Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Parabens pelo esquema, se realmente o objectivo é não desperdiçar a agua que irira para o esgoto até aquecer, esse esquema resolve...
    Contudo não era necessário inventar o que já está feito, para tal é necessário apenas o seguinte sistema "www.rewci.com/whhohotwaci.html":
    Basicamente o que ele faz é recircular a agua pela tubagem até que esta atinga a temperatura desejada. Assim que atingir a temperatura que deseja, a valvula fecha e pode abrir o chuveiro e tomar banho. Com esse sistema pode inclusive programar uma hora que deseja obter agua quente assim que abra a torneira. As modificações que teria que fazer eram mininas, apenas teria que colocar a valvula de comforto e a bomba junto do esquentador. Essa bomba não tem muita potencia e portanto gasta pouca electricidade.
    Porreiro seria aproveitar a agua depois do banho para introduzir no autoclismo...


    cmpts
    Concordam com este comentário: two-rok
  2.  # 22

    Boas luismpc !

    Ja tinha ouvido falar de aparelhos desses, mas o facto de consumir electricidade fez.me desistir, em deterimento de um projecto que não gasta nada :)

    Um dia mais tarde qdo fizer uma casa tenciono aproveitar as aguas das chuvas e banhos, mas até lá o ecolismo é o best num apartamento
  3.  # 23

    Muito boas ideias, sem dúvida, cada vez mais teremos de nos preocupar com a escassez de água.
  4.  # 24

    e aproveitar o esgoto da maq de lavar para esse deposito? tb poupava agua
  5.  # 25

    Colocado por: Sergio Rodriguese aproveitar o esgoto da maq de lavar para esse deposito? tb poupava agua


    Não me lembrei disso :)

    Mas em todo o caso teria o problema de ter que elevar a agua do esgoto da maquina ate ao deposito ....
    A saida de esgoto da maquina tem presssão ?
  6.  # 26

    acho que a altura maxima ronda o metro!
    • PASA
    • 25 fevereiro 2012

     # 27

    No prédio que estou a restaurar, tenciono fazer o seguinte (tem 3 andares) :
    As águas do duche e lavatório do 3º andar + duche, lavatório e máq. lavar roupa do 2º andar, serem encaminhadas para um depósito no 1º andar (interior), que por sua vez servirá um autoclismo no RC.
    Depósito para recolha de águas puviais ao nível do 3º andar que servirá para lavagens de pavimentos, com torneiras colocadas nos andares inferiores. O que acham desta configuração?
    Concordam com este comentário: Jonh
  7.  # 28

    Muito, muito fixe!
    Por acaso sempre me aborreceu imenso desperdiçar água por estar à espera que aqueça!
  8.  # 29

    Aqui fica apenas mais uma achega(corrigam-me se estiver errado);

    E que tal usar um termostato?

    Nos nossos automoveis existe uma peça mecanica simples que mantem o circuito fechado até a àgua de refrigeração atingir determinada temperatura. Assim que esta é atingida, a propria temperatura força o termostato a abrir, passando a fazer a circulação da agua de refrigeração. Nestes casos penso que estejamos a falar de temperaturas de cerca de 80º, já no caso dos duches seria ideal um termostato que 'abrisse' por volta dos 25º/30º, ou seja, ao abrir a torneira para tomar duche teriamos agua fria a correr para o deposito. à medida que a água aquece, ao chegar a 30º o termostato abre, passando a enviar a àgua para o chuveiro.

    Claro, falta programar o sistema de fecho da agua para o deposito...
    Concordam com este comentário: civismo
  9.  # 30

    eu penso que o melhor para evitar a espera pela agua quente é colocar um sistema de recirculação! agora se a ideia é aproveitar a agua não esta mal pensado mas colocar termostactos e afins hummmmm....................! não sei!
  10.  # 31

    olhó meu ecolismo...
    isto de poupar agua não é para quem pode,é para quem quer.. :P
    abracos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
      IMG02789-20120225-1037.jpg
  11.  # 32

  12.  # 33

    Venho por este meio apresentar oficialmente o "Pressolismo" , ou então "Jatoclismo", como gostarem mais.

    A ideia base começou aqui: https://forumdacasa.com/discussion/22603/torneiras-de-wc-e-cozinha-ha-assim-tantas-diferencas/#Comment_390182
    , que no fundo consiste em aumentar a pressão da agua, por forma a aumentar a eficiencia e reduzir o consumo.

