Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    ola alguém tem ideia do preço do ferro em Portugal?

    quero construir um forno a lenha e procuro por chapas de ferro com uma espessura de meio centímetro mas não tenho ideia de quanto o kg do ferro . fui a um serralheiro e ele pediu-me 2 euros por kg e ainda por cima era desperdícios.
  2.  # 2

    pode considerar 0.70 a 0.80 eur/kg
    procure noutro lado, o ideal seria encontar pedaços com medidas "ideais para o que quer fazer. mas o facto de serem "desperdicios" é relativo... se tiver de comprar uma chapa completa e ficar com retalhos/desperdicios também os paga.
  3.  # 3

    Uma chapa de ferro preto lisa com 5mm de espessura pesa 39.25kg por m2 e vendem-se em chapas de 2.00x1.00 (medidas mais usuais). pleo que cada chapa fica a 39.25*2.00*1.00*0.80€ = 63.60€. Com mão de obra de execução pode considerar uns 5€/kg

    Um forno com chapa de ferro? não seria melhor tijolo refratário?
  4.  # 4

    Hoje comprei uma exactamente com as dimensões que o Paulo referiu mas com 2 mm/3 mm de espessura, ficou por 12 euros. Mas já ninguém gastava aquilo, segundo disseram, dada a ferrugem existente.
    Aproveitando o tópico, qual o melhor produto ou ácido para acelerar o processo de oxidação/ferrugem?
  5.  # 5

    Colocado por: LucilioAproveitando o tópico, qual o melhor produto ou ácido para acelerar o processo de oxidação/ferrugem?

    Experimente um mijinha :-))
  6.  # 6

    Colocado por: Picareta
    Experimente um mijinha :-))


    Forneça-me uma grade de minis para a mijinha sair mais ácida!:-) Para molhar uma chapa de 200*100 deve ser preciso uma grade no mínimo! :-)
    Já pus serrim e água na chapa, mas não sei se vou conseguir enferrujar a coisa em 2 semanas. Já pensei em ácido sulfúrico ou clorídrico, vou ter que inventar para ficar com o aspecto de chapa velha (retro)
  7.  # 7

    Colocado por: Lucilio

    Forneça-me uma grade de minis para a mijinha sair mais ácida!:-) Para molhar uma chapa de 200*100 deve ser preciso uma grade no mínimo! :-)
    Já pus serrim e água na chapa, mas não sei se vou conseguir enferrujar a coisa em 2 semanas. Já pensei em ácido sulfúrico ou clorídrico, vou ter que inventar para ficar com o aspecto de chapa velha (retro)


    Podia-lhe fornecer uma lista de produtos para profissionais mas vou-lhe uma solução artesanal, água com sal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lucilio
  8.  # 8

    Vou experimentar, e vou verificando o processo de oxidação. Se daqui a uma semana não estiver como se pretende vou experimentar com ácidos, ou então vou seguir o conselho do Picareta depois dele enviar a grade de minis pela transportadora...:-)
  9.  # 9

    Começa a ganhar "forma" só com a água e serrim. :-)



    Uma pitadinha de sal grosso (1 Kg)...



    Uma pitadinha de serrim...



    Cinco litros de água...



    O mijinha fica para depois...

    Depois posto o efeito final. :-)
  10.  # 10

    Colocado por: LucilioO mijinha fica para depois...

    Pois...esqueci-me de lhe mandar as minies...mas isso com o sal vai lá.
  11.  # 11

    obrigado pela ajuda vou tentar encontrar um sitio mais barato
  12.  # 12

    Colocado por: PicaretaPois...esqueci-me de lhe mandar as minies...mas isso com o sal vai lá.


    Pode trazer no almoço...:-)

    Editado: As minies..lol
  13.  # 13

    então... já tem isso feito?
  14.  # 14

    Cá está o resultado final (ou não). :-)
    Vê-se uma mancha mais escura...ontem quando mandamos cortar a chapa esta apanhou água e manchou um bocado.




    Essa mancha escura, depois de aplicar o verniz ficou esbranquiçada por causa da humidade que apanhou ontem. Acho que o cliente vai cair para o lado quando vir isto...não sei se vai ser de satisfação ou de susto. LOL
    Sem querer ficou com um estampado ramificado, vai ser criada uma mini floresta invertida no tecto, acho que isto vai ficar lá cinco estrelas (ou então lixar e envernizar outra vez). Retro até mais não...lol


  15.  # 15

    Deixe para profissionais... eheheh
  16.  # 16

    Colocado por: Rui A. B.Deixe para profissionais... eheheh


    LOL

    Olhe que estou a ficar especialista no estilo retro. :-) Esta semana tive mais de uma hora de martelo e um ferro redondo a "amassar" um móvel, para conjugar com a chapa ferrugenta. LOL

    Vai um cheirinho...



 
0.0191 seg. NEW