Dentro de 1 mês pretendo iniciar a construção da minha habitação que será de um só piso no sistema LSF (Light Steel Framing) com algumas particularidades.
Entre outras, tenho uma dúvida para a qual gostaria de contar com a vossa preciosa opinião.
Pretendo revestir totalmente as paredes exteriores com ardósia. Assim, a ordem (do interior para o exterior) que me foi proposta para os materiais é a seguinte:
• Placas de Fermacell (tipo gesso cartonado); • Perfil ómega zincado (horizontal); • Pilares (verticais) “C”; • Manta de lã mineral entre os perfis ómega; • Perfil Ómega zincado (horizontal); • Painel Sandwich micronervurado 5 Cm de poliuretano (vertical); • ETICS 4 Cm (vulgo capotto); • Placas de Ardósia 60 x 60 cm (ou maiores) fixas mecanicamente.
O ETICS é essencialmente para proteger o painel sandwich da humidade nas zonas em que o seu revestimento vai ser “ferido” para a fixação mecânica da ardósia.
Por uma questão de custos pensei aumentar à espessura do painel sandwich para garantir o isolamento térmico e acústico e colocar poliuretano projectado (com 3 ou 4 cm de espessura) sobre o exterior do painel sandwich para o proteger.
Com isto penso poder poupar mais de €20/m2 o que será significativo.
Aguardo os vossos preciosos comentários quanto à substituição que idealizei.
O projecto não contemplava o ETICS sobre o painel sandwich uma vez que este (o painel) juntamente com a manta de lã mineral já cumpririam com a função de isolamento térmico e acústico.
O ETICS só surge pela necessidade de proteger o painel da exposição ao tempo uma vez que a fixação mecânica provocará algumas mazelas no isolamento (lacagem) do painel.
Há alguém que já tenha passado pela experiência de colocar poliuretano projectado sobre chapa (lacada ou pintada)? Como se comporta quanto à aderência?
Uma vez que é uma chapa lacada não sei mas imagino que bem seca e bem desengordurada deveria aderir perfeitamente. Em chapa preta ou polida é inclusive recomendável aplicar um anti corrosivo.
Para completar a resolução do problema do revestimento exterior falta-me perceber como efectuar a fixação mecânica da ardósia. A minha dúvida é na ligação entre o elemento de fixação e a ardósia (e não na fixação deste à parede).
- Há forma de a fixar sem elementos de fixação (parafusos, etc.) à vista? - Que espessura terão que ter as placas de ardósia? - Qual a folga mínima (topo a topo) entre placas de ardósia (para dilatação) se estas forem de 60 x 60 Cm?
Não percebo porque raio vai utilizar painel sandwich metalico/ PU em paramentos... ainda por cima vai levar ETICs e AINDA ardosia?!? Em vez desse painel, deve utilizar placas de revestimento compativeis com o ETICs. Desconheço as espessuras, mas chapa PU + PU serão redundantes... quanto mais camadas, e de técnicas dierentes colocar, mais incompatibilidades estará a criar.
Parece-me uma solução de "invenção", uma mixórida sem sentido, lhe trará problemas concerteza.
O sistema estrutural em LSF pressupõe a existência de paineis ligados aos perfis enformados a frio (Cs). Geralmente, de aplicação mais comum em Portugal, paineis OSB para o efeito (quero com isto dizer que não basta ser painel OSB) ou eventualmente placas cimentícias.
Do ponto de vista estrutural isso que propõe é invenção.
Eu conheço bem (como consumidor) o sistema LSF pois há já 2 anos (enquanto não iniciava efectivamente a obra) que ando a recolher informação sobre as alternativas à construção convencional (em betão). O OSB só é necessário como estrutural se o restante ("esqueleto" metálico) for dimensionado para tal.
Estive a visitar algumas habitações construídas desta forma (apenas não têm a ardósia como revestimento final) e inclusive a falar com os moradores (já lá vivem há alguns anos) que estão extremamente satisfeitos com o resultado a todos os níveis.
O meu problema é apenas como fixar o revestimento em ardósia? (sem a colar, conforme ás várias opiniões recolhidas aqui no fórum). Excluindo a possibilidade da colagem, o meu problema coloca-se independentemente do tipo de parede pois a questão é como ligar os elementos mecânicos à ardósia.
Contudo, estou aberto a sugestões para constituição das paredes desde que não passe pelo tradicional betão, blocos ou tijolos.
Colocado por: MustangO OSB só é necessário como estrutural se o restante ("esqueleto" metálico) for dimensionado para tal.
Então mostre-me onde é que o dimensionamento de uma estrutura sem os travamentos em fita metálica e sem os paineis OSB, verifica em Portugal, às acções regulamentares de sismo e vento, a segurança com os perfis enformados a frios nas secções comerciais existentes em PT.
Há também um fenómeno no dimensionamento de estruturas que é interessante, chama-se encurvadura, recolha também informação sobre isto. ;)
Peço desculpa pois revendo o que escrevi verifico um incorrecção que faz alguma diferença.
O sistema é tipo (semelhante) LSF mas os perfis são de fabrico próprio da empresa de construção e como tal são dimensionados conforme as necessidades.
A titulo de exemplo o sistema da Constálica, não sendo o puro LSF, é semelhante e não necessita de qualquer painel estrutural adicional.
Contudo gostaria de focar a discussão no que mais me preocupa neste momento que é como fixar o revestimento em ardósia? (sem a colar, tipo fachada ventilada).