Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos

    Comprei uma casa e estou a fazer algumas obras de remodelação. Gostaria de saber algumas opiniões de como resolver este espaço. Estava a pensar utilizá-lo como lavandaria e, assim sendo, gostaria de o fechar. Qual poderá ser a solução para o fechar sem que pareça uma marquise nem um portão de garagem portão de garagem ;) ?

    Obrigada desde já
      IMG_0185.JPG
  2.  # 2

    Boa tarde AntC,

    pode fazer muitas coisas. Como é exterior e como o vão de escadas parece ter cerca de 90 cm (confirme por favor) uma solução é fechar com ripas de madeira acentes em estrutura metálica ou madeira (tratada), ou lâminas metálicas (alumínio por exemplo). Ou dentro da mesma imagem, poderá fazer uma solução tipo armário embutido, com portas (metálicas de preferência) totalmente fechadas ou com lâminas. Fazer um pano de parede, mesmo com tijolo de 7, parace-me inadequado por causa do espaço que será ocupado.
    Uma solução mais especifica depende de outras coisas, e que podem ter influência na solução final. A casa é de que zona do país? Qual é a idade da casa? Quanto pretende gastar?
    Se está a fazer remodelações, e está a trabalhar com um arquitecto, este é a pessoa mais indicada para o ajudar. A solução desse vão de escada deve estar de acordo com o aspecto geral da casa.

    Cumprimentos,

    Rodrigo
  3.  # 3

    Obrigada Rodrigo!

    Tem toda a razão, fechar com tijolo, mesmo de 7, vai roubar muito espaço interior. O espaço que disponho é de cerca de 3m2... espaço interior cerca de 80cm. Pretendo colocar cerâmico no chão, colocar máquina de lavar roupa (que deve estar convenientemente protegida), balcão com pia (o esgoto já está preparado) e armários para arrumação diversa.
    O problema é mesmo o que referiu: " deve estar de acordo com o aspecto geral da casa"... as soluções que encontro não me parecem interessantes :( Estas escadas estão colocadas num pequeno quintal que vou dividir em dois espaços distintos: espaço de "refeição" e um outro relvado. Não gostaria de ver um "bloco fechado" e em desacordo com o espaço circundante.
    Quanto ao valor a gastar... pois...o problema de todos nós :( Acima de tudo, gostaria de algo funcional e que permitisse o máximo de aproveitamento.

    Uma vez mais, muito obrigada pela opinião
    Cumprimentos
  4.  # 4

    Se colocar fotos do pátio, da casa, se disser o ano e em que zona do país está a casa pode ser que se possa arranjar umas dicas mais específicas. Aparentemente, para o que quer uma solução de portas de abrir poderá ser a mais indicada. O aspecto final dessas portas (e consequentemente os materiais e modo de construir) é que pode ser muito variado.

    Cumprimentos,

    Rodrigo
  5.  # 5

    Caro Rodrigo

    Em anexo coloquei algumas imagens. Agradeço desde já a sua opinião e, obviamente, de todos os que quiserem opinar!! A casa (no Porto) data de 1928, inicialmente estava dividida em três fracções mas foi remodelada em 1988 passando a uma única fracção. Infelizmente, a remodelação que foi feita na altura não "contemplou" devidamente uma reforma no sistema eléctrico e canalização (obra que fiz agora... um pouco acima do orçamento previsto, mas achei que valeria a pena). A casa tem imenso potencial... para já estou a fazer reformas estruturais e fundamentais, como acima mencionei. O quintal está repleto de bambu, bonito mas é uma praga! As raízes percorrem todo o terreno e rebentam as barreiras de cimento, ou seja, a retirar!!!
      fachada.png
  6.  # 6

    Imagens em pdf...
  7.  # 7

    mais algumas
  8.  # 8

    Boa tarde AntC,

    a sua fachada frontal parece-me que está muito bem:D Tá revestida a capotto? E mais uma pergunta, por curiosidade, a casa não tem as cantarias e o embasamento em pedra? Se sim, pintou por cima? Pela idade, da casa, também pode não ter pedra e ser apenas desenho de fachada (o que não é mau, de todo). Peço desculpa pelas perguntas (parvas!) mas não consigo perceber bem pela fotografia.

    Em relação ao vão da escada exterior, o que disse anteriormente mantêm-se, isto é, pode colocar umas portas com lâminas de aluminio igual (cor e acabamento) ao aluminio da caixilharia, que parecem-me em cinza escuro, pode ver isso na mesma marca das caixilharias. Depois é só mandar fazer num serralheiro.
    Pode também colocar umas ripas de madeira com acabamento igual à madeira do pavimento exterior. Neste caso fale com um carpinteiro.
    Ou pode, colocar umas portadas iguais às portadas que tem na casa (o problema neste caso é que tem de ter um tratamento para as proteger da humidade do exterior). O vão da escada está relativamente protegido do vento e da chuva?
    O pátio como é que vai ser pavimentado? Se colocar deck as portas do vão também podem ser nesse material e assim ficarem iguais ao pavimento.
    Pode sempre colocoar umas portas em chapa metálica (lisas e simples) e depois pintar ou lacar na cor da fachada das traseiras (se for igual à da fachada frontal - porque é uma cor bonita), ou na cor da escada (se pretender outra cor). Deste modo as protas não sobressaem, o que é bom porque escondem uma lavandaria.

