Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

    Colocado por: PLMarquesPorque não, se a despesa incluísse os salários dos empregados, o material contratualizado e a sua margem de lucro...acho que seria tudo mais honesto....


    E não é assim que funciona? Pensava que sim, pelo menos comigo é assim que acontece, podia ter mais trabalho, mas trocar alumínio por dinheiro não é futuro, é desgraça eminente.

    O que vejo mais é empresas a falir, e ainda há quem diga que ganham muito...
  2.  # 202

    Eu até percebo que na construção de uma casa, possam surgir imprevistos, clima, fornecedores, etc... contudo, pelos orçamentos que recebi, alguns empreiteiro não revelam grande responsabilidade, competência e profissionalismo naquilo que fazem.

    Fazem os cálculos muito por alto, mas sempre em seu benefício, claro!
  3.  # 203

    É o resultado de décadas e décadas a trabalhar sem projectos, nem mapas de medições, peças desenhadas, peças escritas e sem qualquer tipo de controlo, à vontade do freguês.
    Os maus hábitos e más práticas são infelizmente mais que muitas.
    Nem sempre terão a culpa porque é o pão nosso de cada dia terem que lidar com projectos que de projectos só têm o nome e alterações constantes com o decorrer da obra.
    E tudo junto descamba no desenvolvimento do orçamentista a olhómetro.
    Que venha a exigência para todos...e as condições para a oferecer.
    Concordam com este comentário: two-rok, Rodrigo Cruz
  4.  # 204

    Colocado por: PLMarquesEu até percebo que na construção de uma casa, possam surgir imprevistos, clima, fornecedores, etc... contudo, pelos orçamentos que recebi, alguns empreiteiro não revelam grande responsabilidade, competência e profissionalismo naquilo que fazem.

    Fazem os cálculos muito por alto, mas sempre em seu benefício, claro!


    Isso já é outra coisa, o que disse atrás era bem diferente.
    No final de contas a realidade é que A ganha x, B ganha y e C ganha z, alguns fazem cálculos por alto por falta de tempo ou por mau hábito, mas não deixa de ser uma margem de lucro, certo? É tudo uma questão de sorte e também de saber escolher.
  5.  # 205

    Boa noite!

    Pergunto aos entendidos na matérias, se será normal, haver uma diferença tão grande, na orçamentação do betão armado para a construção da estrutura da minha casa?

    Como poderão comprovar no documento que anexo, em cinco orçamentos que recebi, quatro deles estão entre os 39k e os 40k e depois tenho um de 29k!

    Alguém vê alguma razão lógica para esta disparidade?

    PLMarques
  6.  # 206

  7.  # 207

    Será que alguém me consegue esclarecer se esta situação, sobretudo a mais baixa, é possível?

    Eu sei que por vezes, os empreiteiros tiram de um lado e põe noutro, contudo, o que me deixa um pouco apreensivo é que a proposta mais baixa no betão armado, também é a mais baixa, mas tenho outra que só está uns 2k mais cara do que esta!

    Tenho algum receio em selecionar a mais baixa! Pois apresentar um valor 10k inferiores às restantes, poderá supor que ele vai fazer marosca no betão! Que para mim vai ser muito complicado controlar, pois não tenho hipóteses de estar na obra diariamente!

    Uma curiosidade, o empreiteiro que fez a segunda proposta mais baixa, propôs-me que só lhe fosse pagando à medida que a obra estivesse feita, não exigindo qualquer entrada!
  8.  # 208

    Colocado por: PLMarquesAlguém vê alguma razão lógica para esta disparidade?

    Numa obra deste tipo é mais frequente acontecer estas disparidades, tem que reunir com todos, e pedir explicações para os preços que fogem muito da média, existem preços demasiado caros e outros demasiado baratos, tem que perguntar: tenho quem me faça isto por x e você pede-me 2x!!! não terá sido um engano seu? e tem que exigir que o 3º e o 5º, apresentem o preço do artº 2.3 devidamente detalhado.

    Colocado por: PLMarquesUma curiosidade, o empreiteiro que fez a segunda proposta mais baixa, propôs-me que só lhe fosse pagando à medida que a obra estivesse feita, não exigindo qualquer entrada!

    Eu sempre trabalhei assim, enquanto podia pagar a fornecedores e subempreiteiros a 60 ou 90 dias, só que agora alguns fornecedores estão a exigir pagamentos a pronto aos empreiteiros. Não deve pagar nada adiantado, no final do mês fazem um auto de medição e paga o correspondente valor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PLMarques
  9.  # 209

    Colocado por: PicaretaNão deve pagar nada adiantado, no final do mês fazem um auto de medição e paga o correspondente valor.


    Olá Picareta!

    E a questão da entrada? Costumava pedir entrada?

    Eu também acho esta proposta de pagar ao fim do mês, ou no final de cada fase, previamente acordada, seria a mais segura e justa, mas também percebo que se calhar alguns empreiteiros não conseguem, por variadíssimas razões...

    Vou seguir o seu conselho e falar novamente com eles!

    Cumps
  10.  # 210

    Colocado por: PLMarquesE a questão da entrada? Costumava pedir entrada?

