Iniciar sessão ou registar-se
    • ren
    • 22 maio 2009 editado

     # 1

    bom dia.desde ja dou os parabens ao forum e a todos os membros.
    gostava que me informassem o seguinte.pretendo adquirir uma casa centenaria,a minha duvida é a seguinte.preciso de licença de habitabilidade? ou por ser anterior a 1951 nao sera preciso?
    agradeço desde ja a todos.
    • bch
    • 22 maio 2009

     # 2

    Deve ter,o inquilino actual deve ter senão aconselho a dizer ao meus para a pedir, assim fica a saber o parecer dos fiscais da autarquia..o que é sempre bom. muita gente não se lembra desses pequenos pormenores quando compra uma casa. força
    bichinho_madeira.blogs.sapo.pt
  1.  # 3

    Nao será necessario,as casas anteriores a 1951,nao necessitam da liçensa!
    A minha é de 1880 e quando entrei com o projecto na camara,fui com a caderneta predial,ás finanças,que passaram um documento com a isençao!
    Espero ter esclarecido a sua duvida!

    Paula
  2.  # 4

    sim só passou a ser exigida depois da entrada em vigor do RGEU, em 1951.
    • ren
    • 23 maio 2009

     # 5

    agradeço, o esclarecimento.
    visto que pretendo fazer o restauro, desta habitação, gostava q esclarecessem se sou obrigado a ter canalização para o gás natural e saneamento?
    outra dúvida é se posso demolir todas as paredes interiores, e criar novas devisões? sei que nas fachadas, não se pode tocar.
  3.  # 6

    È exactamente o que se passa com o meu projecto,poderá fazer qualquer alteraçao interiormente ,sem necessidade de pedir uma liçensa,se nao mexer no telhado,quanto á fachada,o meu contempla alteraçao de fachada,pois já existiam duas aberturas(uma porta e uma janela)para ser transformada numa porta de garagem.
    Quanto á canalizaçao do gás natural e saneamento,será obrigatória,se a sua rua já tiver todas as infraestruturas,caso contrario nao!

    Disponha sempre


    Paula
  4.  # 7

    Colocado por: renato almeidaagradeço, o esclarecimento.
    visto que pretendo fazer o restauro, desta habitação, gostava q esclarecessem se sou obrigado a ter canalização para o gás natural e saneamento?
    outra dúvida é se posso demolir todas as paredes interiores, e criar novas devisões? sei que nas fachadas, não se pode tocar.



    gás natural não é obrigatório pode optar por gas engarrafado mas claro terá de fazer canalização na mesma pelo menos interrna, saneamento é obrigado sim, até por razões sanitárias, nem que em último caso se tenha que optar por fossa séptica.
    pode demolir mas precisa de apresentar um pequeno projecto na camara, além de ser melhor para rentabilizar/estudar espaço, as paredes podem ser directamente estruturais, e deita-las a baixo sem estudar primeiro pode trazer graves consequencias, além que em lei é obrigatório, tudo que mexer directamente ou indirectamente com a estrutura e alteração de função de espaços, requer mais que uma licença, apenas alterações como pintura, reboco precisam só de uma licença imediata.
    nas fachadas também pode mexer mas terá sempre que apresentar um projecto na câmara, e igespar se se localizar em espaço protegido ou for um edificio classificado.
    mas no geral não irá ter muitos incomodos com este processo. costuma ser rápido, sem grandes dificuldades nem grandes custos com projectos e taxas.

    cumps
    fernando gabriel arq
  5.  # 8

    Pelos vistos,na camara de gaia,as coisas passam-se de forma diferente,pois nao seria necessario apresentar projecto se nao tivesse tanta alteraçao!
    A casa vai praticamente ser demolida.
    O meu vizinho fez obras(deitando abaixo as paredes interiores)houve uma queixa na camara(inclusive com os fiscais a virem á obra constantemente) e nao penalizaram!
  6.  # 9

    Colocado por: PasilperPelos vistos,na camara de gaia,as coisas passam-se de forma diferente,pois nao seria necessario apresentar projecto se nao tivesse tanta alteraçao!
    A casa vai praticamente ser demolida.
    O meu vizinho fez obras(deitando abaixo as paredes interiores)houve uma queixa na camara(inclusive com os fiscais a virem á obra constantemente) e nao penalizaram!


    no caso de estar a falar de uma propriedade horizontal, andares, diria que é uma situação mesmo muito delicada, precisava de conhecer o caso para me pronunciar melhor, mas no geral a pessoa é multada e deve parar com as obras e apresentar na câmara os projectos respectivos para conseguir a respectiva licença para obra.
    • ren
    • 23 maio 2009

     # 10

    começando as obras pretendo colocar as canalizaçoes e saneamento para mais tarde nao ter k andar a rasgar piso e paredes.o projecto para essas alteraçoes interiores ronda em media k valores?em principio as paredes a demolir nao sao estruturais.no caso de querer aumentar a area da casa posso pedir um aditamento ao projecto?valor em media?agradeço os esclarecimentos
  7.  # 11

    Colocado por: renato almeidacomeçando as obras pretendo colocar as canalizaçoes e saneamento para mais tarde nao ter k andar a rasgar piso e paredes.o projecto para essas alteraçoes interiores ronda em media k valores?em principio as paredes a demolir nao sao estruturais.no caso de querer aumentar a area da casa posso pedir um aditamento ao projecto?valor em media?agradeço os esclarecimentos


    sim é sempre o melhor a fazer, deixar já as canalizações mesmo aquelas que não estamos a pensar colocar brevemente, vale sempre o investimento na minha opinião.
    o custos dos projectos depende muito do tamanho da área a intervir, em principio será preciso projecto de arquitectura, estrutura, águas e gás.
    ponto importante, tem de se ver se as paredes são de pedra e se as vigas são em madeira.
    sim em geral pode aumentar a casa fazendo um aditamento.
 
0.0135 seg. NEW