Supostamente ajuda a impedir a propagação de ruído de uma parede para o outro. A minha ideia seria pintar em ambos os lados de uma parede com esta finalidade, no entanto não sei se isto será banha da cobra.
.. Não se meta nisso, ainda por cima os resultados dos testes foram efectuados numa amostra de LSF + placa de gesso cartonado, pleo que a constituição construtiva do suporte devem influencir muito o desempenho. Os resultados, após uma análise superficial, pois está tudo de acordo com as normas americanas... são de redução aos sons aéreos de 2dB...
Sinceramente, ainda não me dispus a ler nada sobre essa tinta, mas uma tinta com textura rugosa, uma banal "tartaruga" pode de facto diminuir a reverberação.
A maneira como a luz se reflecte nas superfícies é usada em testes de acústica em maquetes, analogamente. Uma superficie vidrada que reflecte a luz de um candeeiro também reflectirá as ondas sonoras, sendo muito mais reverberante que uma superficie de madeira não envernizada, por exemplo.
Colocado por: Ferraz OliveiraSom e luz são duas coisas completamente diferentes. .
Eu sei do que estou a falar, o comportamento da luz a ser refletida nas superfícies é uma das ferramentas usadas nos laboratórios de acústica para avaliar a reverberação.
O comportamento da luz a ser refletida pelos materiais é análoga ao que se verifica no som. Doutra formafnão seriam usadas maquetes, focos de pequena dimensão e alta intensidade e sensores fotoeléctricos para se estudar a acústica de, nomeadamente, salas de concerto por esse mundo fora.
O que eu quero é impedir a passagem do som de uma divisão para outra, sendo que a divisão é em tijolo de 11 e o aspecto estético da parede é muito importante.
O que O JFernandes falou está correctíssimo a nível de reflexões. O que eu me estava a referir é que estando a lidar com ondas electromagnéticas e mecânicas embora haja reflexão também pode haver absorção. Daí ter dito que a luz e o som são diferentes...
Porque se fosse entre fracções, parede dupla, poderia haver outra solução para além da parede de gesso cartonado. Poderia aumentar a massa específica da parede, o que aumentaria o isolamento a ruídos aéreos, enchendo a caixa de ar com areia, por exemplo.