    No fundo é o mesmo principio de uma maquina de lavar de agua pressão: gasta muito menos agua e é muito mais eficiente a limpar as cagadelas dos passaros e afins, do que se não existisse pressão.

    Ontem tive a referida ideia, de aumentar a pressão do autoclismo através de uma manivela ou bomba, mas há bocado repensei o assunto, e apercebi-me do quanto estava a ser parvo, na medida em que pressão já nós a temos, uma vez que o abastecimento de agua chega na maioria dos casos com 1 a 5 BAR!
    Tanta energia que é desperdiçada, não faz sentido nenhum esta concepção de autoclismo em que chega pressão, e usamos essa agua sob pressão para encher uma cisterna que deixa de estar sobre pressão, ou melhor , dimui drasticamente , pois a queda da cisterna para a sanita é de apenas uns 50 ou 60 cms...
    Um aparte: pensando friamente, os autoclismos antigos, que eram rente ao tecto, seriam melhores neste cenário, na medida em que a agua viria com mais pressão.

    Continuando, o abastecimento de agua em si já tem bastante pressão, a qual é desperdiçada, pois os autoclismos actuais são circuitos abertos.

    Ora, se o autoclismo fosse fechado, ao encher de agua aumentaria a pressão no seu interior.
    Conseguiria efectuar uma descarga quase com a mesma pressão da rede que o abasteceu!
    QUando fosse efectuada a descarga, esta ao vir com muito mais pressão aumentaria muito a eficiência e diminuindo o consumo de àgua.

    Está apresentado o conceito basico do "Pressolismo" , ou então "Jatoclismo", como gostarem mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jonh
  13.  # 34

    Parabéns Civismo, isso é o que se chama uma grande ideia e enche de vergonha todos os teóricos do mundo. Faça uma coisa: ponha o seu autoclismo a funcionar assim e mostre ao mundo - prometo não me rir (não garanto que os outros não o façam).

    Esta sua ideia fez-me lembrar uma outra que alguém teve para recuperar barcos naufragados: enchê-los de bolas de ping-pong. Infelizmente o mundo não está preparado para tamanha abertura de espírito.

    PS: parabéns pela capacidade de iniciativa que demonstra na sua obra.
    Concordam com este comentário: two-rok
  14.  # 35

    ==================================================c===================================================================
    Como ideias puxam ideias, tive mais um complemento a esta:

    Ora vamos por partes, e fazendo uma analise do trabalho do autoclismo:

    O autoclismo serve para forçar os dejectos que se encontram na sanita a ir para baixo, certo ?
    Muitos dos autoclismos modernos têm 2 botões: Um que faz uma descarga pequena, ideal para quando é só xixi, e outro que faz uma descarga completa, ideal para quando há pupu.

    Os liquidos (xixi) vão fácilmente cano abaixo, e precisam apenas de agua, e para este efeito não interessa pressão , logo o "Jatoclismo" não interessa para este cenário.

    O pior são os solidos (Pupu, papeis), os quais são mais dificeis de ir para baixo ... e pior , se o pupu for do tipo "persistente - tulicreme", ou seja , que se agarra às paredes e teima em por lá ficar.
    Ai das 3 , uma :
    >Várias descargas até ele se soltar (gasta-se imensa agua)
    >Usa-se um piaçaba , e provavelmente no final gasta.se mais uma descarga para ajudar os restos a ir para baixo e ao mesmo tempo limpar o piaçaba
    >Ha quem use o chuveiro (se estiver ali por perto), uma vez que um jacto de agua é muito mais eficiente para soltar o pupu for do tipo "persistente - tulicreme" .

    Ora, uma vez que as pessoas já estão a habituadas a escolher entre 2 botões no autoclismo, com toda a facilidade poderiam escolher entre 3 botões:

    >Descarga pequena
    >Descarga total sem pressão
    >Descarga "Jetoclismo" .
  15.  # 36

    Colocado por: civismo>Descarga pequena
    >Descarga total sem pressão
    >Descarga "Jetoclismo" .


    Sugeria alterar o nome do 3º para "Doomsday"
    Concordam com este comentário: two-rok
  16.  # 37

    Pensei tambem na mecanica / comportamento do "jetoclismo" :

    Os primeiros litros poderiam vir sob alta pressão, e ia diminuindo a pressão (estilo esvaziar de um balão).

