Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    desperdicio é fazer coisas sem nexo, não é fazer mais ou menos grande. Fazer grande ou pequeno tem que ser algo consciente e coerente e não algo aleatório, tanto mais que certos espaços mal dimensionados causam desconforto e indo mais terra a terra, tornam-se dificeis de mobilar para alem de se tornarem disfuncionais.
    Concordam com este comentário: eu, Rodrigo Cruz
    • dyas
    • 17 outubro 2012

     # 22

    Agradeço as opinioes.
    Naturalmente que concordo com o que dizem, que se deve racionalizar espaço e evitar desperdicios.
    No fundo o que me enerva é o facto de isso nos ser imposto, pelo contexto economico nacional, vejo como uma "ditadura" no contexto imobiliario.
    Talvez seja uma visao errada mas cresci a ver as pessoas que tinham terrenos ou os compravam, a construir á medida que podiam e precisavam
    tudo fruto do arduo trabalho. Claro que na maior parte das vezes na ilegalidade isso é claro que nao concordo e ainda bem que se mudou.

    O que e certo é que hoje em dia para mim e para a minha geraçao passa cada vez mais a ser uma utopia esta "liberdade" de construir algo nosso. E passou-se a esta "ditadura", porque raio
    é que nao poderei construir um salao enorme mesmo que seja pa usar uma vez por ano para uma festa de familia, pois o custos à cabeça com licenciamentos burocracias e a carga fiscais impossibilitam tal.
    É obvio que é desperdicio mas é meu problema. Quero com isto dizer que hoje em dia nada é nosso.

    Em relação ao assunto dos arquitectos é assunto que me ultrapassa, apenas tenho opinião baseado com o que leio no forum. Mas para mim a questão é qual é a linha que separa a vontade do cliente com a do arquitecto. Supondo que existem 2 ou mais arquitectos que se enquadram no meu "gosto", no entanto se pedir um estudo a cada um não me vão desenhar coisas iguais certo? portanto a não ser que tenha fundos ilimitados para gastar com estudos terei de me contentar com a sorte ou não, da minha escolha.

    Sem mais assunto. Lol estou aberto a opiniões que melhor me elucidem claro.

    cumps
  2.  # 23

    Outro erro :

    Negligênciar ou ignorar tudo o que anda á volta do livro de obra e da burocracia em torno das camaras municipais ...

    - Perde um livro de obra : dores de cabeça, custos, tempo ...

    - Deixa que lhe escrevam no livro com datas posteriores á de expiração da licença de construção : dores de cabeça, coimas e pagamentos com juros de porrogações de licença que não deviam existir...

    - Deixa uma carta por responder nestes serviços, e entope-se a burocracia, não se emitem licenças por falta disto e daquilo, custos, tempo a passar ...

    - Certificados de betão : Se o empreiteiro desaparece é bom que o betão esteja pago ... senão vai-se descobrir o pior na altura de pedir o certificado ...

    Muita atenção aos papéis ... O saque não é só nos materiais e na mão de obra ....
  3.  # 24

    Colocado por: danobregaO facto de haver restrições à criatividade não implica que o processo de criação não seja artístico, aliás até diria que o potencia e valoriza.

    http://images.google.com/images?q=frank+gehry


    se me conseguires justificar as formas e aberturas do exterior deixa de ser arte, se não o conseguires deixa ( a meu ver) de ser arquitectura. Passa a ser uma mistura direcionada a kitch
  4.  # 25

    Colocado por: marco1desperdicio é fazer coisas sem nexo, não é fazer mais ou menos grande. Fazer grande ou pequeno tem que ser algo consciente e coerente e não algo aleatório, tanto mais que certos espaços mal dimensionados causam desconforto e indo mais terra a terra, tornam-se dificeis de mobilar para alem de se tornarem disfuncionais.


    é a isto que me estou a referir. E aidna a acrescentar ao meu ultimo post, essas construções a que o danobrega refere-se como arte, tem uma função que usualmente passa por se destacar e fazer um contras-te com o existente, proque em lado nenhum com plano arquitetônico coisas do genero poderiam ser implantadas sem essas permissas.
  5.  # 26

    Colocado por: kuGu_eLuse me conseguires justificar as formas e aberturas do exterior deixa de ser arte, se não o conseguires deixa ( a meu ver) de ser arquitectura.


    Estamos a tentar definir o que é arte como conceito, e não nos entendemos. Eu discordo que não seja arte, e pelos vistos a wikipedia também:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte

    "Uma forma de arte é uma forma específica de expressão artística, é um termo mais específico do que arte em geral, mas menos específico do que gênero. Alguns exemplos incluem Arquitectura, Arte digital, Banda desenhada, Cinema, Dança, Desenho, Escultura, Graffiti, Fotografia, Literatura (Poesia e Prosa), Música, Pintura."

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitectura

    A arquitetura (AO 1945: arquitectura) (do grego αρχή [arkhé] significando "primeiro" ou "principal" e τέχνη [tékhton] significando "construção") refere-se à arte ou a técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano.

