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  1.  # 1

    Li vários registos de problemas ocorridos com empresas de construção que vários utilizadores postularam neste fórum.

    Também eu me encontro nesta situação e gostaria de resumir o meu caso para que quem esteja dentro do assunto me possa aconselhar o melhor possível.

    Aceitei um orçamento de uma empresa de construção, nomeadamente algumas das rubricas que contavam no documento, para a execução de alguns trabalhos de melhoramentos num imóvel. Esses trabalhos eram referentes ao tratamento da fachada, da decapagem e pintura dos aros das janelas e do estucamento de algumas paredes interiores. Esses trabalhos foram executados com excepção dos aros que só levaram uma das três demãos de tinta previstas após terem sido decapados. No entanto, antes do fim deste serviço, o empreiteiro pediu-me para facturar os trabalhos, também para pagar menos IVa (de 20 para 21%). Ou seja, a factura foi emitida a 30 de Junho. Paguei por transferência e por cheque, pedindo que me fosse enviado um recibo, coisa que ainda não aconteceu.

    No entretanto, o empreiteiro não deu sinal de vida e não atende as chamadas. Enviei vários e-mails a denunciar o que abaixo descrevo e não recebi qualquer resposta. Sei que estão vivos e que, inclusive, estão a executar várias obras camarárias.

    Para além do trabalho inacabado nos aros, tenho também queixas nos trabalhos executados.
    Na fachada, alguma tinta está-se a descascar num pequena área. Também reparei que numa zona que levou reboco novo, esse reboco não ficou bem liso e nota-se bem o enrugado e as “ondas” do novo e o contraste com o reboco antigo.
    Para acrescentar a isto, aquando da retirada dos andaimes da fachada, foram provocados alguns danos, essencialmente estéticos, num dos pilares da casa. Basicamente, rasparam com alguma coisa nesse pilar e ficou marcado no cimento e sem tinta nessa parte.
    Finalmente, a última queixa. Os trabalhadores da empresa, tiveram a brilhante ideia de fazer a massa, para o estuque das paredes, no chão do pátio que é em mosaico. Fizeram isso sem colocar qualquer protecção por debaixo. O resultado é que nessa parte os mosaicos ficaram entranhados com o estuque seco (esses mosaicos são rugosos), bem como com alguns riscos dos "tamancos" dos trabalhadores sobre as areias das argamassas.


    Perante toda esta situação quais as acções que devo tomar? Sei que para começar tenho de enviar uma carta registada a oficializar as reclamações e a dar um certo prazo para as devidas reparações. Mas e depois, caso nada aconteça? Avanço eu com as reparações e depois apresento queixa nalgum tribunal para ser ressarcido dessas despesas?



    Obrigado
    Luís Campos
  2.  # 2

    O nome dsa firma e ?
  3.  # 3

    Se se trata de um imóvel de HABITAÇÃO, e os trabalhos de «melhoramento» poderem ser considerados «de conservação», a maior parte desse IVA (sobre a mão-de-obra) devia ter tido uma taxa de 5% (depois 6%).

    Um passo de cada vez. Não comece já a fazer cenários.
    Mande a cartinha indicando um prazo, e depois falamos.

    PS: se pagou por transferencia e cheque, o recibo não lhe faz grande falta.
    O problema é se pagou a totalidade do trabalho antes de isso estar reparado.
    Concordam com este comentário: ntqf
  4.  # 4

    Colocado por: rudolfoO nome dsa firma e ?


    A empresa em questão é a Carlos Caldeira Marques Lda.
  5.  # 5

    pois e português , se era romeno não fazia isto
    acho eu...
  6.  # 6

    Colocado por: Luis K. W.Se se trata de um imóvel de HABITAÇÃO, e os trabalhos de «melhoramento» poderem ser considerados «de conservação», a maior parte desse IVA (sobre a mão-de-obra) devia ter tido uma taxa de 5% (depois 6%).

    Um passo de cada vez. Não comece já a fazer cenários.
    Mande a cartinha indicando um prazo, e depois falamos.

    PS: se pagou por transferencia e cheque, o recibo não lhe faz grande falta.
    O problema é se pagou a totalidade do trabalho antes de isso estar reparado.


    A questão do cheque é que foi entregue ao portador, uma vez que na altura não havia razões de queixa ou para desconfiar de qualquer procedimento incorrecto que pudesse ocorrer. A empresa em questão presta muitos serviços a câmaras e nunca pensei que tais actos de irresponsabilidade fossem ocorrer com empresas que supostamente têm tais referências no mercado... Em boa verdade, sei que as empresas são obrigadas a fornecer recibo quando tal é requerido.

