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    • d1000
    • 2 julho 2009 editado

     # 21

    A madeira acabou por lascar e estalar toda. Não tem mais espessura para recuperar tal dano. Enfim, não adianta aprofundar isso. A minha opinião é que não compensa somando tudo. A madeira é mt bonito depois de acabada, a partir dai é sempre para pior e mais trabalho e trabalho.... É apenas a minha opinião e que me leva a procurar sintéticos...
  1.  # 22

    Colocado por: d1000A madeira acabou por lascar e estalar toda. Não tem mais espessura para recuperar tal dano. Enfim, não adianta aprofundar isso. A minha opinião é que não compensa somando tudo. A madeira é mt bonito depois de acabada, a partir dai é sempre para pior e mais trabalho e trabalho.... É apenas a minha opinião e que me leva a procurar sintéticos...


    Aplicar verniz é uma completa asneira. Nestes 2 meses já recuperei muitos m2 de IP e estão sempre a parecer propostas. Lixagem até ao "osso" e aplicação de impregante, hidrófugo, aquoso, fungicida. Fica novinho em folha. Faz doer as costas e faz algum pó, mas o cliente fica satisfeito e...é trabalho! Não se pode comer só a carne...temos que rapar também os ossos...lol

    Cump.
    Lucílio
  2.  # 23

    Eu caí na asneira de não deitar oleo teca no 1º ano. Agora a madeira IPE está negra (excepto nos locais onde não incidiu os raios solares). Se mandar lixar aquilo e deitar logo óleo teca ela ficará bonita? Ou ao final de 1 ano ficará igualmente negra?
  3.  # 24

    Boa tarde. Desculpem o meu desabafo; Tanta barbaridade junta que nem comento. Por amor de Deus, comecem por favor a falar do que entendem, não ouçam tudo nem avaliem todos pela mesma bitola.
    Sendo difícil de analisar por estas fotos se é Ipê ou Cumarú, existe desde logo uma particularidade, o Ipé regra geral não fendilha ao contrário do Cumarú. Nem vou adiantar mais nada pois posso parecer indelicado e mal educado para algumas pessoas e nem o sou, mas por favor....
    Atentamente
  4.  # 25

    Ui.. se não fendilha então comprei gato por lebre.

    O meu deck, já tem umas rachadelazitas... mas o carpinteiro até é um moço de confiança. Será que foi o vendedor que o enganou?

    Só uma coisinha: O Cumaru, quando serrado faz um serrim meio esverdeado e com um cheiro intenso a enxofre?
  5.  # 26

    É incrivel a quantidade de vezes que a conversa sobre o deck natural acaba em "Não terá sido enganado" ou "Comprou gato por lebre...."
  6.  # 27

    Colocado por: jfsmoreiraUi.. se não fendilha então comprei gato por lebre.

    O meu deck, já tem umas rachadelazitas... mas o carpinteiro até é um moço de confiança. Será que foi o vendedor que o enganou?

    Só uma coisinha: O Cumaru, quando serrado faz um serrim meio esverdeado e com um cheiro intenso a enxofre?


    Bom dia. A madeira de Ipê não tem odores, também é de cor esverdeada, mas esse cheiro não tem nada a ver com a madeira pois como disse é inodora. Já o cúmaru tem de facto um cheiro muito forte e desgradável, quase intoxicante. É um cheiro característico, e o serrim como diz é castanho esverdeado.
    O fendilhamento da madeira é quase sempre(+ de 90%) devido à secagem inadequada (tempo, local) e ao grau de humidade ser o incorrecto. A madeira de ipè não está imune a isso, mas quando referi tal situação por ser a mais fácil de detectar comparativamente com o cúmaru, tem a ver em termos puramente comparativos entre essas 2 espécies, o cúmarú regra geral além de fendilhar facilmente, com ou sem secagem adequada; empena muito facilmente, empenamentos em arco por ser uma madeira de fio revesso. É uma madeira muito dura (+ que o ipê)e mais pesada que o ipê(1080Kg/m3 contra 1050kg/m3).
    Atentamente
  7.  # 28

    Colocado por: jfsmoreiraEu caí na asneira de não deitar oleo teca no 1º ano. Agora a madeira IPE está negra (excepto nos locais onde não incidiu os raios solares). Se mandar lixar aquilo e deitar logo óleo teca ela ficará bonita? Ou ao final de 1 ano ficará igualmente negra?

