Iniciar sessão ou registar-se
    • dino
    • 26 março 2008

     # 1

    Olá,

    Queria que alguém me esclarecesse porque não sei muito bem como isto funciona... Vou vender a minha casa, que comprei há cerca de três anos. Tenho uma dívida no banco de 100000 pelo imóvel e mais 63000 pelo recheio e obras (multiusos). Agora, surgiu uma oportunidade e vou vender a casa, podendo fazer a escritura por um valor a acordar. Queria que me ajudassem.
    1. Posso acordar o valor da escritura por 100000 euros?
    2. Tenho de pagar às finanças alguma coisa pela venda? Quanto? Como funciona?
    3. Só pago às finanças pelo valor da escritura ou pago também por abater no banco o empréstimo multiusos? Se acordar em 100000 euros o valor da escritura, vou pagar mais valias do restante? Como funciona?
    4. Se vender a casa, tenho que investir o dinheiro ganho noutra casa? Tenho de pagar às finanças? Como funciona?
    5. Ao abater o empréstimo no banco, se tiver em vista um terreno para fazer uma casa, posso transferir o empréstimo para não ter de pagar a penalização pela amortização?

    Muito obrigada pela atenção e desculpem o incómodo e a eventual asneira que deve estar aqui no meio das minhas dúvidas...

    Ana
  1.  # 2

    1-O valor da escritura deve ser o valor de venda do imovel (se quiser fazer as coisas legalmente e não ter problemas com as finanças)

    2-Depende, conforme o destino a dar ao dinheiro da venda e valor empregue, mais info neste link:
    http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6015/601520/article.jhtml?articleID=2743
    Mais um exemplo dos calculos:
    http://www.irs2007.net/artigo.aspx?idc=19289&ido=203259

    3-Penso que o valor do empréstimo multiusos não é considerado no calculo das mais valias (apenas o do crédito á habitação)

    4-Pode não ter de pagar ás finanças se reinvestir na totalidade o valor da venda da casa noutra casa e desde que seja 1ª habitação.

    5-Não pode transferir o emprestimo, tem sempre de pagar o empréstimo anterior e fazer outro dando como garantia o tal terreno para construção.
    •  
      FD
    • 27 março 2008

     # 3

    Acho que o dinheiro que pediu emprestado ao banco não tem muito a ver com as mais valias... o que mais importa é por quanto escriturou a casa quando a comprou e por quanto é que a vai escriturar quando vender.

    Fazer uma escritura por um valor inferior ao real é ilegal e as finanças ultimamente não andam de olhos tapados. Muito cuidado com isso.

    Mas se quiser saber mais é simples: lá em cima vê um separador que diz Pesquisar -> clique -> escreva "mais valias" e seleccione comentários. Tem muito que ler. Se depois de ler tudo ainda tiver dúvidas, diga. ;)
 
0.0091 seg. NEW