Vou remodelar em breve uma casa antiga e estou a considerar a utilização do sótão. A questão è que è um bocado baixo e queria ver se ganhava uns cm fazendo uma laje o menos espessa possível. Refiro-me ao chão do sótão. Quanto è a espessura mínima para uma laje de betão? A àrea è cerca de 30m2.
Julgo que fazer em vigas de aço também será possível e serão mais finas, mas sou um leigo.. È viável? Existem outras soluções?
DVilar, na opinião do seu projectista de estruturas qual a espessura mínima e qual a solução estrutural da mesma?
Além da solução da laje colaborante tem também os pavimentos em madeira (com estrutura em madeira) ou pavimento em madeira com estrutura metálica e ainda as lajes aligeiradas de vigotas pré-esforçadas e abobadilhas cerâmicas apoiadas em vigas metálicas.
Está prevista a solução tradicional com vigas e abodadilha. Não foi considerada a hipótese de aproveitamento do sótão, portanto optou-se pela solução mais económica. Uma laje colaborante teria que espessura?
Depende da distãncia entre vigas secundárias que dão apoio à laje e se esta é contínua (ou seja apoia sobre as vigas) ou se funciona apenas entre vigas. Uma laje do género podia ter aprox. 10 cm de espessura, como pode ter mais...algo que o seu projectista deve calcular.
Já solicitou a revisão da laje ao projectista para as novas condições? Qual a proposta dele?
Cumps.
P.S: já verificou se a laje prevista não dá mesmo para as cargas que afinal vão actuar?
Aínda não falei com o projectista, a ideia surgiu-me durante o fim-de-semana, mas queria já ter umas umas luzes sobre o assunto.
Nem ponderei se a laje está projectada para a utilização do sótão. Parto do princípio que sim. Seja como for aquilo será para colocar uma cama e pouco mais.