Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite pessoal e boas festas,

    Estou a remodelar uma casa e preciso de ajuda e propostas de remodelação das paredes e tectos. Ver planta casa antiga aqui: http://dl.dropbox.com/u/183676/casaantiga.jpg

    A casa tem no piso habitável 85 m2 (o outro piso é garagem e lavandaria). Foi construída no tempo onde as casas tinham uma sala de jantar, daquelas que nunca ninguém lá ia senão na páscoa e no natal :) ... Os quartos eram pequenos e a casa de banho mal localizada e pequeníssima. O que estou a fazer é reestruturar os espaços. Para isso o que fiz foi usar parte de um dos quartos (6 m2) para ser a futura casa de banho... a antiga sala de jantar (a tal das páscoas e natais) será em parte o quarto principal e o resto será acrescentado ao espaço que era a sala de estar. Para isso deitei algumas paredes abaixo e sugirao 2 paredes novas. A planta da nova é esta: http://dl.dropbox.com/u/183676/casanova.png

    As paredes interiores têm diferentes espessuras e têm diferentes idades pois foi uma casa que foi crescendo ao longo dos anos 80. Estas não são lisas pois são pintadas naquele tipo de tintas antigas parecidas com areado ou lá como se chama :) Para além disso não sao direitinhas...

    Para "modernizar" a casa no seu interior estava a pensar em cobrir as paredes antigas com material tipo pladur o que permitiria de um modo rápido ter uma cobertura que isolaria melhor e "endireitaria" as paredes, permitindo ter um aspecto moderno e liso. Para além disso o revestimento assim permitiria melhor isolamento termico e acustico (digo eu). O mesmo em relação aos tectos.

    Obviamente que a estrutura electrica vou ter de a fazer de novo pois é antiquada e insuficiente... e irei colocar estrutura para aquecimento central... o que se calhar ainda justifica mais optar por revestir estas paredes existentes com pladur em vez de estar a rebocalas todas de novo.

    Assim, gostaria que me ajudassem a decidir se realmente pladur ou outro qualquer material (ex mdf) é uma boa escolha para revestir estas paredes antigas, que de outro modo precisariam de ser picadas, revestidas de novo a cimento, rebocadas e pintadas.

    Mais, se pudessem que me aconselhem empresas perto de guimaraes que façam este tipo de obras com materiais que falei. Não pretendo gastar muito dinheiro e a intenção é usar materiais que permitam rapidamente fazer este tipo de remodelação.

    Uma questão que tenho é se acham que a parede nova (podem ver na imagem) que separa o Q1 da sala se poderia ser numa estrutura de "pladur"...

    O chao de toda a casa está em tijoleira (errrrrr q frio) e vai ser coberto de novo num piso flutuante ou outro material de madeira nos quartos e aplicada uma tijoleira mais moderna no WC e cozinha.

    Da parte exterior a casa está a ser revestida pelo sistema ETICS com produtos tipo "capotto" da WEBER. Um telhado novo também está a caminho e a placa será revestida naquele material amarelo (parecido a espuma) que se usa actualmente para revestimento das paredes.

    Quem tiver conselhos, agradeço desde já que os partilhem comigo. Se conhecem alguma empresa ou se são de alguma empresa que faça este tipo de obras, agradeço resposta e conselhos e futuros orçamentos para o que pretendo. Alguma duvida, digam-me qualquer coisa e eu responderei...

    Cumprimentos
    Fakada
  2.  # 2

    Olá,

    Parece-me que já tomou bastantes decisões sem contactar com arquitectos e saiba que, frequentemente, pagar um projecto de execução+mapa de trabalhos e medições sai mais barato do que avançar para obra totalmente no escuro...

    Relativamente à sua dúvida, "Pladur" é uma marca de gesso cartonado que serve para construir paredes divisórias.