    O pagamento foi efectuado na totalidade pois o empreiteiro assim mo pediu por razôes de liquidez. Ou seja, antes do trabalho de pintura e das reparações dos estragos terem ocorridos, coisa que até ao momento não aconteceu.
    • naar
    • 2 outubro 2010

     # 7

    A questão do cheque é que foi entregue ao portador


    Não será grave.

    Pede ao seu banco cópia do cheque (alguns até facultam a troco de uns euros pela net) e no verso constará a conta onde foi depositado ou a identificação de quem o levantou.
  7.  # 8

    E é uma empresa com alvará desde '84.

    Vá nos mantendo ao corrente...
    •  
      FD
    • 4 outubro 2010 editado

     # 9

    Colocado por: rudolfopois e português , se era romeno não fazia isto
    acho eu...

    Se fosse romeno fugia aos impostos e demais obrigações.

    Já chega, não? Ou gosta simplesmente de falar mal dos portugueses em Portugal? Se é isso, não é bem vindo.

    Diz o Guia de Participação no Fórum da Casa:

    Numa só frase: se quer participar no Fórum da Casa, faça-o correctamente, de boa fé, com boa vontade, desejo de ajudar e ser ajudado, sabendo que tanto pode ensinar como aprender, respeitando para ser respeitado.

    (...)

    Isto é um Fórum, a participação é voluntária, todas as sugestões e críticas são bem vindas mas, não é uma democracia: se não gosta destas condições, por favor não participe.

    Que eu me lembre, quando o colocaram em cheque, foi sempre devido à sua declarada fuga aos impostos e obrigações, nunca por ser romeno.
    •  
      FD
    • 4 outubro 2010

     # 10

    Colocado por: Luis K. W.E é uma empresa com alvará desde '84.

    As coisas estão muito complicadas, até para empresas com alvarás antigos...
  8.  # 11

    Ora bem, enviei a cartinha com tudo discriminado e quanto a resposta... nada!

    E agora, peço orçamentos e avanço com as reparações e com os trabalhos em falta e após a sua conclusão entro com alguma acção judicial para reembolso dos prejuízos?
  9.  # 12

    E agora, peço orçamentos e avanço com as reparações e com os trabalhos em falta e após a sua conclusão entro com alguma acção judicial para reembolso dos prejuízos?
    pois por muito que custe este fim, sera mesmo a melhor opção para finalizar os trabalhos caso assim o pretenda, podera tambem mandar as coisas para tribunal e esperar que esse suposto empreiteiro apareça, nao se esqueça de ir ao portal do inci e fazer queixa e o primeiro passo.
    E é uma empresa com alvará desde '84.
    pois alvaras antigos nao sao sinonimo de honestidade e profissionalismo e nao me venham com tretas que e da crise,

    cumps

    david marques
  10.  # 13

    Bem, então lá terá de ser.

    Obrigado
  11.  # 14

    Viva,

    Aqui volto para colocar os mais recentes capítulos da novela...

    Após o envio da carta registada recebi por mail uma resposta do responsável técnico da empresa, fora do prazo, dando-me conta da sua disponibilidade para ir à obra ver os problemas. Foi e viu, e não levantou quaisquer problemas quanto à aceitação da responsabilidade. Disse-me para os avisar quando fosse oportuno que lá fossem para corrigir os problemas e terminar os trabalhos já pagos.
    Assim foi, enviei-lhe um mail em Julho dando-lhe conta que a altura era boa e recebi uma resposta dizendo-me que estavam para entrar em férias e que só voltariam no fim de Setembro.

    Os meses foram passando e não voltei a ter noticias. Voltei a enviar novo email e recebi como resposta, do tal responsável técnico, que já não trabalhava na empresa e que desconhecia os contactos do actual gerente. Sim, porque obtive posteriormente a confirmação na Conservatória que em Julho ocorreu uma mudança de gerentes. Facto estranho até porque a morada do actual gerente é em Lisboa e a empresa está, supostamente, sediada na zona de Coimbra. A verdade é que os contactos telefónicos da empresa publicados na internet encontram-se desligados e não consigo entrar em contacto com ninguém. Tenho a suposta morada do actual gerente, mas não o seu contacto telefónico.

    Verifiquei também no INCI que o alvará da dita empresa caducou em Janeiro deste ano.

    É tudo estranho porque essa empresa, durante o tempo que fez trabalhos para mim, estava cheia de trabalho, e não tinham mãos a medir. Não foi assim à tanto tempo atrás.

    Perante isto, o que posso fazer mais? Os anteriores gerentes podem ser responsabilizados directamente? Relembro que estou prejudicado pela execução de trabalhos com defeitos como também por ter pago serviços que não foram comprovadamente efectuados.


