Iniciar sessão ou registar-se
    • h3l
    • 31 julho 2012 editado

     # 1

    Bom dia,

    Somos um casal jovem à procura da 1ª casa pra arrendar e ontem tive a sensação que aprendemos uma lição:

    Vimos um t1 do qual gostámos logo e isso notou-se no decorrer da visita, acontece que no final perguntei à proprietária se era com contrato e recibos e ela disse que contrato sim mas recibos não!
    Ora a visita estava a correr bem, o agente imobiliário sorria, e nós também, mas quando ouvi recibos não,
    mudei logo de cara.

    Julgo que ao demonstrar logo interesse ao inicio fez com que a proprietária achasse que já tinha a casa alugada. Quando no final tocámos no assunto dos recibos e da existência de causão, ela tentou "esticar a corda" a ver se pegava.

    Lição: não mostrar logo interesse, ok. Mas e em relação aos recibos e à causão? será que se não tocássemos no assunto, na altura do contrato essa questão nem se colocava? Fizemos mal em perguntar?

    Enfim, penso que ao demonstrar que gostámos da casa e no final perguntamos pelos recibos e causão estragamos tudo.
    •  
      imbs
    • 31 julho 2012 editado

     # 2

    Colocado por: h3lEnfim, penso que ao demonstrar que gostámos da casa e no final perguntamos pelos recibos e causão estragamos tudo.


    Não foi por isso de certeza.



    Colocado por: h3lLição: não mostrar logo interesse, ok. Mas e em relação aos recibos e à causão? será que se não tocássemos no assunto, na altura do contrato essa questão nem se colocava? Fizemos mal em perguntar?


    O facto de não haver recibos não é caso de morte, diga-lhe (se quiser a casa) que então paga por transferência bancária e aí tem comprovativo dos pagamentos. Se ela não registar o contrato nas finanças, façam-nos vocês (10% do valor da renda e só se paga uma vez). Leiam bem o contrato e não assinem nada sem ler com as desculpas 'ah isso (o contrato) é o normal...é uma minuta'.

    A questão da caução não percebi?! Que pede a proprietária?

    Boa sorte.
    • h3l
    • 31 julho 2012

     # 3

    A questão da causão fomos nós que colocamos porque há quem peça 2 rendas e há também quem peça 2 +1 pelo recheio da casa julgo eu.

    A questão é que nem a proprietária sabia bem para que era, mas ao levantarmos a questão ela disse logo que sim, também queria uma causão...

    Mas em relação aos contratos e recibos? O contrato tem o mesmo valor se não for registado nas finanças? que minuta é que usam então?

    Estou à procura de legislação sobre isto para estar mais seguro nas próximas visitas se alguém conhecer toda a legislação associada agradecia...
    •  
      imbs
    • 31 julho 2012

     # 4

    1º é caução (desculpe a correcção)



    Colocado por: h3lA questão da causão fomos nós que colocamos porque há quem peça 2 rendas e há também quem peça 2 +1 pelo recheio da casa julgo eu.

    Os proprietários podem pedir o que eles quiserem, até podem pedir 6 meses de renda. 'Nós' inquilinos só aceitamos se quisermos. O 'normal/usual' são 2 rendas mais caução.


    Colocado por: h3lO contrato tem o mesmo valor se não for registado nas finanças?

    Tem.

    Colocado por: h3lque minuta é que usam então?

    Eu só estava a alertá-lo para ler o contrato, pois podem usar um 'já feito' e dizer-lhe para assinar bem e depressa e depois escapar-lhe coisas como:

    Obras (de qualquer espécie) a cargo do inquilino;


    Colocado por: h3lEstou à procura de legislação sobre isto para estar mais seguro nas próximas visitas se alguém conhecer toda a legislação associada agradecia...

    Não complique tanto. Casas há muitas, se vir que 'não lhe cheira' escolha outra, ou vá a uma consulta de advogado e aconselhe-se. Estar a procurar legislação assim à papo seco não lhe serve de nada.
    •  
      GF
    • 31 julho 2012

     # 5

    Colocado por: imbsA questão da caução não percebi?! Que pede a proprietária?

    Deve pedir aquilo que é normal....
    •  
      imbs
    • 31 julho 2012

     # 6

    Colocado por: gf2011Deve pedir aquilo que é normal....


    Pelo que o h3l dá a entender é só quando ele aborda as questões que a proprietária pensa nelas (duvido). Ela se calhar pedia 3 rendas e chamava a uma de caução...
    •  
      GF
    • 31 julho 2012

     # 7

    Se calhar foi a causão que causou o problema.... ;)
  1.  # 8

    E porque não perguntar à senhoria o porquê de não querer passar recibos e tentar contornar essa questão? A falar é que as pessoas se entendem...
    Pode sempre sugerir baixar o preço... há muitos senhorios que pedem um preço com recibo (bastante mais caro) e outro sem.

    Conselhos:
    - não aceitem essas condições. contrato registado nas finanças, recibos e tudo em ordem. É uma das formas de se protegerem e declararem no V/ irs e conseguirem maior reembolso. Como disse a imbs casas há muitas e senhorios também!
    - paguem SEMPRE por transferência bancária ou cheque e guardem todos os comprovativos/fotocópias.
    - leiam muito bem o contrato antes de assinar mas antes... informem-se. Há muitos tópicos por aqui sobre legislação do arrendamento.
  2.  # 9

    resultado?
    • h3l
    • 23 agosto 2012

     # 10

    bel99,
    Obrigado pela sua ajuda.

    O resultado foi que arrendamos outra casa com contrato nas finanças e recibos. Deste caso que aqui partilhei, aprendi que quando o proprietário logo no primeiro contacto se mostra pouco flexivel e pouco disposto a negociar, então não é bom sinal para o futuro.

    Decidi que, se a proprietária demonstrou logo de inicio alguma arrogancia e inflexibilidade no tema dos recibos, então provávelmente tb seria assim se no futuro como proprietária.(mudar uma torneira por ex)

    Conclusão: num possivel compromisso entre 2 partes, ao menos que no início se mostrem ambas disponiveis/simpaticas lol
  3.  # 11

    Boa sorte :)
 
0.0146 seg. NEW