Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: pdavidmarquesCaro Luis um mestre de ladrilho com mais de 30 anos de trabalho que tipo de formação você lhe dá?


    Esta citação fez-me lembrar mais uma situação verificada na construção da minha casa e para mostrar como funcionam os anos de experiência :).

    A minha moradia foi projectada de acordo com o que pretendíamos, e quando passou às especialidades o gabinete de engenharia foi um com imensa experiência, faziam imensas obras eram muito conceituados em Braga. Eram engenheiros já com uma certa idade, diria que acima dos 50/55 anos, portanto com seguramente perto de 30 a nos de experiência. Como sou leigo, mas considerando que não sou da área conheço bem, muito bem mesmo a área ao ponto de me perguntarem "como é que sabe isto ou como sabe que se faz assim", mas deixei andar e não reparei em todos os detalhes.

    Estava para arrancar a estrutura, já com o piso da cave em betão armado montado, já a preparar a cobertura da laje e fui chamado de imediato à obra pelo encarregado responsável pela estrutura (encarregado responsável e com gosto no que fazia). Quando cheguei disse-me o projecto de engenharia tinha colocado todas as vigas com uma altura de 50, creio (não me recordo dos detalhes) porque a casa tinha vãos muito grandes (mais de 10 metros sem pilares) mas que era possível ajustar para serem mais largos e mais baixos com outras características em termos de ferro, etc, mas achava o encarregado que para a casa que era não faria sentido ter viga salientes e a verem-se a atravessar as divisões. Assim fiz, chamei de imediato os engenheiros "experientes" refizeram todos os cálculos, fizeram os referidos ajustes e "voilá" impecável.

    Conclusão, encarregado muito bom, responsável, etc, engenheiros com muita experiência mas na realidade colocam uns dados num software e é este que faz todos os cálculos e eles na realidade nem olham para o que estão a fazer. Enfim, e assim se vive em PT.

    Portanto, quem quer ser profissional sério, tem por sua iniciativa ter a noção que necessita reciclar conhecimento, conhecer as novidades, novas técnicas, etc. Se assim não o fizer fica para trás...
  2.  # 42

    Colocado por: Luis K. W.
    E a formação em como endrominar os fiscais da obra ?


    Não sei onde é que está a piada! : ((
  3.  # 43

    Colocado por: PicaretaAqui cometeu mais uma imprudência...devia ter respondido "podem começar amanhã"


    Se eu soubesse o que sei hoje...



    Colocado por: PicaretaAgora não há nada a fazer, a não ser você acabar os trabalhos.


    Mesmo que a empresa tenha acabado, coisa que desconheço, a responsabilidade dos seus anteriores actos não se extingue, ou pelo menos não devia.
  4.  # 44

    No meu caso em concreto, tenho as facturas dos serviços prestados pela empresa "Carlos Caldeira Marques e Filhos, lda.". Além disso, eles assumiram a responsabilidade das falhas.

    Os gerentes que na altura estavam no cargo não continuam a ser responsáveis pelos actos da empresa, mesmo após o seu fecho? Não podem ser responsabilizados directamente?

    O acto de introdução de um novo gerente num quadro de situações que fazem perceber se tratar de um "agente laranja", não pode também ser denunciado?

    O que posso efectivamente fazer sobre isto?
  5.  # 45

    Ninguém me ajuda sobre isto?
 
0.0093 seg. NEW