    Obrigado
  12.  # 15

    Colocado por: lcamposDisse-me para os avisar quando fosse oportuno que lá fossem para corrigir os problemas e terminar os trabalhos já pagos.

    Aqui cometeu mais uma imprudência...devia ter respondido "podem começar amanhã"

    Colocado por: lcamposPerante isto, o que posso fazer mais?

    Agora não há nada a fazer, a não ser você acabar os trabalhos.
  13.  # 16

    é muito dificil nao ser aldrabado por experiencia propria ja passei por 3 e eram todos aldrabões...meu conselho... contracto a descrever tudo e mais alguma coisa..pagar o iva para ser legal...nunca dar muito dinheiro antecipado.. e tudo o que poder fazer você sem pagar FAÇA.

    cumps e espero que dediquem um topico emoldurado pra frase


    sou de almada e aqui é mt mau
  14.  # 17

    Li o seu relato... e infelizmente é normal em Portugal os empreiteiros fazerem isso...
    Quando têm o dinheiro na mão, fogem...

    São raros os verdadeiros profissionais... a grande maioria só quer é os tostões nas mãos... é o país que temos!
  15.  # 18

    Colocado por: jfsmoreiraLi o seu relato... e infelizmente é normal em Portugal os empreiteiros fazerem isso...
    Quando têm o dinheiro na mão, fogem...

    São raros os verdadeiros profissionais... a grande maioria só quer é os tostões nas mãos... é o país que temos!


    Sim, infelizmente é o que temos em Portugal. Falta de comprometimento, de qualidade, de seriedade, etc. apenas contam as margens para o construtor... pelo menos para alguns.

    Quando contruí a minha casa que não foi nada barata, penso mesmo que a margem de lucro foi bem elevada, tudo correu bem. Mesmo depois de feita foi necessário realizar alguns ajustes e o construtor de imediato fazia a correção. Entretanto infelizmente o sócio da empresa com quem eu falava faleceu e ficou o sócio. A partir desse momento terminou a qualidade do serviço apresentado até àquele momento, mudou a empresa de nome, mudou contatos, etc. Felizmente a casa estava terminada e não tive problemas significativos até hoje senão iria ter grandes problemas para ativar a garantia.
  16.  # 19

    Colocado por: jfsmoreiraLi o seu relato... e infelizmente é normal em Portugal os empreiteiros fazerem isso...
    Quando têm o dinheiro na mão, fogem...

    Isto de generalizar não é boa ideia, existem bons e maus empreiteiros, como em qualquer actividade existem bons e maus profissionais.

    Mas garanto-lhe que existem mais clientes caloteiros, que não pagam aos empreiteiros depois do trabalho executado, do que empreiteiros aldrabões.

    Colocado por: jcbarbosapenso mesmo que a margem de lucro foi bem elevada

    O que é que o leva a pensar que a margem de lucro foi elevada? o facto de ter cumprido o contrato? Não pediu vários orçamentos para comparar os preços? Pagou mais do que o que tinha contratado?
    Concordam com este comentário: ritasa
  17.  # 20

    Colocado por: Picareta
    O que é que o leva a pensar que a margem de lucro foi elevada? o facto de ter cumprido o contrato? Não pediu vários orçamentos para comparar os preços? Pagou mais do que o que tinha contratado?
    Concordam com este comentário:ritasa


    Pedi poucos orçamentos, apenas 3, e apenas para a estrutura. Depois acabei por entregar os acabamentos ao mesmo. Adicionalmente durante a execução da obra foram surgindo pequenas alterações que não faria sentido contratar outro construtor para as executar e por tanto foi sempre a somar o que faz sentido. Possivelmente o ideal seria chave na mão... mas não foi assim, é o que dá a inexperiência.

    O achar que paguei bem tem a ver com o preço para alguns dos items em comparação com alguns indicadores que vejo aqui no forum.

    De qualquer modo, a questão aqui tem a ver com o resultado após o falecimento de um dos sócios, e não era uma pequena empresa pois já tinha cerca de 100 colaboradores, pois o segundo simplesmente desapareceu. Felizmente, como disse, não tive grandes problemas pois caso contrário lá se ia a garantia.

    Mas já agora aproveito para deixar outra nota, muito vezes falasse em construtores e na realidade a culpa do mau trabalho nem é deles directamente, mas sim dos funcionários que não são sérios, não tem grandes qualificações, não tem gosto no que fazem, etc. Em Portugal para ser pintor basta comprar uma tinta e uma trincha, para ser picheleiro basta comprar uns tubos, etc, etc. Não há reciclagem, não se actualizam com novas técnicas ou produtos, etc, etc. E atenção, muito importante, isto aplicasse à globalidade das profissões por isso Portugal é o que é.
 
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