Colocado por: SobreiroE das chuvas para o autoclismo alguém coloca um esquema?
Colocado por: Mac
Não tenho jeito para fazer esquema mas aqui vai o que na minha casa está implementado ou em fase de implementação no que toca a gestão de água:
Todos os 3 WC tem uma entrada de água dedicada em exclusivo aos autoclismos (feito);
Um depósito de betão armado (feito), enterrado, com 55 m3 de capacidade recolhe a água das chuvas do telhado. É usada para rega de jardim, árvores e alimentação dos autoclismos, indirectamente através de um depósito no sótão;
O abastecimento de Águas quentes sanitárias tem circuito de retorno comandado por um botão de pressão (instalação feita) em cada local de consumo de AQS. O botão acciona um automático de escada que faz funcionar uma bomba circuladora durante o tempo necessário para fazer chegar a água quente ao local mais afastado do termoacumulador;
A relva é regada por tubo de rega enterrado, com gotejadores e com compensação de perdas de carga para que o último gotejador deixe sair sensivelmente a mesma água que o primeiro. Fica enterrado para minimizar as perdas por evaporação;
O depósito de água das chuvas vai dar apoio ao aquecimento da casa por piso radiante electrico, atraves de bomba de calor água/água. Vou arrefecer a água que recolhi das chuvas para aquecer a casa. Como o depósito não tem isolamento ela tende a voltar à temperatura do solo, mas a ideia é mesmo essa.
Cumps
Colocado por: joao.gomesA menos que o caudal de água de entrada na sanita seja superior ao de saída a água não vai ter pressão, pois como a água é um líquido incompressível após saírem duas ou 3 gotas de água a pressão já era. O melhor para poupar água é fazer como nos aviões...
Colocado por: two-rokDicas para ter uma boa vida com menos dinheiro, acho que prefiro não ler, é que ficar com menos dinheiro não está nos meus planos para os próximos tempos :P
Colocado por: nandogoncaPor acaso por curiosidade fui ver esse combisave, e não sendo entendido na matéria, fico com algumas dúvidas em relação ao rendimento disso.
Ora bem, a água que gastamos até ter água quente na torneira é a água que está na tubagem desde a torneira até à fonte de calor. Ora se esse equipamento vai reduzir a passagem de água enquanto ela não está quente, na minha maneira de ver esse equipamento só vai aumentar o tempo de espera até que toda a água fria que está na tubagem sai pela torneira... Outra questão é se ela é colocada logo a seguir ao esquentador, vai ficar pouco tempo a contrair o fluxo de água, porque rapidamente estará água quente a passar por ele... Ou estarei completamente errado?
Colocado por: civismo==================================================c===================================================================
Como ideias puxam ideias, tive mais um complemento a esta:
Ora vamos por partes, e fazendo uma analise do trabalho do autoclismo:
O autoclismo serve para forçar os dejectos que se encontram na sanita a ir para baixo, certo ?
Muitos dos autoclismos modernos têm 2 botões: Um que faz uma descarga pequena, ideal para quando é só xixi, e outro que faz uma descarga completa, ideal para quando há pupu.
Os liquidos (xixi) vão fácilmente cano abaixo, e precisam apenas de agua, e para este efeito não interessa pressão , logo o "Jatoclismo" não interessa para este cenário.
O pior são os solidos (Pupu, papeis), os quais são mais dificeis de ir para baixo ... e pior , se o pupu for do tipo "persistente - tulicreme", ou seja , que se agarra às paredes e teima em por lá ficar.
Ai das 3 , uma :
>Várias descargas até ele se soltar (gasta-se imensa agua)
>Usa-se um piaçaba , e provavelmente no final gasta.se mais uma descarga para ajudar os restos a ir para baixo e ao mesmo tempo limpar o piaçaba
>Ha quem use o chuveiro (se estiver ali por perto), uma vez que um jacto de agua é muito mais eficiente para soltar o pupu for do tipo "persistente - tulicreme" .
Ora, uma vez que as pessoas já estão a habituadas a escolher entre 2 botões no autoclismo, com toda a facilidade poderiam escolher entre 3 botões:
>Descarga pequena
>Descarga total sem pressão
>Descarga "Jetoclismo" .
Pensei tambem na mecanica / comportamento do "jetoclismo" :
Os primeiros litros poderiam vir sob alta pressão, e ia diminuindo a pressão (estilo esvaziar de um balão).
Mas o melhor ainda esta para vir: O Jetoclismo podia fazer algo impecável: Após a descarga inicial, vamos supor de uns 2 ou 3 litros, poderia ter uma valvula que abriria e fechava varias vezes por segundo, por forma a tornar intermitente o jacto !!
Se repararem, por ex ao lavar um carro, acaba por ser mais eficiente dar "pistoladas" na agulheta, e "abana-la" sobre o objecto a lavar, do que simplesmente deixar o o jacto estar continuo / parado.
Ora, pegando neste conceito, dos microimpulsos / microjactos várias vezes por segundo , até podemos fazer uma "metralhadora" de àgua , mesmo que a cisterna já tenha descarregado !
É estupido o conceito de termos que esperar 1 minuto que o autoclismo reencha , quanto muitas vezes o objectivo é apenas o de que o pupu do tipo "persistente - tulicreme" desapareça.
Ou seja, mais uma vez aproveitanto essa fantástica e inexplorada fonte de energia que é a pressão da agua da rede , podemos ter essa tal metralhadora de jactos de agua, cujo principio é basico, tipo um pequeno balão que enche, atinge determinada pressão e manda jacto , e depois repete em looping, até o pupu do tipo "persistente - tulicreme" desaparecer
Colocado por: civismo
Como complemento à ideia que partilhei ali atrás, lembrei-me entretanto que poderia haver uma especie de uma tinta antiaderente para pintar o interior das sanitas, sobretudo a rampa para onde costuma cair o pupu, por forma a que este deslizasse melhor e fosse necessária menos agua (e menos descargas) para completar o processo de limpeza.