    Cumprimentos
    http://pedroresendearq.blogspot.com/
  3.  # 3

    Bom dia;

    poderá usar o tal Pladur (vulgo gesso cartonado) nas paredes divisórias. Atenção que para o wc deve ser hidófugo. Não sei se aconselharia forçosamente gesso cartonado, uma vez que não será esse material, por si a melhorar o desempenho térmico e acústico e única razão que vejo para "apainelar" as paredes residirá em contornar a necessidade de abrir roços para as redes. Agora, pense, por exemplo, nas possibilidades que existem, no que concerne até à caracterização dos espaços, em empregar distintos materiais... desde os mdfs, como referiu, que até podem ser folheados, até vidros opalinos (por exemplo) em wc e cozinha... tem uma vasta panóplia por onde escolher, os limites são uma racionalização do orçamento e o tipo de ambiência pretendida. Bom quanto à tijoleira, se tem reservas... mas eu não sou grande fã de pavimentos flutuantes. Não têm qualidade e parece que andamos em cima de uma coisa de plástico. Aí, também tem um vasto leque de escolha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fakada
  4.  # 4

    Aliás, olhando para a planta da remodelação que apresenta: A articulação entre a sala e a zona dos quartos não me parece do melhor e colocar a porta desse "corredorzinho" (clastrofóbico) em frente da porta do WC devassa-lhe o WC partir da sala. Há melhores maneiras de resolver isso. O Q3 abre para a sala porque é para servir de escritório?

    Quanto à articulação entre a cozinha e a sala não entendo, mas para entender isso tinha que ver ou fazer pelo menos a cozinha. Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fakada
  5.  # 5

    Ola Raul Caires,

    Obrigado pelos comentarios. As restrições que tenho são que todas as paredes que pude mexer são paredes mestras e não podem ir abaixo... E esse "corredor" minusculo é a unica alternativa que vi para fazer com que o acesso aos quartos nao seja feito a partir da sala. Relativamente à cozinha e sala, nao pretendo ter porta normal mas sim fazer com que seja um espaço amplo tendo apenas uma porta de correr para quando quiser fechar a sala à cozinha.

    O Q3 era para ser um escritorio, mas após conselho com um amigo eng civil decidi fechar a porta a partir da sala e será feita a partir do tal espaço minusculo. Já agora, a parede divisoria do wc para esse corredorzinho tera um vitral superior de cerca de 20-30 cm de altura a partir do tecto em quase toda a largura, permitindo assim ter alguma luz exterior vinda do WC.

    Caro Raul já agora, que materiais prefere para chao que nao sejam tijoleira? Para racionalização de custos nao pretendo levantar a tijoleira existente e pretendo assentar o chao em cima do pavimento existente.... algum contra? Já agora muito obrigado desde já pela sua expressão de opinião.

    Caro Pedro, obrigado pelo conselho relativamente a um projecto de execução... mas não :)

    Cumprimentos
    F
  6.  # 6

    utilize pladur, é mais adequado para o que pretende, é mais facil/pratico e rápido pois é vulgar o seu uso, já há ferragens adequadas para o mesmo.
    Concordam com este comentário: siul72
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fakada
  7.  # 7

    obrigado fernando pelo seu conselho. já agora sabe me dizer qual a espessura minima que posso contar para revestir as paredes assim?

    cumprimentos e feliz ano para si e para a sua familia,

    F
  8.  # 8

    já agora sabe me dizer qual a espessura minima que posso contar para revestir as paredes assim?
    vai querer colocar isolamento ou é só mesmo para forra das paredes?
  9.  # 9

    o "minimo" é com o perfil omega 16mm mais a placa de 13mm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fakada
  10.  # 10

    obrigado david :)

    estava a pensar em revestir a lã de rocha (? salvo erro) ... mas nao sei se se justifica pois o exterior ja leva "capoto" de 5cm... acha que se justifica?

    cumps
    F
  11.  # 11

    Colocado por: fakadaobrigado david :)

    estava a pensar em revestir a lã de rocha (? salvo erro) ... mas nao sei se se justifica pois o exterior ja leva "capoto" de 5cm... acha que se justifica?

    cumps
    F
    eu não colocaria, ou faz exterior ou interior
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fakada
  12.  # 12

    Colocado por: fakadaobrigado david :)

    estava a pensar em revestir a lã de rocha (? salvo erro) ... mas nao sei se se justifica pois o exterior ja leva "capoto" de 5cm... acha que se justifica?

    cumps
    F

    ai já vai ter isolamento no exterior!?
    então eu só colocaria pladur se as paredes tivessem mesmo mal, de resto era rebocar, assim gastará mais.
    se quiser manter o pladur pode usar lã de rocha sim, a casa é onde? se for no interior do pais até pode ser bom, ter mais esse extra de isolamento, se não for, eu diria que pode deixar apenas caixa de ar e poupar algo.
    • fakada
    • 1 janeiro 2012 editado

     # 13

    Boa noite,

    As paredes depois de analisa-las com uma regua, nota-se que ha zonas com um desvio quase de 1 cm... e em algumas paredes estao pintadas com tinta plástica o que teriamos que picar as paredes todas para que reboco ou pladur colado funcionasse.

