Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    De acordo com o esboço de remodelação do R/C pretendia fazer uma estrutura, tipo banco ( ou prateleira) ao longo da parede de todo o piso, do inicio da sala até ao fim da cozinha, apenas com uma interrupção para entrar uma porta de correr a separar os dois espaços. Em principio será um pormenor mais estético que funcional por isso estou indeciso avançar e também tenho dúvidas sobre qual a melhor maneira de executar. Deverá ficar resistente de forma a alguém se poder sentar ou suportar por exemplo uma televisão. Levaria umas sancas para LED em cima e em baixo para dar uma ideia de estar suspenso no ar .

    Acho que o efeito será mais ou menos este exemplo ( mas de menor espessura)





    Uma ideia seria fazer um perfil em chapa (?) cravar com buchas quimicas na parede e revestir depois a chapa horizontal com material (madeira ?). Alguém podee dar uma sugestão e tem ideia a que preço poderá ficar esta "brincadeira" ?

    Cumprimentos
    Concordam com este comentário: tiagot
  2.  # 2

    Outros exemplos:





  3.  # 3

    ahaha. é fácil!
    Para fazer uma coisa dessas basta contratar o John Pawson.
    Mas também se arranja por cá, suponho.

    Cpts, Tiago
    Concordam com este comentário: Rodrigo Cruz
  4.  # 4

    mas convêm não reduzir muito a espessura, porque calculo que o truque seja ter os suportes que ligam à parede bastante baixos. e se o banco tiver pouca espessura os apoios vêm-se de todo o lado. Resultado....banhada.
  5.  # 5

    a chapa de apoio digo. E também deve acabar na secção visível pelo menos meio metro antes das extremidades.
    É brincadeira pra ficar carota... se for para exterior talvez fique melhor em betão ou pedra, o que exigirá maior espessura na chapa.

    Cpts
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaobarreira
  6.  # 6

    Obrigado Tiagot
    O John Pawson já está contratado ;) Agora procuro artífices. Como disse acima é para interior. E se fosse apenas uma chapa em L? Qual a espessura a usar?
  7.  # 7

    Penso que o principal truque aqui está na iluminação forte de leds. Eu faria da seguinte forma criava um suporte de fora a fora mais estreito e mais curto que iria levar a madeira depois forrava essa estrutura em madeira deixando o espaçamento que se vê entre a parede e a madeira, estucar e pintar em branco ou da cor da parede onde se encontra o remanescente da estrutura e a fita de leds colocada em todo o redor criando o efeito de afastamento da parede parecendo que a madeira está suspensa.
    Deixo um esquema um pouco amador mas que dá para perceber, a estrutura, a forra de madeira com espaçamento para levar os leds representado pelo circulo azul
    Espero ter ajudado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaobarreira
      Drawing1-Model.jpg
  8.  # 8

    Outra solução passa por uma estrutura metálica que cria o espaçamento entre a parede e o bloco de madeira e colocar luz em todo o redor do bloco para não se detectar as sombras da estrutura
  9.  # 9

    Nas opções que apresentei a primeira ve-se nas fotos acima e não fica caro, é criar a estrutura com ferro de aliaço e betão, depois é só forrar a madeira e colocar os leds. por acaso até acho um promenor muito bonito para interior
  10.  # 10

    não me parece joel. O suporte de cima tem que estar muuuito mais abaixo para não se ver. Diria que deveria ser um único suporte que deveria ligar o banco à parede aí a 1/4 da altura total com os leds. O que encarece um bocado a estrutura. Mas o que é bom e bonito nunca foi barato. Para saber a espessura (não sabemos o comprimento total) é melhor confirmar com um engenheiro para não correr risco de isso começar a entortar...e depois gasta umas massas para nada.

    Cpts
  11.  # 11

    Colocado por: tiagotnão me parece joel. O suporte de cima tem que estar muuuito mais abaixo para não se ver. Diria que deveria ser um único suporte que deveria ligar o banco à parede aí a 1/4 da altura total com os leds. O que encarece um bocado a estrutura. Mas o que é bom e bonito nunca foi barato. Para saber a espessura (não sabemos o comprimento total) é melhor confirmar com um engenheiro para não correr risco de isso começar a entortar...e depois gasta umas massas para nada.

    Cpts

    No primeiro exemplo que o João deu acredito mas ele deu outros exemplos e eu baseei-me numa das fotos do 2 post que até tem 2 senhoras sentadas, ai vê-se a estrutura que está igual À parede e com as luzes consegue aproximar-se da 1ª opção claro que não é uma cópia exacta mas é mais fiavel e mais barato.
    para realizar a 1ª opção concordo consigo só dessa forma e sim não fica barato
  12.  # 12

    Colocado por: Joel Aguiar... criava um suporte de fora a fora mais estreito e mais curto que iria levar a madeira


    Pois. Mas de que fazer esse suporte? Chapa de que espessura ? Em L ou em T? Ou soldar suportes horizontais de secção quadrangular ?

