Boa tarde, desde já peço desculpa se estiver a colocar uma questão que já foi colocada, mas não encontrei resposta à minha dúvida. Eu comprei uma moradia em 2001 que foi escriturada por 75.000,00€, mas devo ao banco ainda 90.000,00€, pois pedi além do valor da escritura, dinheiro para obras, mas não tenho facturas que as comprovem. Vou vender a moradia e escriturá-la por 105.000,00€, portanto acho que as contas a fazer são as seguintes:
105.000,00€ - (75.000,00€ *1.17(coeficiente aplicável ao ano 2001)+ 6.353,40€ (despesas com registo, escritura, sisa e comissão da venda)=10.896,60€
10.896,60€ * 50% = 5.448,36€ será este o valor tributável em IRS. Estou a fazer bem as contas??? Ou falhou-me alguma coisa?
Vou liquidar o empréstimo da moradia de 90.000,00€ e como vou fazer a escritura por 105.000,00€, o que é que acontece em relação aos 15.000,00€ que sobram?
Falta saber desses 90k como estão distribuídos em empréstimos, pela sua conversa terá feito 2 empréstimos, e a nivel de contas das mais valias vai interessar quanto está a dever ao banco em Credito Habitação puro (os multi usos, e afins não interessam!)