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    • MDA
    • 13 outubro 2012 editado

     # 1

    A cerca de um mês, a partir da rede da EDP por causas que me são alheias, foi injectado durante horas na minha instalação domestica, um valor de sobre-voltagem na ordem dos 360v a 380V. Uma grande quantidade de equipamentos queimou imediatamente, e só não foram mais pois dei por ela e desliguei imediatamente o quadro.
    A situação foi admitida e reparada pela EDP no espaço de uma manha.
    Não fui o unico com prejuízos, mas um dos com maiores prejuízos.
    Reportei prontamente e fiz o pedido de reposição e reparação dos equipamentos.
    Repôs apenas os essenciais pois nestes dias nunca fiar.
    Acontece que a EDP agora envia uma resposta por escrito dizendo que não foi a causadora directa da anomalia, e que como ela devemos apresentar queixa do causador da anomalia. Desconheço inteiramente qual a causa ou o causador, embora tenha ouvido boatos.
    Sendo a EDP responsável pela qualidade do serviço prestado, e não tendo eu nada a ver com o facto, a não ser na parte de ser lesado, tenho obrigação de andar a investigar quem foi o culpado e apresentar queixa as autoridades do mesmo?
    Não deveria a EDP responsabilizar-se e exigir a reposição das custas a quem de direito?
    Para alem do que fiz há alguma coisa mais que possa fazer em relação a EDP?
    Obrigado.
  1.  # 2

    Quais foram esses boatos? Tem trifásico em casa, certo?
    • MDA
    • 13 outubro 2012

     # 3

    Os boatos foram que foi alguém que inadvertidamente danificou um terra de serviço de um poste que estava em propriedade privada, e provocou falha de neutro. Dai a sobre-voltagem.
    Não a instalação e causa foi a monofasica, para trifasica standard essas voltagens não provocariam prejuízos.
  2.  # 4

    Colocado por: MDAOs boatos foram que foi alguém que inadvertidamente danificou um terra de serviço de um poste que estava em propriedade privada, e provocou falha de neutro

    este boato é incorrecto, porque o neutro é aterrado no posto de transformação,

    e mesmo que nesse caso alguém conhecido ou mesmo desconhecido tenha vandalizado a ligação a responsabilidade é sempre da EDP, que depois pode pedir o retorno ao responsável pelo acto,

    a EDP tem (pelo menos tinha) um seguro próprio para danos deste tipo, mas não costuma ser fácil de receber da seguradora, é preciso muita preserverança e muita insistência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MDA
  3.  # 5

    Responsabilidade da EDP, mas conheço um caso de um PT em propriedade privada.

    Isso não terá sido algum proprietário q fez vários pedidos à EDP para lhe retirarem um poste do terreno, para o valorizar, e acabou por fazer ele próprio?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MDA
    • MDA
    • 15 outubro 2012

     # 6

    Bem a responsabilidade para com o cliente que sou eu, deve ser da EDP.
    O que acontece é que a EDP esta a tentar descartar as responsabilidades, dizendo que a anomalia foi provocada por terceiros, e que quem foi prejudicado deve apresentar queixa desses tais. Acontece que não sei quem são esses tais, nem do que apresentar queixa. A única queixa que posso apresentar é da EDP por tentar descartar-se de uma responsabilidade que é sua, perante o cliente.
    Pelo que sei a freguesia apenas tem um PT tipo cabine já muito velhinho, e apenas uma dezena de casa foi afectada por isso não foi no PT. E caso fosse um proprietario a fazer isso dava no mesmo. O proprietario responde perante a EDP, e a EDP responde perante os clientes.
    Agora perante a carta da EDP a dizer-me para apresentar queixa sei la de quem, e por motivos que desconheço, é que não sei bem o que fazer, mas possivelmente uma resposta em carta registada dizendo o que acabei de dizer neste post, e dizer que também já passaram os 30 dias que a EDP tem para resolver o problema e a partir dai posso pedir indenização pela falta dos equipamentos queimados.
    •  
      FD
    • 15 outubro 2012

