Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Já escolhi em principio a casa, embora ainda não concluí o negócio pois acho que está inflacionada, as pessoas não têm consciência, claro que é complicado negociar pois a pessoa pretende trocar por uma vivenda e vai financiar com o preço da venda do apartamento (que não é uma zona central)
    a) como negoceiam o preço para baixar?

    O objectivo é comprar casa para os próximos 5/7 anos, depois há de vir casório e filhos e terei que mudar para um maior, e na altura de vender a casa quero vender rápido mas não perder dinheiro, e as mais valias futuras quero apenas as que tiver de custos de conservação e manutenção a preços da inflação.

    o que vos pedia era o seguinte, o apartamento é um terceiro e ultimo andar (sem elevador) único aspecto que não gosto pois subir escadas e complicado e isso pode complicar a venda futura.
    a) qual a vossa imagem de apartamentos no ultimo andar sem elevador no que toca aos compradores?

    tem dois terraços grandes, este é outro receio meu
    a)que cuidados devo ter em relação aos terraços? em termos de construção, condominio ou outros?
    b)como posso verificar se é uma zona ventosa ao ponto de transformar o terraço numa situação complicada, é agradavel visualmente e é mais um espaço mas se me aparecem lá vendavais e tufões vira um pesadelo
    c)Reparei que o terraço perlonga-se por cima das telhas, devo verificar na câmara se isso está legal? posso ter problemas futuros com o condominio se acontecer alguma coisa? estruturalmente pode oferecer algum perigo?


    o prédio é servido por gás canalizado, os meus amigos falam-me em alternativas mais baratas como instalar a caldeira, é mais caro mas compensa na factura mensal, algum de vocês usa este equipamento, e tem ideia dos custos de instalação e da poupança energética?

    No rés do chão tem um minimercado e um café, não gosto muito de lojas nos apartamentos, principalmente cafés de zonas menos centrais pois podem fazer barulho á noite, embora isso não seja problema devido a ao andar ser alto, mas acham que desvaloriza o prédio?

    como faço na Câmara Municipal para saber das construções futuras?

    Só mais uma duvida em relação á luz solar, como vocês vem a exposição solar do andar, se apanha sol o dia todo?
    Como posso ter certeza que não vou apanhar vizinhos barulhentos?

    HUMIDADES, como posso ver se uma casa tem humidades (pintaram a casa) e se isso tem resolução

    Quanto ao negócio vou fazer por escritura publica em notário, pois oferece me garantias, não percebo muito dessas coisas, e o notário por ser imparcial se tiver alguma coisa registada ou ilegal, ele avisa logo sem cobrar nada, além disso, já percebi que os bancos cobram serviços de solicitadoria e os notarios estão a fazer isso de borla, só aqui poupo uns 500 euros de solicitadoria do banco e tenho a garantia de um notario que está tudo OK

    deêm mais umas dicas que devo ter em atenção na compra do imóvel quer de construção quer legais e de condominio
    •  
      FD
    • 22 março 2008 editado

     # 2

    Negociar o preço é relativamente fácil: faça uma oferta no valor do que acha que a casa vale, dizendo que o crédito deverá ser aprovado facilmente e que num prazo muito curto poderia fazer a escritura.

    Isto é a verdade, se quiser entrar na "conversa da treta", diga que tem que fazer obras e para tal precisa de gastar muito dinheiro, que está indeciso entre esta e outra casa, aponte os defeitos da casa que precisam de ser corrigidos, fale da questão de não ter elevador, ou seja, fale sobre tudo que possa desvalorizar a casa. O importante é que o vendedor nunca perceba que quer mesmo esta casa - não se mostre muito entusiasmado.

    A casa está ao mesmo preço das da vizinhança, ou está mais cara?

    Os últimos andares num prédio sem elevador têm alguns defeitos, como diz, sendo os mais importantes:
    - transportar coisas (compras, móveis, etc.)
    - se acontece algo inesperado e outras pessoas têm que morar na casa, como um bebé, ou alguém com mobilidade reduzida (pai, mãe, etc.)

    Por outro lado, se gosta de exercício, nada melhor.

    Quanto aos terraços, não vejo nenhum outro problema que não a existência de infiltrações de água e um especial cuidado a limpar para não obstruir os algerozes com lixo. Muita gente diz que valoriza uma casa, mas na prática, pouco se usa - é mais ou menos como as lareiras.
    Sugiro que pergunte quanto é que se paga de condomínio, não sei se a área dos terraços é considerada na permilagem.

    Antes de pensar no gás canalizado, saiba quando é que foi a última inspecção (acontecem de 5 em 5 anos) e qual foi o resultado da mesma. A existência de torneiras e tubagens fora da norma pode custar algum dinheiro e alguns dias sem gás. Também será interessante saber se é propano ou natural.

    Atenção que as caldeiras têm um reservatório limitado de água quente - assim que essa água acaba, toma banho de água quase fria. O mesmo se aplica quando duas pessoas tomam banho uma a seguir à outra. Em termos de custos, não faço ideia.

    Quanto ao café, sugiro que lá passe a uma hora tardia e veja a frequência, especialmente ao fim de semana.

    Para saber de construções futuras, penso que tem que ir ao departamento de urbanismo, mas através da internet pode consultar o PDM (normalmente no site da câmara) e saber qual a classificação dos terrenos adjacentes (habitação, industrial, etc.).

    Luz solar: ver em que local está o sol quando visita a casa, ver as horas e perceber que da parte da tarde está a oeste (poente) e da parte da manhã está a este (nascente). Veja a orientação da casa e já sabe de que lado é que apanha o sol e a que horas. Mais uma vez, o melhor será visitar o local diversas vezes.

    Vizinhos barulhentos: fale com eles e já sabe o que o espera. Toque às campaínhas e diga que está a pensar comprar a casa e gostaria de saber que problemas é que o prédio tem. Podem nem lhe dizer isso, mas o objcetivo é apenas ver qual o "aspecto". Há certas franjas da população que apresentam riscos mais elevados. Mais uma vez, ao fim de semana, vá até às escadas, suba a todos os andares e veja se ouve muito barulho.

    Saber se tem humidades é difícil, mas se pintaram bem a casa (anti fungos, primário, etc.) poderão não aparecer a médio prazo. Talvez os vizinhos possam dizer alguma coisa.

    Mais conselhos: https://forumdacasa.com/discussion/25/
  2.  # 3

    Para verificar a luz solar sugiro que consulte o Google Earth. É o que costumo fazer quando preciso de saber a orietação solar de uma casa.
    A minha actual é nascente (este)- poente(oeste). Tem Sol de manhã na parte da frente do prédio e à tarde nas traseiras. Gosto especialmente do poente. A casa fica cheia de luz da parte da tarde.

    Comprar sem perder dinheiro numa futura venda, é o sonho de qualquer pessoa. Posso dizer-lhe que comprei uma casa há dois anos por 78.000euros, já fiz obras e outras melhorias. Gastei à volta de 4.000euros. Neste momento estou a pedir 76.000euros e as pessoas acham caro...
 
0.0110 seg. NEW