    Para mim a arquitectura pode ser um processo artístico, e toda a boa arquitectura o é.
  6.  # 27

    Colocado por: dyasTalvez seja uma visao errada mas cresci a ver as pessoas que tinham terrenos ou os compravam, a construir á medida que podiam e precisavam
    tudo fruto do arduo trabalho


    isso é o que se chama de uma forma de optimização atravez de uma euristica construtiva gulosa :)



    Colocado por: dyasporque raio
    é que nao poderei construir um salao enorme mesmo que seja pa usar uma vez por ano para uma festa de familia, pois o custos à cabeça com licenciamentos burocracias e a carga fiscais impossibilitam tal.
    É obvio que é desperdicio mas é meu problema. Quero com isto dizer que hoje em dia nada é nosso.


    poder pode, se motra racionalidade, não. Mas se a sua opinião é mesmo esta então deve perceber muito bem o porque de todos esses custos de que fala, se calhar mais pensam igual...
    Vejamos, então queixa-se de ser taxado aqui e aculá, porque acha que é dinheiro que está a desembolsar não tendo direto proveito do mesmo, mas ao mesmo tempo estáva disponivel para o desembolsar em algo que poderia ter apenas um uso anual, talvez até nenhum e ainda por cima representar custos superiores de manutenção? Não, não pode cimentar todo o seu terreno porque as taxas que paga não justificam o uso de sumidouros continuos e coletores na ordem dos metros, e como está existem muitas outras explicações que muitos falha mem procurar saber e outros tantos em fazer perceber.
  7.  # 28

    Colocado por: danobregaA arquitetura (AO 1945: arquitectura) (do grego αρχή [arkhé] significando "primeiro" ou "principal" e τέχνη [tékhton] significando "construção")refere-se à arteou a técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano.



    exatamente, arquitecto como arte/ técnica, e não como forma de expressão

    mas e wikipédia quando não referênciada de pouco me diz, se não vejamos, ainda num dos mesmos artigos que sitou:
    Arte (do latim ars, significando técnica e/ou habilidade) geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada a partir da percepção, das emoções e das ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias da consciência e dando um significado único e diferente para cada obra. A arte se vale para isso de uma grande variedade de meios e materiais, como a pintura, a escrita, a música, a dança, a fotografia, a escultura, o teatro e o cinema .


    Em nada me parece algo que um arquiteto faz, e se o faz pela percepção e pelas emoções ou ideias proprias, fá-lo erradamente pois não é essa a sua função/habilidade.
    Mas mais, a arte(não a do mesmo significado de técnica) não se ensina, a arquitetura sim.

    Ou temos opiniões muito diferentes ou estamos a falar de coisas diferentes, ou podem os artistas começar a assinar projetos XD
    • eu
    • 17 outubro 2012 editado

     # 29

    Concordo de uma forma geral com as dicas do FD, mas cada caso é um caso.

    Fui eu que desenhei a planta base da minha casa e depois o arquiteto deu-lhe uns retoques. A única coisa que ele alterou relativamente ao meu "desenho" inicial foi o formato da garagem (cave) e depois de construída, cheguei à conclusão que o meu desenho era muito mais funcional.

    Do meu "desenho" a única coisa que alterava é o tamanho da suite: tem 20 m2 e 16 m2 chegavam perfeitamente. Do resto da casa, está perfeita para a minha família.

    Concluindo: não devemos generalizar; nem todos os "desenhos" dos donos são maus e nem todos os arquitetos fazem um bom trabalho.
    Concordam com este comentário: manuel machado
  8.  # 30

    de uma forma mais concreta vejamos um exemplo:

    Vai a um restaurante e pede um café:
    querendo apenas o café recebe tambem o já tradicional rebuçado/chocolate mas tem de pagar mais por isso

    Vai a um outro restaurante e aqui apenas lhe servem o café.
  9.  # 31

    Colocado por: euDo meu "desenho" a única coisa que alterava é o tamanho da suite: tem 20 m2 e 16 m2 chegavam perfeitamente. Do resto da casa, está perfeita para a minha família.

    Concluindo: não devemos generalizar; nem todos os "desenhos" dos donos são maus e nem todos os arquitetos fazem um bom trabalho.


    Devemos sim generalizar, depois haverão ou não exepções, porque generalizar não é criar uma regra rígida, generalizar é isso mesmo, falar no geral podendo por vezes haver casos exteriores.
  10.  # 32

    O nosso problema é que se fala no geral, mas as pessoas têm a tendência para particularizar e ver a generalização como uma afronta pessoal.
    Concordam com este comentário: jorgealves, kuGu_eLu
    • eu
    • 17 outubro 2012

     # 33

    Colocado por: rjmsilvaO nosso problema é que se fala no geral, mas as pessoas têm a tendência para particularizar e ver a generalização como uma afronta pessoal.

    Afronta pessoal? Que exagero... ;)
  11.  # 34

    Colocado por: euConcordo de uma forma geral com as dicas do FD, mas cada caso é um caso.

