Colocado por: Joao DiasComo nota pessoal gostaria só de salientar que na minha modestissima opinião o maior inimigo que eu tenho encontrado na construção é a famosa "relação preço qualidade" que quase todos os comerciais de quase todas as marcas e serviços apregoam e depois lixam-nos... Tenho vindo a aprender ao longo da construção e tambem de muita pesquisa de que quando queremos qualidade (a sério) não temos preço e vice versa...
Colocado por: Joao DiasEu pessoalmente tentaria contactar com Empreiteiros ai da sua zona que tenham construido casas não para vender mas sim para o cliente final.
Colocado por: PicaretaEntão e porquê?
Colocado por: PLMarquesMas pior que isso é comprarmos material bom e depois apanharmos alguém que o aplica deficientemente...
Colocado por: PLMarquesQuer com isto dizer que se quisermos ficar bem servidos, no que diz respeito ao material, temos de pagar e pagar muito bem! Estou plenamente de acordo...
Colocado por: PLMarquesMas pior que isso é comprarmos material bom e depois apanharmos alguém que o aplica deficientemente...
Colocado por: PicaretaNão sei se leu o que escreveu, mas não respondeu à minha questão.
Numa obra, venha quem vier, digam o que disserem é sempre preciso haver cedências...
Colocado por: j cardoso
Não seja por isso, venho eu. Isso pode ser verdade para quem anda a brincar às casinhas porque para quem encara estas coisas com profissionalismo do princípio ao fim (refiro-me aos DO, entre outros) isso é treta e da grande.
Mas eu percebo, isto é como no futebol, o que não faltam são treinadores de bancada a mandar palpites.
Colocado por: j cardosoNão seja por isso, venho eu. Isso pode ser verdade para quem anda a brincar às casinhas porque para quem encara estas coisas com profissionalismo do princípio ao fim (refiro-me aos DO, entre outros) isso é treta e da grande.
Como o quero continuar a ter na conta que tenho vou acreditar que só escreveu essa patetada para me picar...
quando se refere ao profissionalismo do DO, estamos a falar de quê?
Colocado por: j cardoso
Errado, não estou minimamente interessado em picá-lo. O que eu quis dizer é que a sua afirmação é sem sentido, própria de quem acha que sabe mas ... não sabe; ou seja, de um treinador de bancada que por ir ver os jogos ao domingo já acha que percebe.
Colocado por: j cardosoEstou a referir-me a algo que é fundamental para quem vai construir - a definição exacta do que se quer: métodos construtivos, materiais e trabalhos a realizar. Ou seja, projecto de execução, caderno de encargos, mapas de medições e uma fiscalização activa.
Um DO que me mostre a sua casa e depois me diga que a construção correu exactamente como fora planeado. Que não mudou nem uma virgula do que estava escrito... NEM ai eu acreditava...
Colocado por: two-rokAntigamente dava-se um orçamento e este era definitivo, não existiam alterações. Hoje em dia, até chegarmos ao definitivo temos umas belas horas em frente ao computador a dar várias versões de cada orçamento, será que caminhámos na direcção correcta? Tenho dúvidas, mas é a realidade que temos.
Colocado por: PLMarquesaté que ponto é que o empreiteiro poderá cumprir o acordado, se descer abaixo do racional, só para ganhar a obra!!!!!
Colocado por: PLMarquesneste momento devemos tentar "espremer" os orçamentos, antes de abjudicar?
Colocado por: Joao DiasSim, se estiver a comprar materiais, bem definidos, por exemplo o azulejo xpto da marca...
Não, tudo o que envolva mão de obra.
Colocado por: PLMarquesQuer com isto dizer que posso tentar baixar o preço dos materiais à vontade, no que diz respeito à mão de obra é que não?
Colocado por: PLMarquesOlá two-rok!
Não me leve a mal pelo que lhe vou dizer, mas será que devo depreender das suas palavras que neste momento devemos tentar "espremer" os orçamentos, antes de abjudicar?
Eu imagino que isso também deva ser um tanto ou quanto perigoso, até que ponto é que o empreiteiro poderá cumprir o acordado, se descer abaixo do racional, só para ganhar a obra!!!!!