Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas Pessoal
    Tenho uma casa que desejo remodelar, por fora a casa não tem um design feio mas gostaria de fazer algumas alterações, por dentro gostaria de refazer as divisões, a minha duvida é a seguinte eu sei que para modificar por fora tenho que colocar projecto, por dentro não, eu gostaria de saber quanto poupo se não alterar a fachada, não falo a nível de valores de construção mas sim , diferença valores projecto câmara "burocracias".
  2.  # 2

    Colocado por: srjohny a minha duvida é a seguinte eu sei

    O seu teclado não tem «pontos finais»?

    Um processo de licenciamento custa dinheiro. Fale com alguns Arquitectos.

    Além disso, o tempo também pode ser dinheiro. A demora das Câmaras a dar uma resposta (mesmo actualmente, que têm metade do trabalho que tinham há uns anos) chega a ser exasperante! E, às vezes, é negativa (fazendo tudo voltar à estaca zero).
  3.  # 3

    srjohny,

    Ao começar a pensar que vai gastar, não é um bom inicio. Porque afinal de contas não se trata de um gasto mas sim de um investimento.
    Agora pense se considera viável investir apenas sem projecto na Câmara, o que implica que não pode alterar nada nas fachadas, nem mesmo caixilharias, etc..

    São pequenos pormenores que por vezes podem ser considerados como vantajosos para um investimento.
    Gasto seria se utilizasse e deitasse fora. Investimento é o que pretendemos dar valor para toda a vida.

    Por isso pense se vale ou não vale a pena viver numa casa que sempre idealizou ou se simplesmente quer viver numa casa a pensar que poderia ser de outra maneira.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  4.  # 4

    Colocado por: srjohnyBoas Pessoal
    Tenho uma casa que desejo remodelar, por fora a casa não tem um design feio mas gostaria de fazer algumas alterações, por dentro gostaria de refazer as divisões, a minha duvida é a seguinte eu sei que para modificar por fora tenho que colocar projecto, por dentro não, eu gostaria de saber quanto poupo se não alterar a fachada, não falo a nível de valores de construção mas sim , diferença valores projecto câmara "burocracias".

    burocracias poupará pouco"" em relação à mais valia que pode ser reformular o exterior.
    em termos monetários depende do projecto/do objecto, pode ter preços de 500 a 5000 € por exemplo, peça orçamentos, mas primeiro reúna os dados para o mesmo pedido de orçamento.
    em termos de câmara não será nada de extraordinário, geralmente o custo das licenças têm a ver com a dimensão da obra.
  5.  # 5

    Caro srjohny,

    Globalmente concordo com o que já foi aqui dito, no entanto existem mais algumas coisas que não foram aqui referidas e que são também importantes.

    É claro que se fizer pequenas alterações interiores não necessita de instruir processo de licenciamento camarário, mas tem que informar a câmara das obras que vai fazer. No entanto, muitas das vezes aquilo que acontece é dizer-se que são pequenas obras interiores e na realidade vão construir lajes de pavimento tecto e cobertura e ai já é obrigatório projecto, pois muitas das vezes são casas antigas em que a estrutura é de madeira e só não precisa de projecto se mantiver a a madeira... Existem muitas mais condicionantes que é complicado explicar aqui sem ter mais informações da real situação do imóvel e daquilo que pretende fazer.

    Mexendo na fachada terá mesmo que licenciar.

    Já agora, de que município se trata?

    Cumprimentos,
    Fiel Projectar - Arquitectura e Engenharia
  6.  # 6

    Boa tarde srjohny,

    Tenho uma empresa de construção e à bem pouco tempo efectuámos uma remodelação bastante idêntica à que pretende na, Aroeira.
    Uma moradia com alteração de fachada e totalmente remodelada no interior.
    Em que conselho está inserido o imóvel?
  7.  # 7

    pode fazer um pedido de informação prévia na câmara. é barato, dá-lhe garantias do que pode e não pode fazer e vincula a câmara à decisão que tomar.
    custa dinheiro, mas não me meta a inventar, que geralmente essas coisas só lhe trazem dissabores...
    boa sorte!
  8.  # 8

    Desde já quero agradecer todos os comentários.
    A obra situa-se em Vila do conde. vou passar pela Câmara visto que mesmo no interior quero reconstruir tudo.
  9.  # 9

    Boa tarde srjohny,

    Em principio terás que licenciar a alteração na Câmara, as alteração de fachadas (partir paredes ou criar novas janelas) requerem sempre novo licenciamento.
    Se precisares de licenciar a obra, podes contactar-me para o email [email protected]
  10.  # 10

    Colocado por: srjohnypara modificar por fora tenho que colocar projecto, por dentro não,


    Atenção à frase citada que deixa de ser válida caso tenha paredes estruturais. A facilidade de as identificar depende de diversos factores dos quais saliento solução estrutural e idade do edifício.

    Nem tudo o que parece é e nem tudo o que não parece não é ;)
    Concordam com este comentário: noves fora
  11.  # 11

    se quer reconstruir tudo, o mais natural é precisar de licença. irá mexer em canalizações, rede electrica, de abastecimento de água, gás, saneamento, etc, etc.
    antes gastar o dinheiro bem uma vez que mal, em maior quantidade e por duas ou três vezes sem nunca ficar realmente bem servido.
    fale com quem sabe (eng, arq, etc.....) e gaste mil ou dois mil euros a mais mas tenha a certeza e a garantia de que o trabalho é bem feito, quanto mais não seja pq alguém atravessou o seu nome profissional.
  12.  # 12

    Colocado por: Fiel ProjectarÉ claro que se fizer pequenas alterações interiores não necessita de instruir processo de licenciamento camarário, mas tem que informar a câmara das obras que vai fazer

    não tem de informar, desde que não ocupe a via publica e claro não mexa em estrutura nem perímetro exterior não tem de informar, isto presumindo que a casa já tenha infra-estruturas ligadas à rede pública, senão ai terá de pedir ligações e fazer esses projectos.
 
0.0175 seg. NEW