Colocado por: rmoreiraDeram-me a informação que a execução de uma betonilha de cobertura com granulado de borracha (ou cortiça, ou eps granulado) ajuda a reduzir o efeito de dilatação térmica e assim a minimizar o fraccionamento da mesma (tendo sempre presente a necessidade de juntas de dilatação/fracionamento da laje). Para além deste efeito tb teremos algum isolamento térmico e acustico.
Algum comentário sobre esta informação?
Encontrei num site comercial português a seguinte informação:
argamassa de betotilha leve: 1 saco de granulado (145lts) + 7 pás de areia de rio + 40Ks de cimento ou 2 sacos + 7 pás de areia + 80kgs de cimento
A aplicação em causa é a execução de uma betolhilha de cobertura a aplicar sobre xps (numa configuração de cobertura convencional) , com espessura entre 4 e 10cm (em função da zona da pendente), fracionamento a realizar a cada 5m (será muito?) e não armada (armar? como e com quê? malha sol, rede fv, fibras curtas??)
Agradeço a ajuda
Colocado por: rmoreiraEu conheço a camada de enchimento usando granulado de eps.
Aqui a questão parece-me que é (pelo menos eu entendo efeito desta forma) : usar um agregado de alguma forma deformável/elástico (o que informaram era granulado de cortiça ou de borracha) para minorar a expansão/contracção térmica de cada pano da betonilha. Estamos a falar da betonilha de cobertura (que posteriormente será revestida por membrana líquida) (note-se que estamos a falar de uma cobertura convencional...não a invertida...composta por 1- laje estrutural / 2-tela de PEBD (plastico preto) como barreira para vapor/3-XPS 300 12cm/4-betonilha com pendente (esta de que estamos a falar) / 5-membrana líquida armada.
Colocado por: rmoreiramembrana líquida armada de base acrílica
Colocado por: rmoreiraAproveito ainda para adicionar esta questão sobre a mesma cobertura: já alguém usou aquelas relas de isolamento reflectivo? Qual a eficiência em termos práticos?
Colocado por: rmoreiraOk. Quanto à aplicação de granulado de borracha na argamassa da betonilha para reduzir fracionamento?
Alguém confirma ou dá alguma dica sobre esta possibilidade?
Usaram esta solução no terraço de um amigo para reduzir os problemas de dilatação térmica da betonilha (e ao mesmo tempo proporcionar isolamento térmico...embora esta função não seja um requisito na minha aplicação). Gostava de saber se efectivamente a presença destas particulas (tb pode ser aplicado granulado de cortiça expandida para o mesmo efeito) poderá ajudar a melhorar a estabilidade da betonilha reduzindo de alguma forma as tensões internas geradas pela dilatação/contracção térmica.
Colocado por: rmoreiraBem, eu estava a pensar usar o proprio xps para criar a pendente (placas de 2cm em escada para vencer a pendente necessária). Qual a razão para obrigar à camada de forma sob o xps?