Esteve recentemente um técnico em minha casa, uma vez que me queixava que os radiadores a água não aqueciam convenientemente.
O srº não fez nada mais que regular as válvulas de retorno dos radiadores, tendo em conta o nº de módulos de cada radiador e a distância à caldeira. Mediante estes pré-requisitos contou o nº de voltas de abertura das válvulas.
O que se passa é o seguinte: gostava de perceber como é feito este processo, uma vez que um dos radiadores não ficou a aquecer convenientemente.
Devo referir que esta regulação foi com passar de água para vinho, uma vez que, neste momento tenho a casa aquecida como nunca tive.
o que o homem fez foi fazer o equilibrio hidraulico na instalação, imagine um tubo muito comprido com 10 torneiras se as abrir todas ao maximo as toneiras mais afastadas vao deitar menos agua, então o que se faz é ir fechado as que estao mais proximas ate que a agua saia igual em todas as torneiras, é mais ó menos isto
Para quem não percebe nada disto, gostaria de saber, se possível, qual é a ligação entre o nº de voltas e o nº de elementos do radiador, uma vez que o técnico contou o nº de elementos e fez contas de cabeça, contando de seguida o nº de voltas que abria as válvulas de retorno.
Vou ressuscitar este tópico a fim de tentar solucionar a questão, não por mim pois não tenho conhecimento para tal, mas algum dos utilizadores.
O meu sogro fez algo parecido, retirou todos os radiadores para pintar, o problema é que quando eu lá cheguei já os tinha todos fora e não contou o numero de voltas de cada 1.
Depois de varias buscas exteriores ao forum consegui alguma resposta.
1º fonte de calor desligada; 2º abrir as torneiras de cima todas para o máximo; 3º fechar totalmente e abrir 1 volta todas as torneiras de caudal; 5º ligar a fonte de calor e verificar como estão todos os radiadores (ver se estão todos uniformemente quentes). 6º os radiadores que estão mais perto da fonte de calor devem estar mais quentes, por isso, ir fechando a torneira de caudal de cada um deles em passos de 1/8 de volta;
O passo 6 deve ser executado lentamente com intervalos de 5 a 10 min em cada radiador para deixar as temperaturas estabilizarem.