Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Tenho várias madeiras para revestir.

    No interior não há grande coisa a dizer, penso que é de opinião geral que o Bondex Classic (velatura) é a melhor opção, sendo que para ter protecção UV tem que ser colorido. Como tenho janelas de sótão e o tecto com forro de pinho, acho que tenho que considerar a velatura com cor. Que acham? Ou a luz que entra pelas janelas (de vidro duplo com protecção UV) não faz mal à madeira?

    Para o exterior é que se põe a grande questão. A madeira é essencialmente de portas e janelas. As janelas são antigas feitas numa madeira escura que segundo me disseram poderá ser o mutene. As portas são novas de kambala escura (infelizmente não houve orçamento para a afizélia).
    Tenho também alguns barrotes em pinho.

    Pelo que entendo (e peço que me corrijam se estiver enganado), o verniz, maritimo por exemplo, forma pelicula e não deixa a madeira respirar, acabando por descascar ao fim de uns anos. Para fazer manutenção tem que se decapar o verniz existente antes de colocar outro.
    A velatura deixa a madeira respirar e para fazer manutenção tem apenas que se passar uma lixa fina e recobrir. Não descasca.
    O óleo também deixa a madeira respirar, não forma pelicula e para fazer a manutenção é só lavar e colocar mais óleo.

    Qual será a melhor opção para o meu caso? a velatura? o óleo?
    Precisava de mais conselhos e de saber mais prós e contras de cada opção...
    ...tenho pesquisado bastante e a informação é muito diversa. Fico sem conseguir perceber bem o melhor produto para cada caso.

    obrigado
  2.  # 2

    não me digam que ninguém consegue das opiniões sobre isto?!
  3.  # 3

    Exterior - velatura
    Interior - óleo linhaça
  4.  # 4

    boas
    aplicação de velatura em exterior ,em seguida tem que levar , duas demãos de verniz exterior por cima.
  5.  # 5

    Biofa...veja os dados,já apliquei e acho que é o melhor para madeiras exteriores
  6.  # 6

    Experimenta o intemperie da bondex para exterior.
  7.  # 7

    Colocado por: Tenazeso verniz, maritimo por exemplo, forma pelicula e não deixa a madeira respirar, acabando por descascar ao fim de uns anos. Para fazer manutenção tem que se decapar o verniz existente antes de colocar outro.
    A velatura deixa a madeira respirar e para fazer manutenção tem apenas que se passar uma lixa fina e recobrir. Não descasca.
    O óleo também deixa a madeira respirar, não forma pelicula e para fazer a manutenção é só lavar e colocar mais óleo.

    Decapar é fazer exactamente o quê? (comprei verniz marítimo... descasca mesmo?)
    Óleo de linhaça... usa-se na alimentação!?!?!?!?!... mas consegue alguma protecção??? E da bicharada, o óleo também protege?
  8.  # 8

    a madeira é sempre madeira tem a sua manutenção mas a velatura é para escurecer as madeira como essa já em escura pouco vai tratar pode por um bondex para tratamento e depois aplicar um verniz de 2 componentes que e o mais aconselhável
    Concordam com este comentário: ntqf
  9.  # 9

    Mas quer proteger a madeira contra o quê?
    Aos raios solares, ás intemperes ou ao bicho.
    Produtos diferentes para situações diferentes, se a madeira vier já tratada em profundidade, só terá que se preocupar com o seu embelezamento e protecção aos raios solares e ás intemperes. Para este caso o melhor para mim, são os produtos de poro aberto, pois deixam a madeira respirar e trabalhar, aquosos ou óleos.
    Agora se quer tratar a madeira por causa dos bichos, só se for superficialmente, ou por imersão ou por pincelagem, talvez um S.O.R. 2 da xylofene. É o que eu costumo utilizar, mas com uma ressalva, pois de vez em quando tenho que tratar a madeira, quando lhe dou outra manutenção.
    Em regra geral, de 3 a 4 anos, lixa fina, palha de aço, S.O.R. 2, verniz aquoso incolor ou óleo de linhaça.

