Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: jcbarbosa

    Pedi poucos orçamentos, apenas 3, e apenas para a estrutura. Depois acabei por entregar os acabamentos ao mesmo. Adicionalmente durante a execução da obra foram surgindo pequenas alterações que não faria sentido contratar outro construtor para as executar e por tanto foi sempre a somar o que faz sentido. Possivelmente o ideal seria chave na mão... mas não foi assim, é o que dá a inexperiência.

    O achar que paguei bem tem a ver com o preço para alguns dos items em comparação com alguns indicadores que vejo aqui no forum.

    De qualquer modo, a questão aqui tem a ver com o resultado após o falecimento de um dos sócios, e não era uma pequena empresa pois já tinha cerca de 100 colaboradores, pois o segundo simplesmente desapareceu. Felizmente, como disse, não tive grandes problemas pois caso contrário lá se ia a garantia.

    Mas já agora aproveito para deixar outra nota, muito vezes falasse em construtores e na realidade a culpa do mau trabalho nem é deles directamente, mas sim dos funcionários que não são sérios, não tem grandes qualificações, não tem gosto no que fazem, etc. Em Portugal para ser pintor basta comprar uma tinta e uma trincha, para ser picheleiro basta comprar uns tubos, etc, etc. Não há reciclagem, não se actualizam com novas técnicas ou produtos, etc, etc. E atenção, muito importante, isto aplicasse à globalidade das profissões por isso Portugal é o que é.
    o problema nem é esse, repare temos da melhor mão de obra, onde quer que vá existe mão de obra de portugal, isto tem alguma razão certo, o problema é que a maioria da malta que trabalha na construção civil vieram para esta arte porque além de não ter estudos, não sabem fazer nada e toda a gente pensa que se ganha muito dinheiro, então vá de trabalhar na construção civil, eu conheço muitos que para serventes não prestavam e que tiraram um curso intensivo na expo 98, hoje intitulam-se de oficiais, e qualquer arte da construção civil não é preciso canudos mas é preciso muitos anos a virar frangos para se poder intitularem de Oficial 1ª, repare um trabalho feito por um Sr que disse à empresa que era ofical de ladrilhador, o encarregado deixou-o à vontade na parte da manhã antes do almoço foi ver o trabalho, veja o resultado
      azulejo fodido (Copiar).jpg
  2.  # 22

    hoje anda ai à boca cheia a dizer que a empresa lhe ficou a dever 1 dia de trabalho, o que a empresa fez, foi mandar emoldurar esta foto e oferecer
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro
  3.  # 23

    Colocado por: pdavidmarquesrepare um trabalho feito por um Sr que disse à empresa que era ofical de ladrilhador, o encarregado deixou-o à vontade na parte da manhã antes do almoço foi ver o trabalho, veja o resultado

    Isto não é a sério pois não??...

    Quanto ao pessoal das obras, conheço pessoas que ao fim de 30 anos a trabalhar nas obras continuam a ser serventes.
  4.  # 24

    Isto não é a sério pois não??...
    não brinco com o que nos põe o pão na mesa, este Sr era cotado dos melhores na versão dele, para mim nem para varrer os cacos
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro
  5.  # 25

    Colocado por: jfsmoreiraLi o seu relato... e infelizmente é normal em Portugal os empreiteiros fazerem isso...
    Quando têm o dinheiro na mão, fogem...

    Colocado por: jcbarbosaMas já agora aproveito para deixar outra nota, muito vezes falasse em construtores e na realidade a culpa do mau trabalho nem é deles directamente, mas sim dos funcionários que não são sérios, não tem grandes qualificações, não tem gosto no que fazem, etc. Em Portugal para ser pintor basta comprar uma tinta e uma trincha, .

    jcbarbosa e jfsmoreira,
    A verdade verdadinha é que não são, nem os empreiteiros, nem os operários de construção que são mal-formados, medíocres, com falta de qualificação, sem ética, pouco sérios, e etc..
    SÃO OS PORTUGUESES !

    Aliás, é por isso que me impressiono, fico mesmo estupefacto, como é que um povo tão MEDÍOCRE e tão INVEJOSO conseguiu (e ainda consegue) fazer TANTAS coisas tão BEM feitas!

    Colocado por: PicaretaMas garanto-lhe que existem mais clientes caloteiros, que não pagam aos empreiteiros depois do trabalho executado, do que empreiteiros aldrabões.
    É lógico!
    Há muitos mais clientes que empreiteiros.
    Como a percentagem de trafulhas deve ser rigorosamente a mesma, há muitos mais clientes caloteiros do que empreiteiros aldrabões. :-)
    Concordam com este comentário: ntqf
  6.  # 26

    Colocado por: pdavidmarqueshoje anda ai à boca cheia a dizer que a empresa lhe ficou a dever 1 dia de trabalho, o que a empresa fez, foi mandar emoldurar esta foto e oferecer


    Eu não tenho nada a ver com construção, ma esta é demais :D.

