Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Comprei um recuperador de calor da Edilkamin, o Luce 62 (http://www.edilkamin.com/inserti_a_legna/caratteristiche_tecniche_e_dimensioni_luce_piana.aspx) e agora ando à procura de instalador na zona do Porto, mas tenho receio que não me saibam fazer a instalação em condições pois há muito "amadorismo profissional" por aí. O melhor é ser eu a especificar como quero aquilo feito e é aí que preciso da ajuda de alguém que perceba umas coisas disto.

    O que estou a idealizar é uma base feita em bloco/tijolo com uns 20cms de altura, em cima uma placa de vermiculite para fazer o isolamento térmico com a base e em cima o recuperador de calor, e em termos de isolamento térmico é isso, nada mais. De lados e atrás existe uma margem de uns 8cm relação à alvenaria o que julgo ser suficiente para a ventilação desses espaços. Em baixo deixo uma entrada de ar a toda a largura e com uns 5 cms de altura para ventilar o exterior do carter.

    Depois na parte superior teria 2 grelhas de ar, uma com registo a um 1m acima do recuperador de onde ligará a tubagem do carter, e outra mais acima sem registo para decompressão da hotte, a cerca de 1m do tecto, e colocando uma placa de XPS nesse ponto para isolar termicamente o interior da hotte desse ponto para cima. Claro que a conduta de saída de fumos poderá mesmo assim aquecer a zona acima desta, mas presumo que não o suficiente para necessitar de outra grelha aí...

    Além disso há a entrada de ar do exterior para a câmara de combustão, a conduta de saída de fumos e a tubagem do carter para distribuição para os quartos, mas não vale a pena detalhar isso.

    A minha grande dúvida é sobre se preciso de mais isolamento térmico do que isto? Praticamente todos os instaladores querem forrar aquele interior todo com lã de rocha, recuperador e paredes e não vejo que isso faça sentido, eu quero é que o calor saia para a divisão, não pela chaminé fora... Que a alvenaria rache com o calor tb não é problema pois será forrado a pladur por fora portanto as fissuras, caso existam, não serão visiveis. Na frente apenas haverá pladur, não alvenaria, mas penso que este será suficientemente resistente ao calor ou será necessário algum isolamento neste?

    Alguém me sabe dar umas luzes acerca desta questão do isolamento do recuperador?

    Obrigado.
  2.  # 2

    Parece-me que tem muito claro como quer a sua instalação. Pelo que percebi vai pelo caminho certo!
    Também não percebo porque gostam de encher a hotte de lâ de rocha...
    Agora é pegar nessas ideias e ir falar com um instalador, dizendo-lhe que é assim que quer que ele faça o trabalho.
    • Mac
    • 4 maio 2009

     # 3

    Também me parece estar com o raciocínio correcto relativamente à instalação. Não deixe isolar o recuperador com lã de rocha sem se esclarecer devidamente sobre esse pormenor. Pessoalmente acho errado. O calor gerado deve ser dissipado e não conduzido ao exterior. Faça a hote em pladur com um bom afastamento relativamente ao recuperador e não necessita de lã de rocha para nada. Pense que a lã de rocha tende a deteriorar-se e espalhará particulas pelas condutas. Particulas respiráveis. Dê uma vista de olhos em sitiodaslareiras.com que tem muita e boa informação. Qualquer dúvida consulte-os que eles informam rápido.
    Cumprimentos
  3.  # 4

    O problema é que muitas das instalações, não passam de um "forrar" do recuperador com paredes em tijolo.
    Isto é, mete-se um recuperador de 70 e o saco fica com 90/95, porque não se dão afastamentos que possibilitem um propagar do calor produzido.
    Ora como as paredes de tijolo são quase encostadas ao recuperador, o instalador vê-se obrigado a revesti-lo com lá da rocha para que não tenhamos as paredes todas rebentadas.

    Eu defendo que um recuperador deve ser colocado com bastante folga no interior do "saco". Isto até proporciona melhores possibilidades de acabamentos.
  4.  # 5

    Isso é exactamente o meu caso, o recuperador tem 70 de largura e a hotte 90, mas esses 70 já incluem a zona do carter onde é feita a ventilação com o calor mais intenso. Depois nos 10cm de cada lado e atrás havendo uma entrada de ar por baixo, e a respectiva saída por cima para o efeito de convecção parece-me ser o suficiente para evitar que as paredes de tijolo aqueçam em demasia... mas isto sou eu a supor.

    Seja como fôr no meu caso existe o pladur a revestir o exterior do tijolo portanto as fissuras que possam ocorram neste não serão visiveis do exterior. Não me parece que se justifique neste caso forrar as paredes em tijolo com lã de rocha, mas não passa de um palpite meu.
  5.  # 6

    Coloca pladur do vermelho, próprio para temperaturas mais elevadas.
    • Mac
    • 6 maio 2009

     # 7

    Colocado por: 2970713Coloca pladur do vermelho, próprio para temperaturas mais elevadas.

    Eu diria que o pladur vermelho é apenas isso: vermelho. Destina-se a dissipar alguns receios que possa haver em utilizações em locais expostos a temperaturas elevadas.
  6.  # 8

    hotte em gesso cartonado "pladur" vermelho

    este gesso cartonado é normalmente vendido como especial para o fogo.
    No entanto a sua resistência ao calor ou fogo é igual ao normal . (ver a certificação e não a publicidade)
    è apenas reforçado com fios de fibra de vidro para retardar o desabamento em incêndios
    há apenas interesse usado nos tectos falsos de lugares públicos com elevado risco de incêndio
    como evidente também pode ser usado em recuperadores, mas deve ser evitado quando a placa fica presa no meio de alvenaria

    em http://www.Sitiodaslareiras.Com/hottes.Htm
  7.  # 9

    Colocado por: Mac
    Colocado por: 2970713Coloca pladur do vermelho, próprio para temperaturas mais elevadas.

    Eu diria que o pladur vermelho é apenas isso: vermelho. Destina-se a dissipar alguns receios que possa haver em utilizações em locais expostos a temperaturas elevadas.


    Experimente cortar uma placa do normal e compare...
  8.  # 10

    cbarbosa 5 Maio 2009
    Isso é exactamente o meu caso, o recuperador tem 70 de largura e a hotte 90, mas esses 70 já incluem a zona do carter onde é feita a ventilação com o calor mais intenso. Depois nos 10cm de cada lado e atrás havendo uma entrada de ar por baixo, e a respectiva saída por cima para o efeito de convecção parece-me ser o suficiente para evitar que as paredes de tijolo aqueçam em demasia... mas isto sou eu a supor.

    [pub]em www.diadecor.com[/pub]
  9.  # 11

    Ola cbarbosa;

    Pelo que vi esse recuperador não tem parede dupla.
    Logo quando assim é deve isolar toda a zona envolvente, com lã de rocha adequada para essa situação, ou seja resistir a altas temperaturas.
    Senão arrisca-se a partir e deterior os revestimentos. Se tem duvidas quanto á instalação deve consultar o fabricante.
  10.  # 12

    Realmente já estou mais convencido em isolar a hotte pelos 4 lados com lã de rocha, certificando-me de que não possa haver fugas desta para o ar. Isto para evitar a possível deterioração dos revestimentos e eventualmente aumentar o fluxo de ar por conveção devido ao ligeiro acréscimo de temperatura dentro da hotte.
 
0.0146 seg. NEW