    Já agora, com esse nivel de desvio nao se consegue corrigir sem ser com perda de 5 cm usando aquelas guias metalicas para colocação de pladur? As "omegas" nao dao para corrigir desvios desses? Queria no máximo perder 3 cm por parede, já que as divisões já são pequenas... Já agora, penso que se fosse a rebocar as paredes, o numero de horas de trabalho somado aos materiais, faria o custo final ser mais caro do que usar pladur.

    E já agora quais as vantagens que teria de usar reboco vs pladur+omega vs pladur+perfis_metalicos ?

    Cumprimentos
    Fak
  13.  # 14

    E já agora quais as vantagens que teria de usar reboco vs pladur+omega vs pladur+perfis_metalicos ?
    vantagens nenhumas além de o reboco não dar um acabamento liso, para isso teria ainda de barrar as paredes com massa de enchimento e massa de acabamento
  14.  # 15

    Boa noite! E desde já um muito obrigada por este fórum!

    Tenho um T2 que gostaria de remodelar, principalmente a zona da cozinha/sala e wc. Sendo as áreas:
    Sala: 22m2 (3,8m x 6m)
    Cozinha: 9m2 (2,30m x 4m2)
    Despensa: 2m2

    Olhando para a planta da casa e mesmo ao vivo, surgiram-me algumas ideias para aproveitar mais o espaço; uma vez que a cozinha é muito comprida e estreita e não permite grandes aproveitamentos de espaço com mesas e outras coisas lá. Pensei em deitar abaixo a parede que une sala e cozinha e "dispensar a despensa", permitindo puxar a cozinha um pouco mais para o interior da casa e, conectando com a sala através de bancada, deixar espaço para uma pequena "zona de convívio de jantar" de modo a aproveitar a janela/luz.

    Para o wc... nem sei bem para onde me virar; pois a área é pequena (3,5m2) e apesar de me apetecer desfazer-me da banheira, talvez não seja boa ideia considerando que será uma casa para jovens/futuros pais... pelo que estou um pouco confusa quanto à melhor maneira de proceder.

    Em anexo junto uma planta da casa, um pouco rudimentar mas é a que tenho de momento. Gostaria de saber quais as opiniões/conselhos de quem percebe mais disto que eu, pois confesso que as pequenas dimensões da cozinha me assustam um pouco...

    Um muito obrigada,
    Jil Gouveia
      Planta casa.jpg
  15.  # 16

    Colocado por: JGouvOlhando para a planta da casa e mesmo ao vivo, surgiram-me algumas ideias para aproveitar mais o espaço; uma vez que a cozinha é muito comprida e estreita e não permite grandes aproveitamentos de espaço com mesas e outras coisas lá. Pensei em deitar abaixo a parede que une sala e cozinha e "dispensar a despensa", permitindo puxar a cozinha um pouco mais para o interior da casa e, conectando com a sala através de bancada, deixar espaço para uma pequena "zona de convívio de jantar" de modo a aproveitar a janela/luz


    Tem que ter atenção se essa parede cozinha/sala não é uma parede mestra(suporte) porque se for não recomendo deitar abaixo a não ser que se possa fazer um reforço.



    Colocado por: JGouvPara o wc... nem sei bem para onde me virar; pois a área é pequena (3,5m2) e apesar de me apetecer desfazer-me da banheira, talvez não seja boa ideia considerando que será uma casa para jovens/futuros pais... pelo que estou um pouco confusa quanto à melhor maneira de proceder.


    Acho que faz bem desfazer-se da banheira hoje em dia uma base de duche é mais prático para alem de tornar o wc mais amplo.
    Concordam com este comentário: siul72
  16.  # 17

    Ola, obrigada pela sua resposta.