    Também acho que se todos forem exigentes as coisas seriam diferentes. Quando estava a construir a minha casa, mandei refazer toda uma parede porque estava 10 cm fora da medida que estava no projeto, entre outras coisas.
  7.  # 27

    Numa cozinha, um "profissional" aplicou pastilha em todas as paredes, quando fui verificar o trabalho perguntei-lhe " Vai rectificar o que está mal feito ou tenho de ser eu?", azar o dele que disse que "A rectificação teria de ser eu a fazê-la".

    Espero que já não esteja à espera do dinheiro, já passaram 6 anos.
    • ntqf
    • 27 fevereiro 2012

     # 28

    Colocado por: lcamposOra bem, enviei a cartinha com tudo discriminado e quanto a resposta... nada!

    E agora, peço orçamentos e avanço com as reparações e com os trabalhos em falta e após a sua conclusão entro com alguma acção judicial para reembolso dos prejuízos?


    enviou a carta registada com aviso de receção? se não enviou devia!!
    • ntqf
    • 27 fevereiro 2012

     # 29

    Colocado por: pdavidmarqueso problema nem é esse, repare temos da melhor mão de obra, onde quer que vá existe mão de obra de portugal, isto tem alguma razão certo, o problema é que a maioria da malta que trabalha na construção civil vieram para esta arte porque além de não ter estudos, não sabem fazer nada e toda a gente pensa que se ganha muito dinheiro, então vá de trabalhar na construção civil, eu conheço muitos que para serventes não prestavam e que tiraram um curso intensivo na expo 98, hoje intitulam-se de oficiais, e qualquer arte da construção civil não é preciso canudos mas é preciso muitos anos a virar frangos para se poder intitularem de Oficial 1ª, repare um trabalho feito por um Sr que disse à empresa que era ofical de ladrilhador, o encarregado deixou-o à vontade na parte da manhã antes do almoço foi ver o trabalho, veja o resultado
      azulejo **** (Copiar).jpg


    Pois parece que nem aprendiz de servente era, primeira coisa que se faz na colocação de azulejos, tirar todos os níveis com nível de aguá, Isso é estragar a arte dos azulejos que é tão bonita.
    • ntqf
    • 27 fevereiro 2012

     # 30

    Colocado por: Luis K. W.

    jcbarbosa e jfsmoreira,
    A verdade verdadinha é que não são, nem os empreiteiros, nem os operários de construção que são mal-formados, medíocres, com falta de qualificação, sem ética, pouco sérios, e etc..
    SÃO OS PORTUGUESES!

    Aliás, é por isso que me impressiono, fico mesmo estupefacto, como é que um povo tão MEDÍOCRE e tão INVEJOSO conseguiu (e ainda consegue) fazer TANTAS coisas tão BEM feitas!

    É lógico!
    Há muitos mais clientes que empreiteiros.
    Como a percentagem de trafulhas deve ser rigorosamente a mesma, há muitos mais clientes caloteiros do que empreiteiros aldrabões. :-)
    Concordam com este comentário:ntqf


    Amigo Barbosa, Muitas vexes são as pessoas, A um ano tive uma que nem dá pra acreditar, tudo da mesma pessoa que trabalhava comigo, Estive a fazer a pintura de uma moradia, pois a pessoa que depois de pintar a moradia e desmontar o andaime, pois sabe encostou todo o andaime a parede pintada, tabuas de madeira com a medida de 2,60m de altura, pois tratava-se de uma zona ventosa, da para imaginar que as madeiras caíram, mas infelizmente caíram na escada de pedra exterior da moradia, mas nao fica por aqui, partiu logo a pedra onde estava chumbado o corrimão de ferro da respectiva escada, estrago muito grande, mas pior ainda deixei o sr. Com 30 anos de obras, esteve em frança, ja teve uma empresa mesmo de construção, este mesmo ficou a fazer tres paredes, onde eu mesmo de manhã fui fazer marcações das duas primeiras fiadas, isto para que para não haver problemas na parede, pois era uma cozinha onde ia levar moveis, pois este senhor deixou-me a parede posso dizer 5 cm torta, uma coisa incrível, para uma parede que ia fazer de corredor com paredes de pladur, resultado, demolição de toda a cozinha, entre mais umas outras....... muitas vezes a culpa n e do empreiteiro.....
  8.  # 31

    É sempre do empreiteiro porque os "artistas" são da sua responsabilidade.

