Iniciar sessão ou registar-se
    • Kaya
    • 3 março 2008 editado

     # 1

    Boa tarde,
    andava eu à procura na net sobre construções e vim aqui cair.
    Gostava de saber se há por aqui alguém que me esclareça algumas dúvidas . Eu tenho um terreno em Mangualde ( Viseu ) numa aldeia muito pequenina ( se tiver 5 casas è muito) e gostava de construir lá uma casa (T2) à volta dos 60 70m2. Gostava de saber o que se deve fazer e quem se deve contactar para a obra ser feita, e custos mais ou menos quanto é que tenho de investir.
    Já me falaram tb naquelas casas pré fabricadas, mas o que eu queria mesmo era uma construção tradicional, gostava de ler algumas opiniões vossas.
    Obrigada
  1.  # 2

    Boa noite

    Gostava de construir uma moradia isolada, já possuo o terreno como 900m2, já procurei milhares de plantas na net, posso dizer sem exagero que já vi umas boas largas centenas de casas, mas nada me agrada. Ao longo de 4 anos colecionei milhares de imagens de casas. Pedi orçamentos a arquitectos (alguns brasileiros), vi o seu trabalho, mas continuo a não encontrar nada que goste,além disso torna-se complicado conciliar um programa prático, simples e eficiente, com a orientação solar, com o conforto termico e visual, com a economia da obra.....enfim, descobri que a casa perfeita não existe. Um arquitecto conceituado ofereceu-se para me fazer o projecto a custo zero......isto tudo para dizer que estou á beira de um ataque de nervos.....quem gostaria de tentar desenhar a minha casa?

    mais uma vez..... boa noite
  2.  # 3

    Se o meu colega ( se conceituado!!!) se ofereceu para lhe projectar a habitação a "custo ZERO"... do q é q está à espera... Não percebo a sua frustração!!!

    ÁGUA-MESTRA, Lda
  3.  # 4

    Sr. Arquitecto Pedro Barradas!

    A minha frustação tem origem na busca infrutífera de um técnico que compreenda aquilo que realmente quero para minha casa....ela tem de ser uma extensão de mim própria, e não o que me sugerem, e não um conjunto de vícios que se ganham com o decorrer do tempo a que eu chamo de "tiques". Por saber de uma forma clara e exacta aquilo que quero é que a minha frustação aumenta pois ainda não encontrei ninguém desenhe num papel, a luz da minha casa, o calor, o bem estar.......etc, aliados às eficiencias: térmica, acústica, energética.......e uma agradável estética!!!


    Mirian
  4.  # 5

    Não resisto de dizer à Mirian...
    Porque não desenha a sua própria casa!?! Parece-me que não confia no trabalho dos arquitectos....
    Catarina
  5.  # 6

    Procure trabalhos que lhe agradem no directorio de Arquitectos e empresas de arquitectura, AQUI
  6.  # 7

    Mirian,

    Peço desculpa, mas se já procurou vários profissionais do ramo e nenhum foi capaz de transpor para o papel aquilo que pretende parece-me que é porque se calhar o que pretende não é possível... ou haverá assim tanta gente incompetente no ramo da arquitectura????
  7.  # 8

    ... ou então, ao contrário do q escreve , a Mirian não tem as ideias bem assentes...
    • silvie
    • 10 março 2008 editado

     # 9

    Pois era aí que eu queria chegar...
    Realmente se já consultou várias pessoas e ainda não conseguiu o que quer, algo se passa (a parte da incompetência dos arquitectos era apenas uma ironia!!!).
    • FLR
    • 10 março 2008

     # 10

    Se calhar, o problema é o "transpor para o papel"- muita gente não apreende bem o projecto através de um desenho numa folha de papel... talvez com maquetes, simulações 3D, animações, etc., o entusiasmo fosse outro. Também é claro que consultar vários arquitectos, sem contratar nenhum, só para ver a primeira intuição, o primeiro esboço, é estar a pedir para não sair nada de jeito. O mais importante para um bom projecto é o TEMPO, só assim se consegue um bom resultado. Por isso, após muita pesquisa, aconselho a decidir-se por um profissional, de preferência um capaz de "mostrar" o projecto para além do papel, e, depois, dar-lhe TEMPO para trabalhar.
  8.  # 11

    Olá a todos

    Em primeiro lugar quero dizer que fiquei surpreendida por ter tantas respostas, mas Catarina2008 fizeste-me rir...obrigada!
    Eu tenho amigos arquitectos e sei muito bem do que são capazes de fazer, alguns são bons outros outros menos bons......a copiar ideias....desculpem a tirar ideias porque os arquitectos não compiam, tiram ideias.....e fazem eles muito bem ......com isso se ganha dinheiro.......agora falando a sério acho que os arquitectos necessitam de mais formação (sem ofender ninguém) na área da construção própriamente dita.....para ser sincera teria de se juntar a engenharia civil com arquitectura ....mas na mesma pessoa.

    E para que conste sou apaixonada pela arquitectura, não é a minha formação....mas já passei milhares de horas a pesquizar, a ver, a estudar arquitectura, amo de coração essa profissão.

    Boa tarde
  9.  # 12

    Olá


    Arquitectos do forum e não só querem ver trabalho de muita qualidade vejam este endereço:

    www.marciokogan.com.br

    e este blog

    modresdes.blogspot.com

    Aqui está o que eu chamo de arte.

    Mirian
  10.  # 13

    bem miriam... eu digo-lhe.... eu ja pensei em construir casa... e ha na net um programa para trabalhar on line.. onde pode desenhar e decorar a sua propria casa... é um espectaculo.... agora ja nao me lembro do nome... mas va procurando no google... por planta.... ou desenhar planta.. e é capaz de encontrar.. nao ha nada como fazer as coisas á nossa maneira...
  11.  # 14

    mirian, se já estudou muito, tem uma noção do tipo de construção que pretende fazer e que melhor se enquadra no ambiente envolvente.

    Eu passei também por isso... e ao fim de algum tempo, tinha um conjunto de ideias e conceitos que me agradavam... Gostava de um mesanino, de uma cozinha com ligação através de vidro para a sala, de um quarto com closet+wc numa determinada disposição, etc...
    Comecei a fazer alguns desenhos, nunca esquecendo a morfologia e o tipo do terreno, bem como o orçamento disponível :)

    Na primeira reunião com o gabinete de arquitectura, levava a 17ª planta... Da qual se aproveitou um conjunto de conceitos que me agradavam, mas teve um toque pessoal de alguém que percebe da coisa e que percebeu o que eu queria... um arquitecto :)

    Tipicamente, se encontrar um bom arquitecto, acho que ele conseguirá fazer-lhe o tal desenho... a não ser que ainda não tenha ideias muito definidas acreca do que quer...

    Coisas da Casa
  12.  # 15

    Quanto à página do Marcio Kogan... tem lá coisas giras, mas deve ser a pior experiencia de navegação que um utilizador pode ter... o designer dele de páginas devia ler uns livros...
 
0.0169 seg. NEW