     # 7

    Experimente, paralelamente: http://provedordocliente.edp.pt/
    Concordam com este comentário: electrao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MDA
  4.  # 8

    Na minha zona um vizinho mandou deitar abaixo 1 pinheiro q acabou por cair nos cabos da rede eléctrica: todas as casas c\ trifásico ficaram c\ electrodomésticos pifados, a EDP pagou
    • eu
    • 15 outubro 2012

     # 9

    Você tem que pedir responsabilidades à EDP e apenas à EDP. Perante essa carta, "ameace-os" com tribunal e diga que vai pedir uma indemnização por danos morais e pelo tempo em que estiver sem os equipamentos. Dê-lhes um prazo para reporem os equipamentos. Envie por carta registada com aviso de receção.

    Se eles continuarem com a mesma conversa, entre com uma ação em tribunal.
    Concordam com este comentário: MDA, treker666, electrao, rnja4Real
  5.  # 10

    já estive numa situação semelhante (falha de neutro) e a EDP através da seguradora pagou tudo
    Concordam com este comentário: MDA
  6.  # 11

    Após varias historias deste genero diria para entrar "á bruta"

    do tipo queixa nas autoridades por danos, entrar em contacto com um advogado e fazer pedido de indmnizcção relatando mais vez todos os danos, fazer queixa no livro de reclamções da EDP - é um mero pró forma mas devia ser feito, e neste momento com os solitadores de execução pode-se sempre penhorar algum carrito assim é a própia EDP a dar seguimento judicial para reaver propiedade mais rápido dando um fim ao caso que normalmente tentam vencer a pessoa pelo cansaço.

    Denunciar publicamente por meios de comunicação social também resulta como pressing , agora é uma empresa privada e este tipo de publicidade fica mal!

    Uma coisa é certa só com paciencia muita mesmo leva o barco a bom porto portanto entrar á bruta encorta caminho, digo com esta expressao deixar de lado cartinhas floreadas e partir como se tivesse razão ( e acho que têm) afim de ver rsultados!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MDA
    • MDA
    • 17 outubro 2012

     # 12

    Como foi aconselhado pelo FD resolvi fazer uma reclamação ao provedor, agora vou esperar pelo resultado. Caso não seja favorável, verei o que mais é possível fazer.
    • MDA
    • 7 dezembro 2012

     # 13

    A reclamação ao provedor foi totalmente inutil, não passa de um embuste controlado pela própria EDP. A minha unica solução foi andar feito detective a procura de quem causou a avaria a EDP e fazer reclamação no seguro, mas de qualquer das formas ainda estou a espera de resposta.
    • eu
    • 7 dezembro 2012

     # 14

    Não se fique: coloque-os em Tribunal e exija uma choruda indemnização pelo tempo que ficou sem os equipamentos.

    Só assim é que estas empresas aprendem...
    • Oinq
    • 7 dezembro 2012

     # 15

    Tou a pensar que uma carta dum escritorio de advogados resolvia isso.
  7.  # 16

    Bem, eu para os electrodomesticos estaticos, nomeadamente sistemas de aquecimento de aguas, portoes automaticos e afins, tenho o seguro da casa, que me foi brigado a colocar pelo banco, e prevê situações destas com picos de corrente. Para os electrodomesticos internos/moveis, torradeiras, televisoes, computadores, etc, tenho o seguro de recheio que tambem prevê isso.
    Se tiver emprestimo ao banco, consulte as condições do seu seguro da casa, pode ser que para ja se safe por ai.
    De qualquer forma, a minha opiniao (e sou um leigo nessas coisas), é que a responsabilidade é de quem lhe fornece o serviço, e neste caso é a EDP. Carta registada com aviso de recepção a expor novamente a situação e a exigir a substituição do eletrodomesticos avariados, juntamente com um relatorio de um tecnico que ateste que os mesmos estavam avariados devido a sobrecarga electrica. Depois disso, e tendo dado um prazo na carta, tribunal com eles....eu pelo menos (volto a mencionar que sou leigo nisso), procedia desta forma.
    Cumps
 
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