    Em vez de nível de água para certo de níveis, uso lazer 360º, ...... enfim modernices.
  9.  # 32

    Colocado por: AlexMontenegroÉ sempre do empreiteiro porque os "artistas" são da sua responsabilidade.

    E... é OBRIGATÓRIO dar formação aos empregados !
    • adan
    • 27 fevereiro 2012

     # 33

    Colocado por: Luis K. W.E... é OBRIGATÓRIO dar formação aos empregados !


    E eles são obrigados a aceitá-la????
  10.  # 34

    Colocado por: adan

    E eles são obrigados a aceitá-la????


    Deveriam.
    E mais, deveriam apresentar certificados, ou eles ou a empresas da reciclagem, formações, outras obras de referência (não do empreiteiro mas dos operários) e das capacidades de executar as tarefas com a qualidade standard.

    A minha área nada tem a ver com a construção, mas sempre que concorremos a projetos (basicamente internacionais) temos sempre de incluir os CV detalhados, com experiencias anteriores, referencias etc, na construção em PT nada disto se verifica. Entrega.se a obra e depois mandam para lá uns oficiais de 1ª assentar azulejo como já vimos :D :D.

    Felizmente, como disse, paguei bem mas ficou +/- bem feito. Acho que foi pura sorte :), quando comparado com outros colegas que também fizeram construções na mesma altura. :)
    • ntqf
    • 27 fevereiro 2012

     # 35

    Colocado por: Luis K. W.
    E... é OBRIGATÓRIO dar formação aos empregados !


    Estou a falar em pessoas que trabalham ha uma vida em obras, uma pessoa que tem o dobro da minha idade, e a minha idade em obras, enfim, desaprendem?! não, como f ja foi dito não tem gosto no que fazem! Enfim, mas deu-se com a pessoa errada, ainda sofreu como servente e pagou os estragos.
    • ntqf
    • 27 fevereiro 2012 editado

     # 36

    Colocado por: AlexMontenegroÉ sempre do empreiteiro porque os "artistas" são da sua responsabilidade.

    Em vez de nível de água para certo de níveis, uso lazer 360º, ...... enfim modernices.


    Sim, mas não se trata de modernices ou não, ja se usa a algum tempo, começou a ser utilizado nos tectos falsos, trata-se de desgosto do que se está a realizar. estar só por estar! Foi o que aconteceu, e acontece infelizmente.
    e mais não aprofundo......
    • ntqf
    • 27 fevereiro 2012

     # 37

    Colocado por: Luis K. W.
    E... é OBRIGATÓRIO dar formação aos empregados !


    penso que eu é que deveria aprender algo de novo pois sou um jovem ao lado dele em termos de idade e em realização de trabalhos, mas foi assim, não desaprendi
    totalmente, aprendi que tenho de ser eu a fazer e ter o ajudante sempre sobre vista.... ja que sou sempre o culpado, que o seja com razão se o tiver de ser
    Acho que fica um bom tema o da formação. Seguirei......
  11.  # 38

    E... é OBRIGATÓRIO dar formação aos empregados !
    Caro Luis um mestre de ladrilho com mais de 30 anos de trabalho que tipo de formação você lhe dá?
  12.  # 39

    Colocado por: pdavidmarquesCaro Luis um mestre de ladrilho com mais de 30 anos de trabalho que tipo de formação você lhe dá?

    Você acha que
    os mosaicos *porcelânicos* com 82x41 (e outros *high-tech*)
    as colas *xpto*,
    e os betumes coloridos que agora existem no mercado,

    se cortam e se aplicam exactamente da mesma maneira que
    os azulejos 15x15
    com cimento branco (ou lá o que era aquela @#&§) nas juntas,
    de há 40 anos ? :-)

    E a formação em segurança e higiene no trabalho ?
    E a formação em tratamento de resíduos de obra ?
    E a formação de atendimento ao público (tratar bem os clientes) ?
    E a formação em como endrominar os fiscais da obra ?
    Concordam com este comentário: ntqf, jcbarbosa
  13.  # 40

    E a formação em como endrominar os fiscais da obra ?
    só gostei desta, só que esta não precisa de formação, pois é tão facil engana-los (lol)

    Em relação à formação de novos materiais, as Empresas tipo weber, matesica, e outras tantas, comunicam às Empresas clientes os dias em que dão formação nós só temos de dizer quantos vão, agora quantos o fazem? agora quantos espertos há, que ainda não sairam para o mercado as novidades e eles já conhecem e já trabalharam? e dizem nós não precisamos de formação,
 
0.0155 seg. NEW