    Nunca....excepto por exemplo uma cozinha (também faço cozinhas). Uma cozinha feita à medida só serve para aquele cliente, se no dia da entrega o cliente dizer que já não quer a cozinha, eu não sei o que hei-de fazer à cozinha, neste caso existe sempre uma entrada.

    Colocado por: PLMarquesmas também percebo que se calhar alguns empreiteiros não conseguem, por variadíssimas razões...

    Se não conseguem é sinal de muito fraca condição financeira...sinónimo de prováveis problemas futuros.
    • KKB
    • 24 outubro 2012

     # 211

    Eu só gostava de a congratular pela iniciativa.
    Recuperar uma casa como esta deve ser um projeto maravilhoso, com muitos problemas para resolver, é certo, mas depois de recuperada... fica linda!´Boa Sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PLMarques
  11.  # 212

    onde é mesmo a casa?
  12.  # 213

    Colocado por: sergyioonde é mesmo a casa?


    A casa situa-se na cidade mais alta! mais fria! "Guarda"
  13.  # 214

    Olá a todos!

    Aproveito a deixa anterior para levantar uma questão:

    Qual é o valor mais importante numa caixilharia? Será o Coeficiente de Transmissão Térmica (Uw)?

    Obrigado
  14.  # 215

    Eu acho que o Sr. Arquitecto mais estragar por completo a casa. É uma pena muito grande. Ainda bem que os arquitectos da nova escola tenham mais conciencia do valor do património pois estes começam a ter algumas disciplinas como reabilitação de edifícios antigos que lhes abrem novos horizontes para o futuro no que respeita ao respeito pelas tradições do passado e pela memoria colectiva presente em tanto património. Eu tenho uma casa antiga por restaurar do inicio do séc., e saibam quantos lerem este comentário, que não lhe vou alterar em nada, nem mesmo o solho carcomido pelo bicho, este vai ser restaurado, bem como todo o travejamento de madeira, as telhas marselhas iram-se manter todas, porque não há uma partida! Vou manter a casa tal e qual como foi feita, resultando num verdadeiro museu do verdadeiro espírito da época. Existem muitas pessoas que não tem sensibilidade, por exemplo, demonstrada quando renovam os telhados antigos. Saibam essas pessoas também que estes telhados antigos eram cozidos a uma baixa temperatura e durante mais tempo, feitos de uma forma mais artesanal e nao industrial como as novas telhas. Estas telhas antigas são então mais moles e por isso é que duram séculos!!!. Eu vivo numa casa com cerca de 8 anos e a telha que foi colocada tem já muitos problemas de infiltração devido ás fissuras e rachadelas, pois estas telhas partem apesar da boa qualidade das telhas e de serem de uma marca boa que já não se produz em Portugal. Vejo muitas asneiras em muitos sítios. Fazer tábua rasa do passado é afectar todas as pessoas, pois a história como disciplina pertence a todos. É lamentável o que acabei de ver nas representações 3D. Se quer uma casa moderna faça-a, se quer restaurar uma casa faça com dignidade. Gostava que reconsiderasse as suas opções.
    Concordam com este comentário: tiagot
  15.  # 216

    Colocado por: PLMarquesOlá a todos!

    Aproveito a deixa anterior para levantar uma questão:

    Qual é o valor mais importante numa caixilharia? Será o Coeficiente de Transmissão Térmica (Uw)?

    Obrigado

    Já que o pedro_viseu anda práqui a amandar tanta propaganda,porque não responde à pergunta do PLMarques???
    Concordam com este comentário: two-rok
  16.  # 217

    Caro josé_pesfial,

    Nem tanto ao mar, nem tanto à terra:D

    Cada caso é um caso, e nem todas as casas/construções antigas devem ser recuperadas sob a mesma bitola. Algumas, quando estão muito degradadas e/ou sem peso histórico significativo (antigamente não se construia tudo bem e nem tudo tem interesse) podem e devem sofrer uma intervenção mais "contemporânea".
    De qualquer maneira, tem que existir sempre a sensibilidade e bom senso para se saber distinguir o que se tem, o que se quer e o que se pode fazer.

    Restaurar/recuperar/reconstruir com dignidade não significa apenas construir de novo a imitar o antigo.

    As regras existem, mas não são lineares e absolutas;)

    Como dizia Fernando Távora, um dos mais importantes arquitectos portugueses e reconhecido pelo seu trabalho em recuperações/reconstruções:

    "Em Arquitectura o contrário também é verdade."


    Cumprimentos,

    Rodrigo


    PS - não estou com este comentário a fazer qualquer tipo de apreciação à recuperação em que esta discussão se baseia.
    Concordam com este comentário: becas, two-rok
  17.  # 218

    Bem, as obras vão começar....(finalmente)....
  18.  # 219

    Colocado por: PLMarquesBem, as obras vão começar....(finalmente)....


    Felicidades e que tudo corra bem (bem, tudo tudo seria pedir de mais...mas a maior parte)! Vá partilhando a evolução!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PLMarques
  19.  # 220

    Seguem algumas fotos da evolução...
      2012-12-18 10.37.53 (Medium).jpg
 
0.0308 seg. NEW