Continuo a juntar as pontas para renovar a casa dos meus avós. Agora deparo-me com a EDP.
A casa é bastante antiga, anterior à decada de 50, com electricidade desde a decada de 70. O contrato estava em nome do meu avô que faleceu em 84. Esteve activo até 96-97, altura em que foi retirado o contador.
Ao questionar a EDP sobre o que é necessário para obter ligação à rede caio sempre na identificação do local de consumo. Não pretendo fazer um contrato "novo", pois de momento a instalação, de antiga não passará qualquer inspecção ou obedece a regulamentos. Pretendo fazer ligação a um local onde já houve electricidade anteriormente. No entanto a EDP parece desconhecer o nome do meu avô. Pedem-me o número de contribuinte dele, mas como agricultor auto-sustentado duvido que alguma vez o tenha tido.
isso já não é tão simples como era a uns tempos. actualmente duvido que alguém se atravesse a ligar um local desses sem nova inspecção... de acordo com a legislação... arranjos de relevância = nova inspecção veja se arranja uma factura das antigas ou o numero do contador ou limitador da EDP ou até com a morada haverá uma ínfima hipótese de chegar aos dados. seja como for, o melhor é dirigir-se a um balcão da EDP mesmo, nada de callcenters e payshops...
Penso que terá de ser criado novo local de consumo...mas deve ir a uim balcao da EDP,e pelo menos dizer ke já tem baixada,para eles confirmarem,depois possivelmente terá de pedir vistoria CERTIEL...
Procure uma factura antiga onde seja mencionado qualquer um destes dados: - NIP da instalação - nº de contador prévio - nome do titular, ou - nº de contribuinte (todos temos!) - morada da instalação
Através de qualquer um destes dados conseguem verificar que já existiu um contrato anterior, e depois pede uma re-ligação.
A dificuldade surge quando o contador existente foi removido da instalação, e nestes casos terá de ser criado um novo local de consumo (instalação), com novo contador, e novo NIP, o que obriga a "visita" da CERTIEL...
O balcão da EDP serve efectivamente para tratar deste e de outros assuntos, desloque-se lá.
Se o subcontratado da EDP vir que nao tem condições para efectuar a ligação (quadro antigo, condutores inapropriados...) não faz a ligação... a não ser que seja tudo resolvido numa conversa de cavalheiros... Abraço
Se tiver a baixada feita basta ter o contador instalado por um eletricista no local próprio sem fazer a ligação à rede , ou seja, na respetiva caixa no muro ou parede exterior, depois vai à EDP e aí vai ter que fazer um novo contrato, depois do contrato feito a EDP irá ao local para fazer a ligação e colocação do dijuntor no interior da habitação.
Acabei de o fazer hoje, fiz o contrato ontem e vieram cá hoje fazer a ligação.
voltei a contatar a EDP, sempre por telefone. Mais uma tentativa de identificar o contrato antigo, sem sucesso. Nem listando os contratos na freguesia um a um, aparece em nome dos meus avos. Fui aconselhado a fazer uma planta da localizacao (fotografia aerea), pois a aldeia não tem numeros de porta ou nomes de ruas, para que seja feita uma confirmaçao da existencia de baixada e das condicoes de ligacao. Mesmo sem identificacao do contrato anterior parece ser possivel a re-ligacao, sem implicar inspecao CERTIEL.
Pretendo fazer a ligacao para o primeiro passo de remodelacao que sera renovar o telhado que ameaca ruir, sem alteracoes. Pura e simplesmente por ser mais facil que pedir ligacao de obras e ligacao definitiva mais tarde. obviamente a instacao sera renovada nos passos seguintes de reconstrucao. ainda assim, a existente é simplesmente de iluminacao e uma tomada para frigorifico, absolutamente mais nada.
treladocao, nao ha qualquer factura antiga, nao ha contador (portanto nao ha numero), a morada e apenas o nome da aldeia sem rua ou numero, o nome do titular e desconhecido da EDP e o primeiro nome e muito raro! e tenho mesmo muitas duvidas que o meu avo tivesse numero de contribuinte (faleceu na decada de 80) pois nunca pagou um centimo de impostos diretos (legalmente) e terao sido poucas as interacoes com instituicoes. E mesmo uma situacao fora do "livro". Resta mesmo a solucao fotografia aerea para identificar o local de consumo.
Amanha relatarei os resultados de uma visita a loja EDP com fotografia aerea.
Estas pessoas agradeceram este comentário: treker666
nada feito. visita à loja EDP, para me dizerem desta vez que, afinal.... tenho de seguir todos os passos de um novo contrato, com a única diferença de não pagar o ramal. Nova chamada para o call center, sugestão de contatar por email, com fotografia da localização.... sem resposta até hoje. Custa muito haver procedimentos coerentes?