Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Estou a construir uma vivenda em que no 1º piso (150m2) queria equipar-la com aquecimento central, mas continuo com algumas duvidas, saber se com um recuperador de calor a agua + paneis solares para aquecimento de radiadores e aguas sanitárias será a opção mais económica e eficaz. Saber se existe a hipótese e conjugar o que disse anteriormente com o gás...ou seja imaginemos que não ligo o recuperador e agua não atinge a temperatura desejada e então a caldeira a gás faz o trabalho necessário para a temperatura ser a desejada. Ou tudo isto é um desperdício e existem outras maneiras mais eficazes e económicas.

    Agradeço toda ajuda, sei que existe outros tópicos relacionados mas aqui estou a tratar o meu caso especifico.

    OBRIGADOOOOOOOOO !
  2.  # 2

    Boas,
    Ficaria, em meu entender, melhor servido com piso radiante + bomba calor + paineis solares (e este tanto servia para aquecer as aguas sanitárias como podia tb, e devia, ligar ao piso radiante).
  3.  # 3

    Colocado por: gabiruBoas,
    Ficaria, em meu entender, melhor servido com piso radiante + bomba calor + paineis solares (e este tanto servia para aquecer as aguas sanitárias como podia tb, e devia, ligar ao piso radiante).


    Sou obrigado a discordar. E quando digo "sou obrigado" quero mesmo dizer isso, uma vez que, durante muito tempo fiz a exaltação do piso radiante como sendo a mais eficaz das soluções de aquecimento. Acontece que, há 6/7 meses tive a oportunidade de conhecer uma reputada cirurgiã vascular, uma francesa de 50 e poucos anos, que esteve em Portugal durante uns dias. Uma das coisas que comentei com ela, foi precisamente a questão do aquecimento e, concretamente, do piso radiante. Ora, a sua resposta foi suficientemente clara para me fazer mudar de ideias 180 graus, ao garantir que um aquecimento por contacto directo é sempre pior em termos de saúde (numa perspectiva de prevenção).
    É evidente que já me juraram o contrário, mas, sem querer ofender ninguém, entre essa senhora e os técnicos, engenheiros ou vendedores, não me custa muito decidir a quem dar mais crédito. Sobretudo, num assunto em que não admito arriscar seja o que for.
  4.  # 4

    Quem sou eu para o contrariar, pois não sou nem reputado nem cirugião, mas o bom senso leva-me a colocar em duvida a opinião dessa senhora, pois o aquecimento por piso radiante é de baixa temperatura, não devendo a temperatura de contacto exceder os 29ºC, o que dá origem a uma temperatura ambiente na casa dos 21/22º C, que como pode ver é bastante inferior à nossa temperatura corporal 36ºC, logo não vejo como pode fazer mal, mas enfim....
  5.  # 5

    Colocado por: gabiruQuem sou eu para o contrariar, pois não sou nem reputado nem cirugião, mas o bom senso leva-me a colocar em duvida a opinião dessa senhora, pois o aquecimento por piso radiante é de baixa temperatura, não devendo a temperatura de contacto exceder os 29ºC, o que dá origem a uma temperatura ambiente na casa dos 21/22º C, que como pode ver é bastante inferior à nossa temperatura corporal 36ºC, logo não vejo como pode fazer mal, mas enfim....


    Não, gabiru, não me contraria, até porque, para ser franco se já me era difícil perceber as razões médicas mencionadas, ainda mais complicado se tornou por ser em francês. A única coisa que lhe posso garantir é que não poderia ter sido mais desaconselhado. De qualquer maneira, estou convencido que possa ter a ver com a forma muito desequilibrada como o calor se propaga pelo corpo, ou seja, por um lado tem uma fonte a 30 graus que lhe transmite calor de uma forma ascendente e por contacto directo, por outro, tem toda a envolvente a fornecer-lhe uma temperatura bastante mais baixa, abrangendo a restante superfície corporal (talvez mais de 90%). É esse desequilíbrio que poderá dar origem a problemas vasculares. Repito: estou a especular e a pensar alto.
    À parte disso, há poucos dias, tive a oportunidade de ler por alto um estudo que foi promovido por um semanário económico, em que a solução apresentada como mais eficiente (considerando também os custos a médio/longo prazo) para uma moradia de uma família de 5 pessoas, foi o recuperador a biomassa associado a um sistema de aquecimento central. Ora isso, de certo modo, atrapalha um bocado a hipótese do radiante, certo? Vou procurar esse estudo para o divulgar aqui.
  6.  # 6

    Agradeço os comentarios, expostos e era giro ver aqui o estudo que o Gabiru fala.

