Não sei se é o sítio mais adequado mas tenho uma dúvida: A Simbologia "SI" é normalmente com as Letras em Branco Sob fundo Vermelho. No entanto, na empresa onde estou existe um Carretel, que é Vermelho, mas a porta é Branca e como tal como SI em Branco num fundo Branco é incoerente. Pensei então, que o mais indicado seria colocar as letras "SI" a Vermelho sob o fundo "Branco". No entanto, questionaram-me se poderiam colocar as letras SI em Preto sob fundo Branco. Ora, eu não encontro em nenhuma legislação ou outro documento algo que esclareça em relação a este assunto.
Assim, as letras SI podem ser colocadas em Preto sob Fundo Branco? Ou tem de ser as letras SI a Vermelho sob fundo branco, já que as letras em Branco sob fundo Vermelho não é possível... Existe Legislação específica sobre estas letras "SI" ou outra que refira as cores? (para além da Portaria 1456)
Desde já agradeço a disponibilidade, Cumprimentos,
Não lhe sei dar resposta sobre as cores regulamentadas para o sistema de incêndio (tipicamente é como diz, fundo vermelho e letras brancas), mas do ponto de vista prático, para evitar a situação que fala, compraria o sinal da Sinalux e colocava-o acima do carretel:
ana. A norma para os carreteis indica que o TAMBOR tem de ser vermelho. A caixa pode ser pintada ou colocada em qq tipo de nicho, desde que permita a sua utilização e acessibilidade em caso de emergência, bem como esteja sinalizada de acordo com o RT-SCIE. Ou seja. Deve ser aplicado o pictograma foto-luminescente aproprado de acordo com as regras de instalação constantes do Art.º 108 a 112 da Portaria 1532/2008 Esta Portaria veio regulamentar o DL 220/2008
EDIT: Essa portaria (P1456A/95) deveria ter sido inequivocamente revogada, no que concerne a SCIE, pelo que considero que o que se deve considerar os diplomas, regulamentos e Normas MAS RECENTES e ESPECIFICOS ACTUALMENTE em vigor.
A sigla SI (Serviço Incêndios), deve ser utilizada nas bocas de incêndio de colunas húmidas e /ou secas). Normalmente NÃO armadas.
Pedro Barradas, Quer isso dizer que a tal "porta" branca como eu referi(o tambor, como referiu), deveria ser Vermelha? Eu sinceramente não estou por dentro disso, mas já houve lá uma Auditoria (interna) e julgo que não fizeram nenhum reparo a essa situação. Na altura as "portas" dos carreteis brancas tinham as letras SI como um género de autocolante (Letras brancas sob o fundo Amarelo).
Em relação à sua frase: "A sigla SI (Serviço Incêndios), deve ser utilizada nas bocas de incêndio de colunas húmidas e /ou secas). Normalmente NÃO armadas." Quer dizer que o carretel não deveria ter a letra "SI", tal como descrevi?
Peço desculpa por estas questões, mas como já disse, este é um tema em que não tenho muitos conhecimentos.
O tambor... é a peça onde a mangueira do tipo rigido está enrolada.(dentro da caixa)
se já tem.. mal não faz. Maso que tem de te, é a sinalização nas condições dos artigos que mencionei constantes da P1532/2008.
Mais importante (que o pormenor do autocolante a dizer SI, ou não ou a cor do mesmo): A empresa ter mandado elaborar as Medidas de autoprotecção e mandado as mesmas para parecer da ANPC e estarem devidamente implementadas. Do ponto anterior decorre que (durante a elaboração das Medidas de autoprotecção é efectuada uma "auditoria" das condições SCIE): - O material está devidamente operacional ( se não está, colocar o material em operacionalidade o mais rápido possível) - Existem meios SCIE, em número suficiente e devidamente dimensionados para A utilização-tipo e categoria de risco do edificio. - Os funcionários, ou as pessoas que estão escaladas na Organização de Segurança de Incêndio, sabem o que fazer em situação de alarme, nomeadamente utilizar os equipamentos disponiveis SCIE, participar na evacuação, etc... - Receberam a formação, se exigida.
Em relação às MAP's.. a empresa é classificada como 3.ª Categoria de Risco, e ainda não tem as MAP's respectivas, pelo que estamos a trabalhar nisso... (agora, acho que entendo o porque de na anterior Auditoria Interna, não se ter dito nada sobre a Sinalização SI ou afins..)
Neste momento, reportamos este assunto à "hierarquia superior".
Sabemos que tem de ser efetuado por Técnico credênciado (que tem de ter Formação em SCIE e 5 anos de experiência e estar na lista dos Técnicos da ANPC). A "teoria" está reportada à "hierarquia superior" e neste momento, "foge" ao nosso controlo... sabemos bem como estes processos podem ser demorados. No entanto, julgo / espero que esta situação será resolvida taõ breve quanto possível.
Colocado por: _Ana...estar na lista dos Técnicos da ANPC...
Este é que é o pormenor IMPORTANTE...
PS: convem que funcione, e que.. dependendo dos CDOS(uns são mais exigentes que outros), que esteja bem elaborado. Senão arrisca-se a vir com parecer negativo, e voltam a pagar metade da 1ª taxa... além de ter de efectuar os suprimentos necessários às MAP's.