    Mas o melhor ainda esta para vir: O Jetoclismo podia fazer algo impecável: Após a descarga inicial, vamos supor de uns 2 ou 3 litros, poderia ter uma valvula que abriria e fechava varias vezes por segundo, por forma a tornar intermitente o jacto !!

    Se repararem, por ex ao lavar um carro, acaba por ser mais eficiente dar "pistoladas" na agulheta, e "abana-la" sobre o objecto a lavar, do que simplesmente deixar o o jacto estar continuo / parado.

    Ora, pegando neste conceito, dos microimpulsos / microjactos várias vezes por segundo , até podemos fazer uma "metralhadora" de àgua , mesmo que a cisterna já tenha descarregado !

    É estupido o conceito de termos que esperar 1 minuto que o autoclismo reencha , quanto muitas vezes o objectivo é apenas o de que o pupu do tipo "persistente - tulicreme" desapareça.
    Ou seja, mais uma vez aproveitanto essa fantástica e inexplorada fonte de energia que é a pressão da agua da rede , podemos ter essa tal metralhadora de jactos de agua, cujo principio é basico, tipo um pequeno balão que enche, atinge determinada pressão e manda jacto , e depois repete em looping, até o pupu do tipo "persistente - tulicreme" desaparecer
  17.  # 38

    Continuando no mesmo alinhamento inventorial, sugiro 3 novos modelos para complementar a colecção sanitária: para levar a qualquer lado, para automóvel e para as idas à praia.
      cag1.jpg
  18.  # 39

    Por ultimo - até porque estou na minha hora de almoço e ainda só consegui comer amendoins - imagino que poderiam ser comercializadas 2 versões do "Jetoclismo" :

    >A primeira seria a mais basica , para substituir autoclismos tradicionais.
    Aproveitaria a sanita existente

    >A segunda seria o "Jetoclismo Advanced" Seria um conjunto monobloco de Autoclismo + Sanita, com muito mais fucionalidades e eficiência !
    -Debaixo do rebordo da Sanita existiriam pulverizadores que lançariam os jactos de agua de alta pressão, os quais teriam que ser muito bem estudados e ensaiados , por forma a maximizar a eficiencia de limpeza nas zonas"quentes", ou sejam, aquelas em que provavelmente o pupu do tipo "persistente - tulicreme" ficará agarrado.

    Considerações finais do "Jetoclismo Advanced" , e em jeito de ideia final:
    Ao ser um monobloco, não precisaria de ser maior do que os monoblocos actualmente existentes, no entanto teria uma grande diferença: Uma vez que funciona por pressão e não por gravidade, a cisterna teria uma capacidade muito superior aos actuais autoclismos, uma vez que pode-se aproveitar todo o espaço disponivel , e até a parte de baixo (pé) da sanita poderia ser aproveitado. Talvez nem precise de essa capacidade extra, uma vez que é mais eficiente, mas é um facto, e pode dar jeito e diminuir o tempo de espera de uma descarga extra, se necessária.
    Claro que tenho presente 3 coisas: Que é preciso algum espaço para os mecanismos do jetoclismo, tenho presente ainda que parte da cisterna seria ocupada por ar comprimido (por ser um circuito fechado).

    Para já é tudo. Vou almoçar :)

    PS: Senhores da OLI , ou da ceramica de Valadares (que passa por dias tão maus), ou da Sanitana, Sanindusa, Cifial, etc etc etc : Peguem nesta ideia e lembrem.se que o mercado potencial é gigante, pois somos 7 biliões de potenciais utilizadores em todo o mundo :)
  19.  # 40

    Está aqui uma conversa de m.... ;-)

    Em relação à pressão, ela não iria desaparecer logo após libertar essa pressão? Ou seja ao abrir a válvula de descarga, ela sairia com pressão, por muito pouco tempo, e depois a água sairia normalmente.... Só se reduzisse a saída, para aumentar o tempo de pressão, mas ao sair pouca água, essa pouca água com pressão não iria causar o efeito desejado... Digo eu que não percebo da poda...
    Além disso a borracha que se encontra na parte debaixo do autoclismo,(a que impede a água de passar), teria que ser alterada,senão não iria aguentar a pressão...
    Concordam com este comentário: two-rok
 
0.0259 seg. NEW