    ... deixando o espaçamento que se vê entre a parede e a madeira, estucar e pintar em branco ou da cor da parede onde se encontra o remanescente da estrutura


    Mas será que se consegue disfarçar o suporte na parede ? Picar a parede uns milimetros para embutir ? Haverá alguma massa para rebocar ou estucar or cima da chapa ?

    O que eu pensaria era algo como isto:

    Desculpem não percebo muito disto e queria levar algumas ideias ao empreiteiro ou seralheiro.
      banco Pawson.JPG
  13.  # 13

    Ahhh assim nãao vale. Se é para fazer, é para fazer bem !
    Vindo do Pawson é um tronco a flutuar. Se o suporte estiver à vista fica um banco com luzinhas!!!
    Venha daí o chapalhão João!!!

    Inédito!!! detalhe em texto!!!

    |
    _________________ | planta __________________________________________________________________________________________
    | | | deixar 50cm min | | deixar 50cm min
    | | | ___________________|_____________________________________________________|________________ 5 a 10 cm de separação da parede (depende do comprimento do banco)
    | |<___ |_ | |
    |_____________ |<__ | | |
    | | |
    | |_________________________________________________________________________________________|



    Hehehehe, muito bom! é só fingir que as linhas estão direitas e contínuas.

    Cpts
  14.  # 14

    ohhhh ficou td escangalhado !! acho bem!! Arquitecto não dá ideias!! Vende projectos!!!
  15.  # 15

    João ! assim não ! fica uma pirosice de um banquinho com luzinhas !
    é mandar dinheiro para o lixo...
  16.  # 16

    se utilizar uma estrutura metálica como a chapa que fala ela terá de ser cravada na parede aparafusada não creio que ficará muito resistente. por isso concordo mais com a solução em T.

    quando falei em estucar e pintar foi para a estrutura em betão. Em ferro pode embutir grande parte da estrutura ficando os suporte visíveis e ai ´só pintando à cor da parede e trabalhar a luz para não se notar sombras. mas se for para servir de banco ou para levar peso recomendo mais o desenho que lhe fiz, ai sabe que nunca vai ceder, a não ser que a parede caia.
  17.  # 17

    fale com o james turrel!!

    ehhe, tudo depende do tipo de iluminação que quer, mas poderá ser feito através de iluminação embutida na estrutura.

    cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  18.  # 18

    Tiago não achas que uma estrutura em betão com 10cm de altura e depois a madeira andar acima disso 4 ou 5 cm e deixando os espaçamentos não vai criar o efeito? já vi que é arquitecto eu faço o que vocês desenham mas acho que iria resultar.
  19.  # 19

    perfil de aço em H. por ex. 25 cm

    em que uma parte fica chumbada a parede e depois é revestido a madeira
  20.  # 20

    não dá aquele look de certeza.

    Pelas fotos o banco deve ter uns 20cm a 25 cm de espessura. e tem que ter essa espessura para dar uma imagem sólida. Aí tem que ter um carpinteiro impecável que consiga fazer o folheamento em condições para que pareça feito de apenas uma peça de madeira.
    Desses 20/25 cm de altura colocar a fita de led a iluminar para baixo. 2 cm de espessura devem chegar. Depois a tal chapa quinada contínua deve ligar à parede a 15 cm de altura da superfície do assento ou mais (quanto mais baixo melhor). Isso exigirá uma espessura considerável (será melhor ter o engenheiro a confirmar com cálculos) e a ligação deve acabar a uns 50 cm das extremidades para não se ver das pontas.
    A parte de trás do banco deve ter um recesso de uns 3 a 5 cm par por o LED que não deve ficar logo à face, para a luz diluir um pouco.
    Vindo de quem vem até é quase certo que tenha um vidro fosco alinhado com a face de trás para diluir melhor o clarão, e não revelar os suportes e luzes.

    Meus caros, fazer o que quer que seja em condições dá trabalho e custa dinheiro.

    Uma versão com demasiadas adaptações e cedências fica um seat marbella a fingir de ferrari. Não deixará de ser um Seat marbella, e aí (se não houver fundos para o ferrari) talvez seja preferível deixar as luzer e demais artifícios, e fazer um honrado banco que pareça um banco honrado.

    Cpts. Mas fico contente por ver que o joão é exigente. Já não se perde tudo!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaobarreira
 
0.0177 seg. NEW