    Queria era mais opiniões do que conhecem do que resultara mais...
  7.  # 7


    Queria era mais opiniões do que conhecem do que resultara mais...

    Se procurar aqui no forum vai encontrar muita informação acerca de aquecimento central, tudo depende da sua disponibilidade financeira, porque de todos os tipos de aquecimento todos eles funcionam.
    Tenha em consideração de quanto mais investir na instalação menores serão os custos com a sua utilização posteriormente.
    • gabiru
    • 7 março 2012 editado

     # 8

    Não tenho nada contra a biomassa, mas tb este pode estar associado a um sistema de aquecimento central, quer por piso radiante ou radiadores. Contudo deve ter em atenção que o piso radiante não precisa de temperaturas tão elevadas como os radiadores, apresentando assim uma necessidade energética inferior para fazer o aquecimento da habitação.
    O que lhe posso garantir, é que existem estudos que indicam que a temperatura de conforto deve ser mais elevada nos pés que na cabeça (o que se pensar-mos bem faz algum sentido, e isto tb sou eu a pensar alto, pois se vir como andamos vestidos, nos pés usamos meias, sapatos (no inverno de preferencia mais quentes) e na cabeça andamos com ela ao ar, pq será???).
    Creio que o problema cardiovascular se poe com qualquer tipo de calor, seja ele por piso radiante, radiador, lareira, biomassa, etc
    Mas mais uma vez, isto é a opinião de um leigo na materia.
  8.  # 9

    Oiça, isto não vai lá com palpites.
    Você acredita em quem quiser, até admito que o pavimento radiante seja melhor para certas pessoas, em determinadas circunstâncias. Com certeza que tem vantagens, até em termos de conforto, pelo menos para quem gosta de andar sobre chão aquecido. Não vale a pena eu apresentar-lhe casos de pessoas que tiveram de retirar o pavimento radiante, porque certamente me iria falar de casos opostos, e nenhum estava a mentir.
    Quanto aos gastos de consumo, é verdade que as temperaturas do PR face aos radiadores são muito inferiores, mas na altura de escolher entre um sistema de PR + Bomba de calor e, por exemplo, um recuperador a lenha ligado a radiadores, o mais importante é ver a quanto é que lhe sai por mês e isso, Brunito, terá sempre a ver com os seus hábitos e rotinas, a facilidade de encontrar lenha, as perspectivas de aumento do preço da electricidade, etc.
  9.  # 10

    Colocado por: barbicaneuma francesa de 50 e poucos anos, que esteve em Portugal durante uns dias. Uma das coisas que comentei com ela, foi precisamente a questão do aquecimento e, concretamente, do piso radiante. Ora, a sua resposta foi suficientemente clara para me fazer mudar de ideias 180 graus, ao garantir que um aquecimento por contacto directo é sempre pior em termos de saúde (numa perspectiva de prevenção)


    Caso não saiba o piso radiante neste momento é o unico sistema de climatização recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saude)
    Concordam com este comentário: raulschone
  10.  # 11

    Colocado por: Sergio Rodrigues

    Caso não saiba o piso radiante neste momento é o unico sistema de climatização recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saude)
    Concordam com este comentário:raulschone


    Lamento desiludi-lo, mas não é verdade. Aaliás, se pensar um bocadinho, facilmente percebia que isso não faria qualquer sentido. O que a Organização Mundial de Saúde informa, e de forma claríssima, é que a utilização de sistemas de aquecimento como o pavimento radiante ou os radiadores não secam o ar e as mucosas nasais, nem levantam os pós. Isto em oposição, por exemplo, aos ares condicionados. Nada diz, nem poderia dizer como é óbvio, sobre as muitas pessoas que se dão mal com o piso radiante. Ou nem mesmo das que se dão bem.
    Como já referi, nada me move contra o PR. A única coisa que eu fiz, foi partilhar uma informação dada por uma pessoa que, seguramente, está muito mais habilitada a falar do assunto do que eu. Foi o suficiente para me fazer ter dúvidas? Sim, muitas dúvidas. Mais do que isso, não posso dizer.
  11.  # 12

    tem que explicar melhor isso do se darem mal!! ficam doentes é isso que quer dizer?
  12.  # 13