    Leitão
    Concordam com este comentário: ntqf, raulschone, rafaelisidoro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
  10.  # 10

    a velatura e um porduto á base de água trata a madeira na sua profundidade
    para depois se tratar superficialmente contra ás intemperes pode ser um bondex já com acabamento ou outro com dois componentes
    o S.O.R. 2 da xylofene é um produto á base de venenos para desinfestantes para impregnação das madeira .
    não me parece que é o que se pretende nesta situação
  11.  # 11

    Colocado por: AJCLeitaoAgora se quer tratar a madeira por causa dos bichos, só se for superficialmente, ou por imersão ou por pincelagem, talvez um S.O.R. 2 da xylofene. É o que eu costumo utilizar, mas com uma ressalva, pois de vez em quando tenho que tratar a madeira, quando lhe dou outra manutenção. Em regra geral, de 3 a 4 anos, lixa fina, palha de aço, S.O.R. 2, verniz aquoso incolor ou óleo de linhaça

    E se, em vez de SOR2 da Xylofene...usar cuprinol e em seguida o verniz aquoso ou óleo de linhaça? Também dá?

    Tenho uns barrotes antigos de um telhado velho que foi substituído, uns já têm bicho outros ainda não, não sei se levaram tratamento (um barrote é de castanheiro, esse não tem) gostava de proteger um ou dois... os outros são para ficar no quintal a servirem de suportes/bancos/separadores de talhões de horta... mas também gostava que estes não se desfizessem com o tempo
    • H.L.
    • 16 abril 2012

     # 12

    ha uns tempos vi um comparativo na proteste, em que o "Probex" das tintas 2000 saiu-se muito bem, e com muito boas criticas.
    é uma velatura aquosa, com equivalencia ao Bondex da dyrup.
    so trabalhei uma vez com esse material, mas no interior, e posso dizer que se trabalha muito bem com ele, sinceramente a nivel de aplicaçao e acabamento gostei mais, que os produtos da Bondex.
    e apenas a minha opiniao.
    abraço
  12.  # 13

    Colocado por: luis1404a velatura e um porduto á base de água trata a madeira na sua profundidade
    para depois se tratar superficialmente contra ás intemperes pode ser um bondex já com acabamento ou outro com dois componentes
    o S.O.R. 2 da xylofene é um produto á base de venenos para desinfestantes para impregnação das madeira .
    não me parece que é o que se pretende nesta situação


    velaturas existem de base aquosa , sintética e aquosa com teflon ...
    existe as transparentes , e as opacas ...
    existe as que se prepara , e as que dão melhor garantia que já vem prontas ... quer a nível fungicida quer a nível de manutenção ...
  13.  # 14

    Colocado por: joaosantosBiofa...veja os dados,já apliquei e acho que é o melhor para madeiras exteriores


    apesar de ser uma opinião , diz isso porquê ????
  14.  # 15

    Colocado por: H.L.ha uns tempos vi um comparativo na proteste, em que o "Probex" das tintas 2000 saiu-se muito bem, e com muito boas criticas.
    é uma velatura aquosa, com equivalencia ao Bondex da dyrup.
    so trabalhei uma vez com esse material, mas no interior, e posso dizer que se trabalha muito bem com ele, sinceramente a nivel de aplicaçao e acabamento gostei mais, que os produtos da Bondex.
    e apenas a minha opiniao.
    abraço


    a proteste é a revista mais indiscreta que eu conheço lol é que não conta mesmo para nada , não tem credito em lado nenhum e basta comparar como é feito o teste comparativo .

    contudo fica na frente quem mais paga lol
  15.  # 16

    Boa tarde a todos,

    Obrigado pelos vossos comentários.

    Realmente o pretendido é proteger a madeira das intempéries e UV. Em toda a madeira dou previamente um tratamento insecticida e fungicida com produto apropriado (Xylofene, Cuprinol ou Nilzone).

    Não existe um consenso sobre a matéria. Pelo que vejo o mais indicado será um produto que deixe a madeira respirar (que era o que eu suspeitava), mas depois fico a pensar: então e como se vende tanto verniz do género do intemperie da Bondex?
    Já vi uma aplicação em que descascou todo em 2 anos e noutra está como novo ao fim de 6 ...

    quando falam em verniz de dois componentes falam em quais?

