Colocado por: AugstHillNão é uma questão de chico-espertice. Os nórdicos têm climas frios e madeira com fartura, não lhes interessa muito a inércia térmica. Já nos sítios onde a coisa aquece, há menos madeira (tirando os eucaliptos para a Portucel), e é mais complicado ter uma temperatura de verão confortável sem ar-condicionado.
Colocado por: AugstHillNão é uma questão de chico-espertice. Os nórdicos têm climas frios e madeira com fartura, não lhes interessa muito a inércia térmica. Já nos sítios onde a coisa aquece, há menos madeira (tirando os eucaliptos para a Portucel), e é mais complicado ter uma temperatura de verão confortável sem ar-condicionado.
Colocado por: empatiasAs imagens que colocou de casas a arder, têm impacto, mas há uma coisa fundamental que não foi aqui referida por si e é importante que se esclareça: há quanto tempo aquele incêndio estava a decorrer? é que como referi em comentário anterior a madeira arde cerca de 0,012 mm por minuto, o que significa que um tronco maciço de 140 mm leva mais de 1hora e meia para arder, e espera-se e deseja-se que nesse período de tempo haja intervenção dos bombeiros. Até lá a casa é recuperável. Em alvenaria, quantos minutos seriam necessários para não existir recuperação....
Colocado por: empatiasSabe que 85% da construção nos paises nórdicos é em madeira? porventura eles são menos inteligentes que nós os "chicos espertos" dos portugueses? nã, não me parece.
Colocado por: empatiasAqui vão algumas imagens das casa que referi, recuperadas todas elas, com 300 anos e de pé.
Colocado por: empatiasColocado por: AugstHillNão é uma questão de chico-espertice. Os nórdicos têm climas frios e madeira com fartura, não lhes interessa muito a inércia térmica. Já nos sítios onde a coisa aquece, há menos madeira (tirando os eucaliptos para a Portucel), e é mais complicado ter uma temperatura de verão confortável sem ar-condicionado.
Boa noite. Desculpe contrariá-lo, mas "complicado ter uma temperatura de verão confortável sem ar-condicionado"? está a falar de alvenaria, correcto!
Atentamente
Volto a repetir: está a comparar o que de melhor há em construção em madeira, com a MÉDIA da construção em alvenaria, e por isso disse que isso não era sério!
Hummm... Então em todo o lado onde se constroi em alvenaria são burros e ignorantes... Muito bem... Nem leva em conta as condicionantes locais nem nada. Madeira é que é bom! :S
Vamos ver quem descobre as casas mais antigas de pé? O empatias em madeira e eu em alvenaria... Quer jogar esse jogo?? ;)
Caro empatias, não tenho nada contra as casas em madeira. Apenas não gosto de ouvir certo de de argumentação em que algo tem TUDO de bom e o resto não presta..
O problema nas construções de alvenaria, onde o que verdadeiramente dá resistência ao conjunto, é o ferro que está no betão, é que mesmo com temperaturas não muito altas, perde a resistência e o peso do betão provoca o colapso da estrutura.
ficaram à vista durante alguns anos, umas vigas metálicas cujas pontas pareciam uns cotos de uma vela derretida.
O lobby do betão continua a ser muito forte, é como os médicos que não avalizam os genéricos porque deixam de receber comissões e viagens de "congressos piratas" nas Caraíbas
Quando uma estrutura de betão atinge esse ponto, já uma casa de madeira tinha acabado há muito.
Não confunda peças de aço com betão armado. A diferença de comportamento perante o fogo é abissal. Aliás, nem percebo o porquê desta discussão. É mais que evidente que uma construção em madeira nunca terá a mesma capacidade de resistir ao fogo que uma construção em betão armado. Uma vista de olhos pela bibliografia especializada, nomeadamente a que procede à classificação dos materiais conforme a sua capacidade de resistência ao fogo devia bastar.
Até admiro a defesa apaixonada que o empatias faz das casas de madeira, de que gosto e ás quais reconheço algumas vantagens. Estraga a pintura quando se mete a falar do que parece não conhecer: a construção em betão armado:
Como autor de projectos de estruturas que ao longo dos últimos 25 anos projectou muitas em betão armado (e não só), gostava que me informasse a quem me devo dirigir para receber as minhas comissões ou o bilhete para esses congressos.
Caro empatias, gostava que afirmassem que as casas de madeira existentes também só foram construidas por causa do lobby da madeira? Ou que o empatias anda a pagar comissões e viagens a congressos?
Suponho que não até porque,para mim, todos são sérios até prova em contrário; ou até fazerem afirmações sobre pessoas que não conhecem atribuindo-lhes intenções que não existem. É daquelas situações em que apetece dizer que quem assim desconfia dos outros é porque os toma por iguais a si.
É mais que evidente que uma construção em madeira nunca terá a mesma capacidade de resistir ao fogo que uma construção em betão armado. Uma vista de olhos pela bibliografia especializada, nomeadamente a que procede à classificação dos materiais conforme a sua capacidade de resistência ao fogo devia bastar.sic, palavras suas.
Lamenta a Empatias que o tipo de comentário formulado pelo sr.José Cardoso, esse sim sem base técnicas ou científicas que comprovem o que afirma
A Empatias quando faz comentários, fá-lo com conhecimento de causa, baseado e sustentado em estudos que comprovam aquilo que vem afirmando.
Uma casa de alvenaria resiste quanto tempo a um incêndio? 10 minutos, 20? depois as paredes caiem
Não ficaria ofendido se estiver de consciência tranquila...
..porque na verdade quem não se sente não é filho de boa gente
Colocado por: j cardosoUma casa de alvenaria resiste quanto tempo a um incêndio?10 minutos, 20? depois as paredes caiem
Também tive um relógio desses que acabei por atirar para o lixo. Aconselho-o a fazer o mesmo ao relógio usado para cronometrar estes tempos.
até porque se não se baterem, ainda aprendemos alguma coisa
Conhece algum estudo do comportamento de uma estrutura de betão ao fogo que nos pudesse dispensar?
não acho que uma casa de madeira seja uma caixa de fósforos, nem quem uma estrutura de betão armado, seja indestrutível
O comportamento das estruturas metálicas, já conhecia e o do betão, tenho a ideia que se não for bem feito, com os recobrimentos correctos (e raramente o é), em caso de incêndio, o ferro está demasiado à superfície, sofrendo o mesmo fenómeno das estrutura metálicas.
Colocado por: leticia abreuCaro Empatias
Uma dúvida: os bancos financiam o crédito nesse tipo de habitações?
Cumps