    Fui eu que desenhei a planta base da minha casa e depois o arquiteto deu-lhe uns retoques. A única coisa que ele alterou relativamente ao meu "desenho" inicial foi o formato da garagem (cave) e depois de construída, cheguei à conclusão que o meu desenho era muito mais funcional.

    Do meu "desenho" a única coisa que alterava é o tamanho da suite: tem 20 m2 e 16 m2 chegavam perfeitamente. Do resto da casa, está perfeita para a minha família.

    Concluindo: não devemos generalizar; nem todos os "desenhos" dos donos são maus e nem todos os arquitetos fazem um bom trabalho.


    Exactamente como eu: desenhei , o arquitecto deu uns toques (muito apropriados) mas faria os quartos mais pequenos se fosse hoje
    • dato
    • 17 outubro 2012

     # 35

    acerca das áreas... tb n sou a favor de casas mt grandes, principalmente qd n se dá uso a tanto quarto e sala, além do trabalho q deve dar a limpar e aquecer
    mas quem tiver euros para a construir e manter..pq não? são esses que dão euros a ganhar a mt gente
    tenho um cliente q tem uma moradia com mais de 800m2 de um só piso e qd me disse q de inverno gasta mais 50€ por dia para aquecer a casa, fiquei sem palavras..lol só para quem pode mm
  12.  # 36

    Colocado por: ParamonteExactamente como eu: desenhei , o arquitecto deu uns toques


    São opções, e não erros. Opções com vantagens e desvantagens. O importante é haver consciência delas.
    Concordam com este comentário: eu
  13.  # 37

    Colocado por: eu
    Afronta pessoal? Que exagero... ;)


    Basta ver quantas pessoas vieram justificar as SUAS opções pessoais e quantas contribuíram para os erros mais comuns de quem constrói casa.
    • eu
    • 17 outubro 2012

     # 38

    Colocado por: rjmsilvaBasta ver quantas pessoas vieram justificar as SUAS opções pessoais e quantas contribuíram para os erros mais comuns de quem constrói casa.

    Justificar? Justificar o quê?

    Pessoalmente não vim justificar nada (nem teria que o fazer, era o que faltava...), vim apenas apresentar o meu caso pessoal. E assumi claramente o erro de fazer a suite com 20 m2, espero que este testemunho ajude os futuros donos.

    Outro conselho para os futuros donos: não assumam que o arquiteto fará um bom trabalho; acompanhem bem o trabalho dele. Vocês nem imaginam as asneiras que aparecem nos projetos...
    Concordam com este comentário: J Filipe
  14.  # 39

    Colocado por: rjmsilvaBasta ver quantas pessoas vieram justificar as SUAS opções pessoais e quantas contribuíram para os erros mais comuns de quem constrói casa.


    Pronto, mais "erros":

    - Não conhecer o fórum da casa.
    - Não ter tempo.
    - Escolher um terreno sem saber o que procurar num terreno.
    - não ter cuidado a escolher o arquitecto.
    - Não entrevistar o arquitecto com que vai trabalhar cara a cara.
    - Submeter um desenho/projecto para apreciação no FdC e não estar preparado para ouvir críticas difíceis de engolir.
    - Não deixar claro ao gestor de projecto qual o orçamento máximo com que pode trabalhar.
    - Não saber fazer contas básicas, como muita gente neste país.
    - Não olhar para cada divisão da casa e valor associado e perguntar-se, quero mesmo trabalhar X tempo para ter isto?
    - Erro crítico: Não olhar para o projecto que vai tentar concretizar, pegar no seu valor global e perguntar-se: Eu consigo vender isto a alguém por este preço?
    - Contratar amigos/familiares para fazer trabalhos.
    - Não ter cuidado a escolher o empreiteiro.
    - Não saber como pagar ao empreiteiro.
    - Escolher um Fiscal de obra "amigo" do empreiteiro ou do Gestor de Projecto (Arquitecto/Engenheiro).
    - Estar à espera que corra tudo bem.
    - Não saber lidar com situações caóticas.
    - Não ter jeito/vontade para confrontar as pessoas cara a cara, mas coordealmente. Tentar tratar das coisas remotamente (telefone, email, whatever).
    - Não ser exigente consigo mesmo e com os outros.
    - Não incluir a família nas decisões cruciais do que é e não é o projecto.
    - Não saber desistir quando as condições se alteram, e avançar é piorar a coisa.
    - Basear decisões cruciais em fé ou confiança cega.
    - Ter medo.
    - Não ter medo.
    - Meter-se numa coisa da qual não entende patavina (todos os DO?).

    E finalmente, só pelo contexto actual:

    - Construir casa em Portugal.

    Não me apetece elaborar os pontos, até porque não percebo da poda. São alguns potenciais erros que me ficaram imprimidos na memória. Amanhã acrescento mais.
    Concordam com este comentário: eu, Luis K. W., Jorge_Gonçalves, tiagot, Daniel
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Paramonte, Monteiro
    • eu
    • 17 outubro 2012

     # 40

    danobrega, este seu post é ÉPICO!

    Merecia aparecer como popup quando se entra no fórum.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
 
0.0240 seg. NEW