Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos e parabéns por este fórum que me tem ajudado a perceber a complexidade do 'construir'.

    Acabei de comprar um lote para construção de moradia de 4 frentes. O lote está inserido numa urbanização de 18 lotes para construção de moradias unifamiliares que já está aprovado pela câmara. Já tem arruamento construído (ainda que sem denominação) e infra-estruturas. Tenho um amigo arquitecto que me vai tratar do projecto, o que é, só por si, uma enorme ajuda.

    No entanto vou pedir-vos a vossa ajuda em alguns itens que ainda tenho algumas dúvidas.

    1 - Ouvi dizer (de fonte mais ou menos fidedigna) que, a partir deste mês, as papeladas e burocracias camarárias mudaram bastante: começa a haver responsabilização dos técnicos, os processos terão de ser despachados com alguma brevidade e, o que me interessa no meu caso, não é necessário pedir aprovação de projecto para começar a construir. Pelo que ouvi dizer, como o lote já tem aprovação, etc......basta 'dar conhecimento' (ou qq coisa do género) à câmara e o pode-se logo começar a avançar. É verdade? O que é necessário fazer?

    2 - Eu gostava de construir uma cave mas, segundo o meu amigo, ela fica em cerca de 2/3 o preço da estrutura da casa devido ao aumento de quantidade de betão, isolamentos, etc ( considerando uma área de implantação de aprox. 110m2 e partindo do principio que a cave seria da extensão total) o que me leva a ter que abdicar dela por razões económicas. Há alguma forma de conseguir poupar na construção da cave? :)

    Cumprimentos a todos e desde já o meu obrigado

    Mike
  2.  # 2

    Caro Mike,

    É verdade que a nova lei entro em vigor desde 3 de Março de 2008 o que implica que os edifícios inseridos em alvará de loteamento serão aprovados sem a verificação da câmara municipal, no entanto terá que entregar não só o projecto de arquitectura como todos os projectos de especialidade sendo que alguns deles requerem aprovação em entidades externas tais como águas, esgotos, ITED - telecomunicações, Gás e Térmico a partir de 1 de Julho de 2008 para moradias (esta aprovação não pode ser dispensada). Após reunir todos os projectos (estrutura, águas, esgotos, gás, térmico, acústico, ITED e ficha electrotécnica - com as aprovações nas entidades externas sempre que necessário) deverá entregar na Câmara competente que rápidamente (estima-se em 1 mês) emitirá a licensa de construção.

    Atenção que um bom projecto poderá fazer grandes poupanças em obra nomeadamente na pormenorização e escolha de materiais.

    Quanto à cave é certo que tem um custo elevado devido à escavação que se tem que fazer pois em termos estruturais não andará muito longe dos €10 000.

    Aproveito para referir que represento um empresa de projecto de engenharia (desde grandes projectos a moradias) e uma empresa construtora (essencialmente de moradias). Qualquer questão pode ser colocada em [email protected]
  3.  # 3

    a título de exemplo, o meu projecto de arquitectura demorou cerca de 9 meses a ser aprovado... Mas isto porque me informaram "de lá de dentro", porque ainda não me chegou nada oficial a casa (é notificado o requerente...) Ou seja, está-se à um mês a trabalhar nas especialidades, mas se não tivesse sido avisado, era um mês de espera...

    Coisas da Casa
  4.  # 4

    Burocracias com Projectos da Casa - Zona Santa Maria da Feira
    Com a nova lei que deu entrada em 3 de Março de 2008, quanto custa todos os projectos águas, gás, esgotos, térmico e acústico? Também temos de ter o Plano de Segurança e um Director de Obra, qual é o preço para estas situações?
    Caso seja possível informem-me. Obg
  5.  # 5

    Com ou sem a nova lei... os preços de referência mantem-se... Mas a responsabilidade e o risco vai ser maior para os técnicos... especialmente para aqueles que os fazem de "cruz" e copy/paste...

    Celia se procurar existe um tópico relativo aos preços dos projectos de especialidade e arquitectura...

    ÁGUA-MESTRA, Lda
  6.  # 6

    Obrigado a todos. Já fiquei mais esclarecido.
    Espero que as coisas sejam mais rapidinhas, agora.
    :)
  7.  # 7

    nicha disse:
    gostaria de saber os preços da mao de obra
 
0.0127 seg. NEW