    Bom dia. Antes de lixar tente primeiro uma lavagem com boro em jacto de pressão e depois deixe secar. Aplique depois o óleo de teka, apesar de haver outros óleos tão ou mais eficientes, e naturais, da Biofa por ex. Durante o dia de hoje tentarei ainda aqui colocar as referências desses óleos e dos produtos de limpeza que refiro atrás.
    Atentamente
  8.  # 29

    que lavagem é essa com boro?

    Posso comprar o boro e deitar no recipiente da máquina de pressão?

    Pois, o meu deck tem algumas fissuras... não são muitas, é certo. E aparecem apenas em algumas réguas. Mas outra característica é que existem algumas (poucas) réguas que empenaram um pouco, conseguindo até partir os parafusos.

    Uma fotografia de algumas réguas é o suficiente para detectar se é IPe ou Cumaru?
  9.  # 30

    Colocado por: NMGBoa noite,
    tambem estou a terminar uma moradia e vou necessitar de 60m2 de deck composito. Alguêm pode dar opções e preços? Tenho alguma urgência. Com todo o material incluido(sarrafos e aplicadores) e se possivel mao-de-obra.
    Nuno
    Tlm-917266896

    Em que zona..

    Aqui na zona norte conheço 2 empresas..

    +/-65€ c/IVA tudo incluído e com mão de obra..
  10.  # 31

    Colocado por: d1000
    Colocado por: NMGBoa noite,
    tambem estou a terminar uma moradia e vou necessitar de 60m2 de deck composito. Alguêm pode dar opções e preços? Tenho alguma urgência. Com todo o material incluido(sarrafos e aplicadores) e se possivel mao-de-obra.
    Nuno
    Tlm-917266896


    Conseguiu bons preços para isto NMG ? Se sim que marca e preços? Obrigado.


    Veja aqui
  11.  # 32

    Colocado por: jfsmoreiraque lavagem é essa com boro?

    Posso comprar o boro e deitar no recipiente da máquina de pressão?

    Pois, o meu deck tem algumas fissuras... não são muitas, é certo. E aparecem apenas em algumas réguas. Mas outra característica é que existem algumas (poucas) réguas que empenaram um pouco, conseguindo até partir os parafusos.

    Uma fotografia de algumas réguas é o suficiente para detectar se é IPe ou Cumaru?


    Boa tarde. Antes de aplicar o boro, que vai servir de protector em profundidade e actua como agente de limpeza, deve primeiro fazer uma limpeza com uma solução de ácido oxálico a 8% para retirar o negro da madeira. Depois desta aplicação deve então lavar a jacto de água toda a madeira, e fazer então a aplicação do boro.
    Para adquirir ou obter mais informação sobre este ácido vá ao link seguinte:
    http://www.mundonectar.com/web/content/view/4/31/

    Pois é, o facto de estar a empenar, e como é uma madeira muito dura e pesada; deve-se com certeza a quase 100% a uma má secagem, mau armazenamento. Antes da aplicação a madeira esteve em obra quanto tempo? ou não chegou a estar.....
    Por fotografia é um pouco difícil de discernir,sou mais daqueles que têm de "apalpar", cheirar e visualizar veios e defeitos ao vivo. Não quero cometer a imprudência de dizer que a madeira das fotos é A ou B. Especialmente quando se trata de cúmaru e ipè, ou até de outras que são muito idênticas como a bétula,choupo,plátano etc...
    Atentamente
  12.  # 33

    Boa tarde. Note-se que quando refiro no comentário anterior as madeiras de bétula,choupo e plátano serem muito idênticas, não tem a ver com o ipê ou cúmaru como é óbvio. Pode ter ficado mal explicíto a forma como escrevi.
    Atentamente
  13.  # 34

    A madeira mal veio, foi logo instalada no local.

