Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Existe alguma forma de perceber onde passam os tubos de agua numa parede, depois de revestida com porcelanicos ?

    Tenho fotos da colocação das canalizações ainda em obra, mas tenho uma zona em que o tubo necessitou de passar a cerca de 20 cm do chão, e nesse local necessito de furação para fixar um resguardo de chuveiro num WC. Acontece que o furo que tenho de fazer parece estar muito perto do local onde passam os tubos, e não queria furar sem tentar sondar onde passam os tubos exactamente ...

    Pelo bater (com martelo) não é fácil ... E provavelmente não há forma ...

    Solução : Não furar, certo ?
    • jafn
    • 17 outubro 2012

     # 2

    O furo não é dentro da calha? portanto se é dentro da calha onde encaixa o vidro, não fica a vista, pode alterar esse furo, fazendo outra furação, mais a baixo ou mais acima, consoante pense que se está a desviar das tubagens.
  2.  # 3

    O furo tem de ser num ponto específico, pois os resguardos são do tipo abaixo :



    O próprio vidro já traz o recorte para encaixar as peças metálicas de fixação á parede. Neste caso é uma das peças de fixação inferiores cujo furo está numa zona arriscada onde sei que passa um tubo (que teve de passar ali devido a uma janela de WC que arranca dos 40 cm até á lage de tecto).
    • jafn
    • 17 outubro 2012

     # 4

    Pois é... se a tubagem for metálica, com um aparelho que se usa para detectar os ferros dos pilares e vigas talvez, detecta-se os tubos, é de onde?, se for perto aqui da minha zona tenho uma pessoa
    que me monta todos esses tipos de resguardos e vidros, desenrascava-lhe isso de certeza, se quiser mande MP a dizer a sua zona.
  3.  # 5

    Obrigado pela disponibilidade, mas eu já tenho quem me monte os resguardos, no entanto não se chegou a forma segura de detectar os tubos, e um dos furos acho que vai mesmo ser omitido e substituido por colagem directa ao porcelanico, devido ao risco de acertar em cheiro num tubo e aí sim era o cabo dos trabalhos.

    A tubagem julgo eu não é metálica (julgo ser PEX multicamada, mas tenho de rever as fotos).
    • jafn
    • 17 outubro 2012 editado

     # 6

    Se os azulejos na parede não forem muito grandes, e tiver alguns de sobra, dá para tirar um com jeito nessa zona e altura da furação, e ver onde realmente passa tubagem.
    Também não se esqueça que tem sempre cerca de 2,5 cm até chegar aos tubos no mínimo, que são a grossura do cerâmico + a cola + o reboco, o que dá sempre para meter um parafuso mais pequeno só para aconchegar a cola que vão meter.
  4.  # 7

    Aparafusar os suportes do vidro a uma barra de inox e assim já pode desviar a furação á parede.
  5.  # 8

    Colocado por: SchopferGottObrigado pela disponibilidade, mas eu já tenho quem me monte os resguardos, no entanto não se chegou a forma segura de detectar os tubos, e um dos furos acho que vai mesmo ser omitido e substituido por colagem directa ao porcelanico, devido ao risco de acertar em cheiro num tubo e aí sim era o cabo dos trabalhos.

    A tubagem julgo eu não é metálica (julgo ser PEX multicamada, mas tenho de rever as fotos).


    Se já tem que lhe monte os resguardos esta pessoa não sabe como se faz a furação!

    Começa por furar com berbequim lentamente e vai batendo com o mesmo sente betão(alvenaria) se sentir bater em falso ou barulho diferente de betão para imediatamente.

    O furo a fazer tem cerca de 3cm a calha de fixação á parede tem um furo já aberto a outra onde tem o vidro encaixa nesta e lateralmente tem um parafuso autoroscante fixando a mesma.

    Normalmente para alem do azulejo tem ainda o reboco portanto com precaução nunca fura a tubagem a não ser que seja uma pessoa descuidada, estava lixado com as centenas de resguardos que montei se este problema me acontecesse! Felizmente nunca aconteceu!
  6.  # 9

    Colocado por: SchopferGottBoas,

    Existe alguma forma de perceber onde passam os tubos de agua numa parede, depois de revestida com porcelanicos ?



    ... tenho equipamento para sondagem de elementos em embebidos... até 150mm de profundidade ( metais férrosos e não ferrosos, plasticos, )... Podemos combinar.
 
0.0133 seg. NEW