    Desculpem as perguntas, mas para quem percebe pouco da matéria a coisa não fica facil de decidir...

    Em relação ao óleo de linhaça, ou um da Biofa, que tipo de manutenção se faz? O óleo de linhaça escurece a madeira? os UV's que entram pelas janelas não alteram o aspecto? presumo que fica a repelir a humidade e a respirar bem...
    O óleo de linhaça parece-me uma ideia barata e ecológica, mas nunca tinha ouvido falar. Por acaso ninguem terá uma foto de uma aplicação?

    Em relação à velatura para exterior. A manutenção é de 3 em 3 anos dar uma lixadela com lixa fina e re-aplicar? ou tem que se retirar totalmente a velatura?
    é preferivel com ou sem Teflon?
    Disseram-me que tem que ter alguma cor para dar resistencia aos Uv's. Alguem ouviu falar nisto?

    Só mais uma coisa, com o verniz tem-se sempre que retirar totalmente o verniz, não é?

    Obrigado mais uma vez
  16.  # 17

    Para exterior esqueça os vernizes, sejam eles aquosos, sintéticos, de 2 componentes, ou de outro género, aplique xilofene ou similar para tratamento de prevenção contra o bicho e depois de seco aplique 2 ou 3 demãos de óleo de linhaça ou de biofa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  17.  # 18

    cada caso é um caso , cada madeira é cada madeira .
    a exposição ao sol e intempérie são o factor variante que faz com que exista diferentes resultados com determinados produtos .
    os vernizes são mais atacados pelos u.v. quando estes são incolores ou acetinados mesmo pigmentados estão expostos directamente ao sol mais quente durante mais tempo ,como uma porta virada a sul , também o desenho da porta tem muita influencia quanto mais requintada pior será a nível de intempéries ou seja cada caso é um caso .

    o verniz Bondex Intempérie como verniz é do melhor a aplicar no exterior mas só quando houver garantias que se poderá aplicar um verniz

    as velaturas , a mais recente tecnologia atira a aquosa com teflon ( Bondex ADN ) para o melhor produto a aplicar em madeira exterior , quer pelo seu efeito decorativo quer pela sua elasticidade ou pela sua impermeabilidade já para não falar na garantia que no caso da Bondex só atinge 10 anos no acetinado e 8 no mate .

    existe marcas a dar 12 e 15 anos , mas o produto não aguenta ... atenção este produto ADN e´comercializado por mais marcas do grupo Dyrup ...

    os óleos ... tem duração curta e se procura algo para fazer pouco a pouco então aplique um óleo de linhaça ou um biofia ou um de teca ou outro qualquer parecido ... são bons mas requerem muita manutenção .

    as velaturas para serem repintados , depende de marca para marca e de produto para produto

    no caso das aquosas da Dyrup , a peça tem que ser lavada e repintada .
    a sintética mate é só limpar e pintar
    a sintética acetinada e a aquosa com teflon , nestes casos depende muito do numero de demao aplicados é primeira vez ... pode ser preciso passar uma lixa fina ou então não passar nada e aplicar novamente o produto.

    qualquer um destes produtos tem comportamentos diferentes em situações diferentes , qualquer problema que venha a ter com produtos desta natureza contacte a marca em vez de desancar por aqui caso não corra bem lol
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  18.  # 19

    Bom dia a todos

    Muito obrigado pela vossa ajuda e disponibilidade!!

    O óleo e a velatura parecem-me as melhores opções. Por uma questão de manutenção talvez vá para a velatura. Algo como o Bondex classico ou o Aquastop (com teflon mas mais barato que o ADN).
    Uma das portas está virada a sul e o maior problema é mesmo o sol. O melhor para os u.v. será mate pigmentado?
    Ou a melhor solução para muita exposição ao sol é outra?

    Será que alguém sabe, mais ou menos, a diferença de intervalo entre manutenções entre o óleo e a velatura do tipo acima?

    Para "colorir" esta discussão e a pedido do companheiro forista "sobreiro" envio em seguida 2 fotos das portas, que ainda não estão montadas. Depois de montadas envio de novo fotos...

    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
      porta2.JPG
  19.  # 20

    esta está com bastante pó em cima :)
      porta 1.JPG
 
0.0198 seg. NEW