    Jé percebi que para branquear a madeira uso o acido oxálico diluído a 8%. Basta deitar essa mistura no deck? Ou tenho que o esfregar? Tenho de lavar logo de seguida o deck? Ou posso deitar esta mistura nos 125 m2 e no final proceder à lavagem do deck?

    Qual a função do Boro? Como o aplico? Posso depois deitar o óleo teca? Ou é desnecessário?

    Peço desculpa por tanta pergunta, mas gostaria realmente de colocar o deck bonito, ainda para mais que no final do mês vou ter uma festa grande cá em casa.
  14.  # 35

    Boa tarde. Pois um dos maiores problemas que tem com o seu deck foram ocasionados pela imediata colocação. Aconselho todas as pessoas que adquiram madeiras, qualquer uma para aplicar dentro ou no exterior; deixarem a mesma no local de instalação pelo menos 1 semana para ambientação ao clima da zona, e ajudar a secgem da madeira. Quando no exterior a madeira deve ficar assente sobre ripas de madeira, e entre cada régua ou prancha devem ser sempre colocadas ripas para permitir a ventilação. Nunca deixar a madeira, durante este tempo demasiado exposta ao sol, o ideal é que esteja em local que permita apanhar sol e sombra, e alguma ventilação. Pode ter a certeza que um dos grandes problemas do seu deck foi ter sido aplicado de imediato, um erro crasso e incompreensível em profissionais que vendem madeiras. E vai continuar a ter problemas com o seu deck até estar estabilizado.
    Diga-me o seguinte, a ver se o consigo ajudar:
    1-Há quanto tempo foi colocado o deck?
    2-Quais as distâncias do ripado onde está aplicado?
    3-Qual a espessura do ripado?
    4-Que tipo de madeira é o ripado colocado?
    Tente responder-me a estas questões, se for possível ajudar cá estamos. Não faça entretanto nada no deck, apesar de abaixo descrever a operação a realizar, não a faça até eu ter uma melhor percepção da problemática após as suas respostas.

    A diluição deve ser espalhada pelo deck, e pode fazendo por sectores, não o faça todo de uma vez. Faça também uma experiência primeiro numa zona menos visivel, e deixe actuar. Esta experiência vai servir para ter noção do tempo necessário de actuação, é que varia muito de madeira para madeira, mas como essa madeira não teve qualquer produto aplicado antes creio que 30 mn de actuação podem ser suficientes. Este tratamento é muito eficaz. À medida que for desaparecendo o negro, lavagem com jacto de água à pressão para retirar todas as sujidades. Deixe secar. O boro tem a função de protecção e actua como fungicida. Depois de aplicado deve deixar secar. Poderá então aplicar o óleo de teka após secagem da madeira.
    Atentamente
  15.  # 36

    Colocado por: empatias1-Há quanto tempo foi colocado o deck?
    2-Quais as distâncias do ripado onde está aplicado?
    3-Qual a espessura do ripado?
    4-Que tipo de madeira é o ripado colocado?


    Antes de qualquer coisa, deixe-me agradecer pela excelente ajuda.
    Agora e respondendo às questões:
    1- Faz exactamente agora 2 anos
    2- O ripado está normalmente espaçado em 60cm
    3 e 4- As ripas são de 40mmx20mm (largura x espessura) e são de uma prancha de IPe. Nalguns locais são de pinho tratado. O carpinteiro "descobriu" no final que provavelmente deveria ter sido sempre em pinho, pois o ipe, racha quando se aparafusava o deck. Nos locais cujo ripado é em pinho, o deck aguentou-se bem. Nos outros, o deck e o ripado partiram os parafusos a meio.

