Colocado por: spot Depende do valor a pedir, dos seus rendimentos, da sua situação profissional, etc. Eu consegui, mas foi no tempo das vacas gordas e foi para uma casa modesta.
A única maneira de saber ao certo é ir aos bancos sondar...
Obrigada...não tou pensando em coisas fora de série como se vê por aí... Apenas quero uma casa que sirva para as minhas necessidades, nada mais...sem grandes luxos, pois não quero levar o resto da minha vida a pagar um balúrdio ao banco, por uma casa topo de gama para depois nem utilizar metade das divisões...:)
É verdade... como já venho dito, o que torna interessante o direito é que, direito não é matemática, há opiniões para todos os gostos.... Separação total de bens.... ou rifar o namorado ;)
A banca aceitar um fiador com penhoras nos vencimentos, não creio, mas pode ser que ganhe tipo 5 mil euros e tenha uma penhora mensal de mil euros, sobram 4 mil. Mas isso só a banca saberá responder.
Embora a tendência seja a banca NÃO EMPRESTAR SEM FIADOR (alias em alguns casos até pedem dois), sim, em alguns casos empresta mas terá de ter muito bons rendimentos, poucas despesas, etc etc. Em alguns bancos deixaram de aceitar proponentes únicos, podem exigir dois proponentes e/ou fiadores SE ganhar 5 mil por mes e o emprestimo ser 500 por mes e tiver uma boa entrada etc, porque razão não haverão de aceitar? ;)
Há cerca de 9 meses atrás fiz um credito habitação sozinho e sem fiadores, por isso....dependendo de quanto ganhar, do valor do empréstimo, e da entrada que pensa dar pode ou não conseguir......depende de muitos fatores.....até mesmo do movimento das suas contas, da capacidade que teve em poupanças....
Sim, depende tudo do caso concreto. Podem aceitar como fiador uma pessoa com penhora no ordenado sim. Depende do ordenado, da penhora, e do risco do emprestimo. Em bom rigor até podem aceitar sem fiador. Muitas vezes nem tem que ver com o risco ou com os ordenados mas tão só com a sorte.
Em relação aos regimes de bens, servem para regular o regime de bens que vigora à data do casamento, mas não pensem que por uma casa estar "em nome" de um antes do casamento será considerada dele só por isso. Não é assim... E sim, há jurisprudência que suporta o que sigo, e até a lei, se ler o código em vez de um só artigo :)
E como digo sempre, aqui eu dou palpites e opiniões preliminares é preciso que se note. E há matérias que domino mais e outras menos, como qualquer pessoa :)