Diferenças entre Sauna e o Banho Turco
Na SAUNA, a cabine está forrada a madeira e praticamente não há humidade no ar, por isso, o utente tem de fazer pausas regulares (de 15 em 15 ou de 20 em 20 minutos) para refrigerar o organismo com um duche frio. Algumas pessoas dão-se melhor com o calor seco (Sauna) enquanto que outras preferem o calor húmido (Banho Turco). O BANHO TURCO, aumenta a frequência cardíaca sendo mais prejudicial em doentes cardiovasculares, mas limpa as vias respiratórias devido à humidificação do ar. No essencial - e à excepção do facto de o banho turco poder ser prejudicial a doentes cardíacos - escolher entre a Sauna e o Banho Turco é uma questão de gosto.
temperaturas altas das Saunas (80º a 100º) e Banho Turco (40º a 45º) induzem ao relaxamento muscular e o metabolismo funciona de uma forma mais rápida, ocorre uma vasodilatação, e as batidas cardíacas aumentam. O calor gerado, leva a que o corpo venha a ter uma febre artificial. A febre é uma reacção natural de defesa contra bactérias e infecções.
Sauna
Sauna é uma sala cujo interior, revestido a madeira, tem o ambiente muito aquecido. O calor emana de pedras incandescentes, lenha, electricidade ou outro material aquecido de forma a não libertar vapor. Na sauna, o corpo humano tolera facilmente temperaturas superiores a 80º C. Mas é aconselhável que à permanência na cabine se siga um duche de água fria, para reactivação do sistema cardio-vascular e libertação, pela lavagem, das toxinas que se acumulam na superfície da pele suada. A este banho revigorante, que pode ser também um mergulho de piscina, deve seguir-se uma massagem para reactivar a circulação (que pode ser aplicada pela própria pessoa, recorrendo, por exemplo, a um daqueles utensílios concebidos para combater a celulite).
Entre os benefícios da sauna estão o alívio de dores de coluna, a hidratação da pele e desobstrução dos poros, o combate ao stress e à hipertensão. Além disso, relaxa os músculos, desobstrui as vias respiratórias, desintoxica e expulsa as impurezas do organismo. No entanto, a frequência habitual ou prolongada de saunas deve ser autorizada por um médico, pois certas patologias respiratórias e circulatórias não beneficiam com a permanência no ambiente quente das saunas. Regra geral, o ideal é utilizar a sauna uma vez por semana, em segmentos de 15 minutos, intervalados pelo tal duche frio.
Colocado por: arNaLdInHoonde posso comprar a maquina de vapor de banho turco e a da sauna ?
já procurei pela net mas nao encontro projectos nem esquemas disso para casa.