    Esta obra começou mal. Primeiro porque eu tinha solicitado deck de fixação oculta. Mas quando o carpinteiro trouxe o deck para aparafusar detectou o problema e disse-me logo.
    Mas como eu precisava urgentemente da obra pronta optei por utilizar aquela madeira, e o carpinteiro prometeu qye iria fazer estrados individuais, ou seja iria aparafusar a madeira por baixo e depois seria só pousar os estrados, permitindo a limpeza do deck por baixo. Só que a promessa rapidamente foi contornada e ele lá veio com a teoria que as réguas nunca iriam ficar certas e que aparafusado por cima ficaria muito mais seguro.
    Enfim, não acabou a obra a tempo e não a fez como eu pretendia. Ainda por cima no final apresentaou-te uma conta 50% superior à orçamentada, alegando que gastou muito dinheiro no ripado e que no orçamento o ripado era em pinho tratado.
    O maior problema do deck é que o ripado estalou e é impossível agora aparafusar de novo. Para as réguas cujos topos levantaram ele propõe aparafusá-las directamente ao betão. E eu tb não estou a ver outra solução.
    Para eliminar o negro da madeira ele propôe lixar todas as réguas. Será esta uma boa solução?
    Por causa daquilo fiquei com 500€... mas já me disseram que ele por 500€ não vem reparar e lixar o deck.
    ) nem considerei a hipótese de mandar a madeira embora. Ao fim de contas o fulano não conseguiu acabar a obra
  16.  # 37

    Antes de qualquer coisa, deixe-me agradecer pela excelente ajuda.

    Bom dia. Não tem de agradecer, hoje eu contribuo, amanhã pode ser o contrário. Penso que este mundo maravilhoso em que estamos inseridos, apesar da existência de muitos interesses(alguns demasiado obscuros) ainda merece oportunidades. Sem ajudas o que somos?

    Agora e respondendo às questões:
    1- Faz exactamente agora 2 anos

    Pois então a madeira em principío deve ter estabilizado.Como diz em comentário anterior que necessita do deck pronto até final do mês, se quer ter ainda possibilidades de minimizar os estragos, vai ter de ter paciência, e esquecer essa data. Penso que vai ter de realizar outro tipo de trabalhos complementares, eu diria voltar quase ao início, mas já vemos isso.

    2- O ripado está normalmente espaçado em 60cm

    Pois, o espaçamento é demasiado, aconselha-se entre 40 a 50 cm. Agora teria de levantar tudo e recomeçar de novo, que aliás seria a melhor solução até pelo que está a seguir na sua resposta.

    3 e 4- As ripas são de 40mmx20mm (largura x espessura) e são de uma prancha de IPe. Nalguns locais são de pinho tratado. O carpinteiro "descobriu" no final que provavelmente deveria ter sido sempre em pinho, pois o ipe, racha quando se aparafusava o deck. Nos locais cujo ripado é em pinho, o deck aguentou-se bem. Nos outros, o deck e o ripado partiram os parafusos a meio.


    Aqui está outro erro muito grave, a aplicação de ripado em ipê, num deck em ipê. Nunca devem ser usadas as mesmas madeiras quando as mesmas são duras e pesadas como é o caso, é um trabalho que nunca deve ser permitido fazer. O ipé ou cúmaru, sendo madeiras muito duras e pesadas necessitam de um ripado mais brando para permitir maior retractibilidade e flexibilidade à madeira. Sendo 2 madeiras iguais ou idênticas uma vai ceder. Depois, outro erro, por desconhecimento provavelmente; as madeiras em questão pela sua dureza devem ser primeiro furadas com broca de madeira para posteriormente serem aparafusadas. Deve ser aplicado nessa furação, vaselina ou óleo para ajudar a hidratar a madeira e facilitar o aperto dos parafusos.

    Esta obra começou mal. Primeiro porque eu tinha solicitado deck de fixação oculta. Mas quando o carpinteiro trouxe o deck para aparafusar detectou o problema e disse-me logo.