    Não, a parede sala/cozinha não é mestra. Mas a cozinha não irá ficar demasiado pequena? E o que é um "reforço"?

    Cumps.
  17.  # 18

    Não sendo a parede sala/cozinha mestra, pode deitar a mesma abaixo e criar um open space sala/cozinha, assim cria um espaço mais amplo.

    Como diz pode "dispensar" a dispensa pois existem soluções de mobiliário de cozinha que a substituem...
  18.  # 19

    Olá de novo,

    Recebi alguns orçamentos para revestimento das paredes existentes com aplicação de forra parede, constituida por placa de gesso cartonado BA13 Standard numa face, fixas a estrutura metálica Omega, incluindo tratamento de juntas com massas.

    Um dos comerciais que viu a obra preferia colocar uma estrutura que iria me "roubar" 5 cm em cada parede... e como a casa já é pequena, em especial nos Q2 e Q3, eu perguntei se havia alternativa e falei das Ómega (max 3 cm a "roubar")... e ele fez-se esquisito a por aquilo.

    Resumindo, É ou nao recomendavel aplicar o pladur em estrutura tipo omega? Um trabalho nao fica bem feito se for neste tipo de estrutura?

    Cumprimentos
    Fak
  19.  # 20

    Colocado por: JGouvGostaria de saber quais as opiniões/conselhos de quem percebe mais disto que eu,
    Um projecto de remodelação TEM DE começar com um bom «levantamento» do existente.
    E a sua «planta» é mesmo MUITO rudimentar, Jil... :-)

    Pode haver uma série de condicionantes (que não são visíveis na sua «planta») que impedem uma série de alterações que, à primeira vista, poderiam parecer óbvias.

    Uma primeira questão:
    Já reparou que, ao suprimir uma parede da cozinha fica apenas com a parede com menos de 4metros para colocar:
    máquina de lavar roupa e louça (1,20m); frigorífico (0,60); placa (0,60); lavalouça com escorredor (0,60+0,60); micro-ondas (0,60); BANCADA (mínimo 1metro, ou 2x0,50) para trabalhar; esquentador (0,50); etc.
    É verdade que pode colocar o microondas em cima da bancada que ficar sobre a máquina de lavar, e o esquentador em cima do escorredor do lava-louça, mas há coisas que não dá para sobrepor...
    Quanto a mim, para ser possível enfiar os armários e electrodomésticos todos nesse espaço (e não ficar tudo «encafuado»), terá de ter uma disposição em «U» (EM VEZ DE aumentar o comprimento da cozinha na direcção da despensa).

    Em alternativa, eu talvez fizesse uma única entrada para a sala+cozinha, e uma 2ª c.b. onde agora é a despensa...
    Mas, claro... sem termos um levantamento exaustivo e correcto, é difícil estar a dar sugestões.
    Além de que isto dependerá da composição do seu agregado familiar (actual e, sobretudo, no futuro próximo), e de como as pessoas vivenciam a casa.
    Lembre-se que "futuros pais" transformam-se rapidamente em 2 adultos + 1 (ou mais) adolescente(s) em casa. E UMA c.b. é manifestamente pouco para 3 (ou mais) pessoas.
    É AQUI que uma conversa com um ARQUITECTO poderá ser-lhe muito útil...

    Para além de ser absolutamente necessário ter as medidas todas correctas (exemplo: a janela da cozinha; as portas interiores) falta, nomeadamente, saber o seguinte:
    . esse apartamento é o primeiro, ou o último do prédio?
    . quantos anos tem o prédio (tem estrutura em betão armado,?; tem canos em ferro galvanizado?)?
    . onde estão os pilares e as vigas (ou, as paredes-mestras)?
    . onde se situam as prumadas de esgoto da cozinha e da casa de banho?
    . onde se situa a prumada de ventilação da cozinha (e da casa de banho, caso exista)?
    . onde ficam os contadores?
    . qual o equipamento (electricidade - tomadas, interruptores, pontos de luz - telefone, televisão, etc.) que terá de ser alterado?
    . que pavimentos (e rodapés, e revestimento de paredes) tem actualmente na sala e na cozinha?
    . etc
    Concordam com este comentário: JGouv
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JGouv
 
0.0195 seg. NEW