    Não lhe sei dizer, com franqueza, até porque detesto inventar.
    Pessoalmente, conheço apenas duas pessoas que tinham PR e não gostavam. Uma delas, sim, alegou problemas de circulação. Não sei que género, até porque o PR provoca vasodilatação e desconheço que tipo de efeitos isso pode causar.
    Já agora, essa pessoa acabou por ter de retirar (neste caso, desactivar) o PR.
    Mas também lhe digo, conheço mais pessoas satisfeitas com o PR do que insatisfeitas.
  13.  # 14

    Colocado por: barbicaneao garantir que um aquecimento por contacto directo é sempre pior em termos de saúde

    aqui estamos todos de acordo, no restante é que já não e no tocante a temperaturas não podíamos estar mais distantes,

    o recomendado para aquecimento por piso radiante em temperatura do SOLO é de 18º,

    sim é mesmo 18ª em aquecimento não é erro,

    com estas temperaturas e com uma boa (entenda-se grande) inercia, não existe qualquer estudo que tenha encontrado maleficios sobre o homem nem sequer sobre os animais domésticos,

    acima destas temperaturas ( 24º a 26º) é que começam a surgir imensos problemas, mas se pensar bem rapidamente chega á conclusão que não adianta culpar o sistema se o mesmo é mal usado e usado contra as recomendações dos especialistas e fabricantes.
  14.  # 15

    @jorgealves

    Não ponho em causa o que diz, mas, por acaso ou não, a primeira página que fui visitar após a leitura do seu comentário, foi a de um fabricante que aponta para valores de temperatura de solo muito superiores aos seus 18 graus.
    Logo, e neste caso, a "culpa" também não é do utilizador.
    Volto a insistir: não me custa admitir que o PR seja uma excelente solução e que só prejudique quem tenha já algum problema de saúde, nomeadamente do foro vascular, mas, como vê, as opiniões são muitas e, mesmo de pessoas da mesma área, lá vão surgindo perspectivas bem diferentes.
  15.  # 16

    Colocado por: barbicaneNão lhe sei dizer, com franqueza, até porque detesto inventar.
    Pessoalmente, conheço apenas duas pessoas que tinham PR e não gostavam. Uma delas, sim, alegou problemas de circulação. Não sei que género, até porque o PR provoca vasodilatação e desconheço que tipo de efeitos isso pode causar.
    Já agora, essa pessoa acabou por ter de retirar (neste caso, desactivar) o PR.
    Mas também lhe digo, conheço mais pessoas satisfeitas com o PR do que insatisfeitas.
    Discordam deste comentário:w.w


    então quer dizer que essas pessoas não podem andar descalças no verão quando o sol estiver a bater directamente no chão em casa!! ou não vão á praia!Conte os medicos que têm piso radiante hoje em dia, isso são mitos, e provavelmente associam problemas de saude ao radiante, isso era sim um problema á muitos anos quando não existiam sistemas de controlo de temperatura que hoje existem!
    Quer mais mitos? olhe não aquece com acabamento em madeira, faz mal as varizes, a "radiação" do piso radiante é prejudicial, não faz arrefecimento, empena a madeira toda, faz muito barulho quando a agua circula olhe sei la que mais ja ouvi!

    Colocado por: jorgealveso recomendado para aquecimento por piso radiante em temperatura do SOLO é de 18º,


    segundo a norma medica internacional a temperatua maxima recomendada é de 26,5º
  16.  # 17

    Não confunda temperatura de solo com temperatura de impulsão, uma e de 18 e a outra e de 24 a 28.
  17.  # 18

    não confundi, é temperatura da superficie do chão!
  18.  # 19

    terá mais problemas com os pes quentes demais se andar com 2 pares de meias e calçado inadequado!
 
0.0146 seg. NEW