

    então aumente a outra :) a mais pequena, está a falar das duas portas principais não está? as duas alinhadas?

    aquilo com a câmara já resolveu?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  17.  # 17

    No meu caso as juntas poderão consistir apenas em colocar umas tiras de esferovite a fazer de cofragem a toda a volta da placa?

    Sim, penso ser suficiente para não vir a ter problemas.
    Caso pretenda que a placa não fissure à superfície aconselho a por uma armadura em malha-sol para dar alguma resistência à tracção. (faça-o só por descargo de consciência e se lhe for fácil/económico fazer).

    Quanto à dilatação, será que poderá acontecer de modo muito expressivo dado que a placa não está sob sol directo?

    Se tiver temperaturas de 0º graus no inverno e 30º no verão serão diferenciais de 30º.
    Coeficiente de dilatação térmica do betão: 10^(-5)m/ºC
    Logo ficará com 0.000010*30*1.75=0.5mm
    Não tme de se preocupar, o esferovite absorve.

    Quando fala em junta com esferovite suponho que seja algo na ordem dos 1mm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  18.  # 18

    obrigado pelos vossos comentarios

    Parece que em relação à junta vou mesmo abdicar. Tinha que ir ver se arranjava o esferovite com 1 mm e não estou a ver que as lojas de construção normais tenham isso... e realmente é uma coisa pequena...
    ainda se fosse com umas placas de esfovite quaisquer... :)
    De qualquer modo estive a pensar no assunto (porque gosto de ficar a compreender bem as coisas) e será que a retracção durante a cura não é superior à dilatação máxima?
    Por outro lado, colocar o esferovite num caso destes não acaba por ser o mesmo que colocar qualquer coisa que crie um espaço e depois se desfaça, como uma tira de cartão por exemplo?

    Não tenho malha-sol e para a área que é não é fácil arranjar quem traga. Tenho no entanto um resto de rede de fibra de vidro que foi usada para reforçar as paredes e em que no site do fabricante dizam que substitui sem problemas a malha sol... vai portanto ser essa...

    Em relação ao traço têm alguma ideia?
    E os 2 pilares, ficarão a forçar as paredes se forem amarrados? ou irão ser mais um reforço? será imprescindivel serem cheios de massa e armados? (num dos lados tenho o problema dos tubos da água que passam por baixo)

    Quanto a portas, é complicado explicar sem mais fotos...a porta mais pequena é a porta da cozinha e as outras 2 correspondem á casa do forno e a um anexo que vou transformar numa "tasca". A casa do forno e a tasca não comunicam com a casa principal. como o pátio é a descer dá a ilusão das portas serem muito diferentes, na realikdade a da cozinha é mais pequena, mas não muito mais...
    conto em breve colocar umas fotos mais abrangentes !
    Irei mais tarde precisar de muitas opiniões para os interiores...por exemplo ideias para aproveitar mangedouras antigas...


    um abaço
  19.  # 19

    outra coisa que entretanto me ocorreu, não tenho nenhuma pelicula plástica como deve ser para colocar sob o betão, só plástico normal de sacos (que apodrece). Será que com uma boa camada de brita e o betão hidrofugdo já não ficará com bom isolamento?

    abraço
  20.  # 20

    Colocado por: Tenazesoutra coisa que entretanto me ocorreu, não tenho nenhuma pelicula plástica como deve ser para colocar sob o betão, só plástico normal de sacos (que apodrece). Será que com uma boa camada de brita e o betão hidrofugdo já não ficará com bom isolamento?

    abraço


    Penso que não. Depende do sitio e da forma como a água escoa. Se conseguir afastar a águas das chuvas dessa zona poderá se suficiente. E também depende da espessura da camada da brita. Convem é dar-lhe uma inclinação para o exterior e fazer uma caleira para afastar as águas.

    Eu disse 1mm de esferovite por duas razões:
    1ª porque falou em esferovite;
    2ª porque não precisa de mais.

    Pode usar qualquer espessura de esferovite;
    Pode usar qualquer material que tenha características elásticas;
    Pode até nem usar nada, deixar só o espaço e depois fazer só a junta superficial com mastique para impedir a infiltração de águas.

    A retracção depende da quantidade de água e de cimento.
    Para a diminuir pode diminuir o cimento no traço, mas também estará a diminuir a resistência do pavimento
    Pode acrescentar plastificantes para diminuir a quantidade de água ,mas isso requer cálculos e parece-me coisa a mais para tão pouca área.
    Dependendo do revestimento que vai usar, pode esquartejar a superfície do betão.
    Se usar as juntas penso não existir grande problema.
    A malhas-sol diminui as fissuras por retracção (quanto à fibra de vidro não vou falar mas para reboco funciona bem).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
 
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