    Pois nessa altura deveria ter impedido desde logo o trabalho, mas enfim já todos sabemos como são as urgências, e desculpe o reparo, não é nenhuma critica individual mas sim colectiva, todos nós(eu também) quando queremos muito uma coisa e tardamos a tomar decisões quando as tomamos já era para ontem, depois aceitamos quase sempre o que não devíamos devido à pressa de última hora. Do outro lado o vendedor ou quem quer que seja apercebe-se disso frequentemente, e depois....

    O maior problema do deck é que o ripado estalou e é impossível agora aparafusar de novo. Para as réguas cujos topos levantaram ele propõe aparafusá-las directamente ao betão. E eu tb não estou a ver outra solução.


    Pois, só que não sei se é a melhor solução. Ao aparafusar directamente ao betão vai manter o ripado para que o deck não fique em contacto directo com o chão. Ora, para fazer esse trabalho vai ter de colocar buchas metálicas de expansão, ou bucha quimíca no betão. O que pode vir a suceder é as pranchas começarem a levantar noutros locais por empenamento, mas é um risco.
    Como referi no inicío, o melhor a fazer e sem pressas de "fim do mês", ou então fazer a seguir a essa "pressa" é encharcar bem toda a madeira, deixar a mesma com água durante 2 dias para que fique bem molhada. Desaparafusar todo o deck para permitir à madeira ter a sua reacção natural. Depois deixar secar durante vários dias ao sol. Só depois pense em fazer qualquer tratamento. Esta é uma medida drástica e radical, mas pode ser a única forma de resolver por completo os inúmeros problemas que tem neste momento, e que não vão parar. Paciência, e muita é necessária, e alguns €€€ à mistura.

    Para eliminar o negro da madeira ele propôe lixar todas as réguas. Será esta uma boa solução?

    Não se meta nisso, se quizer um trabalho eficaz. Essa é uma solução habitual e que resolve o problema, mas na minha opinião não é o melhor método, mas cada pessoa executa o trabalho da forma que achar lhe serve melhor os interesses, e eu pessoalmente não os tenho. Apenas tento contribuir positivamente.
    Espero que consiga resolver tudo, mas não hesite em contactar-nos se necessitar. Estamos sempre disponíveis para contribuições positivas, aqui ou em outro local.
    Atentamente
    • NMG
    • 6 julho 2009 editado

     # 38

    Colocado por: d1000
    Colocado por: NMG
    Boa noite,
    tambem estou a terminar uma moradia e vou necessitar de 60m2 de deck composito. Alguêm pode dar opções e preços? Tenho alguma urgência. Com todo o material incluido(sarrafos e aplicadores) e se possivel mao-de-obra.
    Nuno
    Tlm-917266896


    Conseguiu bons preços para isto NMG ? Se sim que marca e preços? Obrigado
    Bom dia,


    Ainda não adjudiquei o deck composito, pois aguardo outros orçamentos. A moradia é na Charneca da Caparica-Margem sul do Tejo. Fico a aguardar os vossos contactos.
    Obrigado
  17.  # 39

    Colocado por: jfsmoreiramas o carpinteiro até é um moço de confiança. Será que foi o vendedor que o enganou?

    Colocado por: jfsmoreirao carpinteiro prometeu qye iria fazer estrados individuais, ou seja iria aparafusar a madeira por baixo e depois seria só pousar os estrados, permitindo a limpeza do deck por baixo. Só que a promessa rapidamente foi contornada e ele lá veio com a teoria que as réguas nunca iriam ficar certas e que aparafusado por cima ficaria muito mais seguro.

    Colocado por: jfsmoreiraEnfim, não acabou a obra a tempo e não a fez como eu pretendia. Ainda por cima no final apresentaou-te uma conta 50% superior à orçamentada, alegando que gastou muito dinheiro no ripado e que no orçamento o ripado era em pinho tratado.

    Caro jsfmoreira. se é isto que entende por moço de confiança...
  18.  # 40

    Boa tarde. Pois....nem eu quiz chegar aí por demasiado óbvio. Mas quem sou eu...."mais um "
    Atentamente
 
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