    Um dos truques para conseguir escolher, é pensar nos materiais que tá a usar na casa, e limitá-los. Por regra, quanto menor número materiais tiver mais fácil fica escolher e também é mais fácil acertar na escolha.;) Muitos materiais/acabamentos (com cores, texturas, escalas, características diferentes) implicam um grande dominio de composição, o que não é nada fácil de conseguir (muito dificil mesmo!). Assim, se reduzir a uma meia dúzia (para paredes interiores e exteriores, tectos, pavimentos, portas, armários, etc) é mais fácil controlar a composição e menor o risco de fazer uma coisa que não vá gostar depois de pronto.

    Cumprimentos,

    Rodrigo
  9.  # 9

    Caro Rodrigo

    Uma vez mais, muito obrigada pela ajuda! Sim, a casa tem cantarias em pedra e foram pintadas pelo antigo proprietário. Não sei se fez bem ou não mas não me desagrada. Não me parece ter sido revestida a capotto, mas isso ficará para o próximo ano (fachadas e telhado) já que ainda aguenta um pouco mais e o orçamento já vai longo!!
    Realmente pensar em reduzir os materiais e cores parece-me bastante bem. Aliás, quando li o seu comentário começaram a surgir algumas ideias interessantes. No interior fiz a mesma coisa (cerâmicos, cores, acabamento...), não sei porque estava a "bloquear" para resolver a parte exterior!!

    Obrigada mais uma vez!
    P.s. Irei colocando algumas imagens da obra em curso
  10.  # 10

    Ainda bem que ajudei a "desbloquear".
    Em relação às cantarias de pedra, não acho nem bem nem mal. Por regra sou a favor de manter, sempre que possível, o original, e é bem possivel que o original seja com as cantarias rebocadas e pintadas. O ano da casa pode indicar qualquer coisa nesse sentido.
    Apesar da "moda" da pedra à vista, na realidade a maioria das casas em Portugal (principalmente no interior Norte) só não eram rebocadas e pintadas porque não havia dinheiro. A cultura era o de rebocar ou pelo menos pintar as paredes (muitas casas eram de pedra e depois simplesmente pintadas). Muitas recuperações não respeitam a originalidade e retiram os rebocos. É preciso ter atenção às características e história da construção e agir consoante isso.
    Como é natural, cada caso é um caso.

    Vá colocando fotos.

    Cumprimentos, Rodrigo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge_Gonçalves
    • AntC
    • 10 junho 2012

     # 11

    Remodelação _ parte 1

    Casa, dividida em três pisos (c/ pequeno terreno) com cerca de 80m2 por piso irá contemplar:
    No 1º piso - Entrada, quarto + wc completo + cozinha + sala (+ espaço exterior);
    No 2º piso - Sala + arrumos vão escada + varanda fachada principal + varanda fachada posterior + arrumos exteriores
    No 3º piso - quarto + wc completo

    em anexo fotos quarto 3º piso
    • AntC
    • 10 junho 2012

     # 12

    Quarto 3º piso
  11.  # 13

    parece um alçado de uma casa da avenida da boavista

    pode optar simplesmente por chapa lacada a uma cor próxima da casa, ou seja pintava a face dos degraus da mesma cor e colocava várias portas em chapa com a mesma largura e que vão crescendo em altura. fazia ali uma fachada de uma cor que servia de armários depois lá dentro poria o que quisesse.
    • AntC
    • 24 junho 2012

     # 14

    Depois
      IMG_0251.JPG
    • AntC
    • 24 junho 2012

     # 15

    Ainda não está terminado... provavelmente, irei optar por uma caixilharia da cor das restantes janelas com porta em vidro fosco.
    Os interiores estão quase finalizados faltando apenas pintura e móveis de cozinha.
    Obrigada pelos comentários e ajuda.

    Continuarei a colocar fotos
    • J.C
    • 24 junho 2012

     # 16

    Aquele canto não fica meio morto?
    Eu faria assim!
    Eu claro.
      IMG_02512.JPG
    • AntC
    • 24 junho 2012

     # 17

    Caro J.C

    Obrigada pela proposta! Não fica "morto" porque há espaço suficiente de passagem no interior. interessa-me, sobretudo a abertura da porta de modo a servir a máquina de lavar roupa (e eventual estendal de interior) e um móvel com uma pequena pia (lava mãos) e bancada de marmore.
    De qualquer modo, obrigada pelo comentário.
  12.  # 18

    Boa tarde AntC,

    e já pensou em portas em chapa lacadas à cor da parede? Já reparou que se optar em colocar caixilharia vai ficar mais caro e que possivelmente chama muito mais à atenção. Não me parece mal o "buraco", mas sempre pensei que não fosse emparedar o vão de escada. Quais são as medidas do "buraco"?

    Cumprimentos,

    Rodrigo
  13.  # 19

    Caro Rodrigo

    De facto, a ideia inicial não era emparedar o vão da escada mas percebi que tenho espaço suficiente para "circular" lá dentro. Ainda não tenho orçamentos para caixilharia mas tenho consciência que ficará mais caro do que portas em chapa. O "buraco" tem cerca de 160 de largura e estava a pensar na colocação de uma porta sanfonada (não tenho a certeza se é o termo correcto) de duas folhas.

    Cumprimentos e obrigada!
  14.  # 20

    .. Não se esqueça de impermeabilizar a os degraus da escada - pelo exterior!!!
    Este pormenor, se não fez (pelo menos ninguém por aqui o alertou), já deveria ter feito.
 
0.0184 seg. NEW