Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá

    Mais ou menos quanto tempo demora a executar um projecto de arquitectura para uma moradia unifamiliar?
  2.  # 2

    Depende... dos requisitos condicionantes, do tempo de brainstorming, com o futuro dono de obra.
    Assim, após as reuniões presenciais para conhecermos o cliente/ habitantes da futura casa, visita ao local de obra, alguma pesquisa na Câmara municipal a nível de enquadramento urbanistico, após aprovação de todo o Estudo prévio aprovado, plantas e volumetria proposta, cerca de mais 1 a 4 semanas. Sendo que entretanto terão passado cerca de 1 /2 semanas, se não houver mais projectos no "prelo"...

    Totalizando, para uma habitação unifamiliar corrente, para fase de licenciamento/ autorização administrativa cerca de 6 semanas... fora os imprevistos.
  3.  # 3

    6 semanas para projecto e licencisamento? Pensava que fosse o dobro...
    Outra coisa, quais são os projectos de especialidade? E é o arquitecto o responsável por os subcontratar?
  4.  # 4

    Pode ser o dobro... ou não.. ou o quadruplo... depende da evolução de ideias com o cliente... da disponibilidade do atelier em colocar o mesmo na "linha de montagem".

    PS: Os projectos de especialidades estão algures aqui no forum... Não , não é necessário serem sub-contratadas pelo Arquitecto, mas aconselho, pois terá a garantia de coordenação de tudo.
    Pode ser mais caro... ou não, depende doArquitecto.
    •  
      FD
    • 11 outubro 2007

     # 5

    Atenção! O projecto e o licenciamento são coisas diferentes.

    O projecto pronto para iniciar o licenciamento demora o tempo que o Pedro disse. Mas o licenciamento (na câmara municipal) pode demorar meses!
  5.  # 6

    Correcto FD...
  6.  # 7

    Em alguns Munícipios o Licenciamento pode levar anos.
  7.  # 8

    O mais fácil é comprar um terreno já com projecto aprovado, corre sempre o risco de não gostar do projecto e colocar uma alteração de projecto à Câmara, voltamos ao mesmo engodo, muitos meses de espera. Tudo depende da Câmara.
    É uma pena não haver uma lei que obrigue a uma resposta por parte das entidades competentes num determinado prazo.
    Ou será que existe? Aqui fica uma boa questão, existe algum advogado por ai?????

    Saúde Anita
    •  
      FD
    • 13 outubro 2007

     # 9

    E atenção que, por exemplo em Sintra, as alterações ao projecto podem ser muito caras...

    Acho que a partir de Março de 2008 as coisas mudam e bastante. A questão é se muda a lei e fica tudo na mesma.
  8.  # 10

    sim existe um prazo de resposta pela parte da entidade licenciadora , no entanto é rara a que cumpre, mas no entanto existe alguns caso em que se parte para o deferimento tácito, o que também é raro , pois fica se sempre com algum receio de futuros licenciamentos
    •  
      FD
    • 27 outubro 2007

     # 11

    Isso não deveria acontecer! Não existe uma entidade reguladora que fiscalize esses humores das Câmaras Municipais?
  9.  # 12

    FD , não haveria tanta coisa que fazia falta neste Pais?, enquanto tivermos politicos que apenas se preocupam com eles, nao vamos a lado nenhum, tenho o exemplo de um Presidente de Câmara que diz que os atrasos se devem aos Eng e Arq.º, ou seja claro que do presidente não é.
  10.  # 13

    antes demais ...parabéns e obrigada pela vossa ajuda com estes foruns...
    Pretendo construir casa, e para tal recorrer a 2 ou 3 profissionais para realizar o projecto da mesma. A minha dúvida é como abordar a questão de pedir um projecto mas sem me comprometer a ser esse o escolhido?? é normal pedir um primeiro esboço a mais do q um profissional, pelo menos qd não se tem nenhum como referência. Não sei se tenho que pagar , pq compreendo que estão a ter o trabalho de fazer um "projecto" que dp pode não ter seguimento, como se actua nestes casos???é cobrado alguma coisa por este primeiro esboço? devo dizer que vou consultar mais do que um profissional da àrea ????
    obrigada pela ajuda
    • FLR
    • 6 novembro 2007

     # 14

    Bem, primeiro há que constatar que um projecto dá muito trabalho!!! Isto se não for de "linha de montagem", mas sim de facto personalizado, e pensado seriamente. Neste sentido, pedir um esboço e depois decidir não garante muita qualidade, porque o projecto de uma casa, para ser bem feito, exige uma ligação profunda e mais ou menos longa com o cliente. Ou seja, um "esboço" para um cliente abstracto não terá, com certeza, muito a ver com o projecto que se fará quanto for altura de trabalhar e investigar a sério...
    Como um particular não tem meios para abrir um concurso, como fazem as entidades públicas (bem, às vezes têm, já participei num coisa dessas, mas era para um conjunto habitacional bastante grande, e o "prémio"- o trabalho- era apetecível- sim, sim, ganhei...), a melhor maneira é pedir a 3 ou 4 profissionais que lhe mostrem obra construída, ou pelo menos, imagens dos projectos. Outros factores de selecção serão o prazo proposto, o método de trabalho utilizado, o tipo de acompanhamento prometido, etc. Não vá muito pelos honorários, porque, na maioria das vezes, o barato significa projecto "linha de montagem" sempre igual, pouco cuidado na pormenorização, orçamentação, etc., e pouco ou nenhum acompanhamento de obra...
    Se quiser mais informações, disponha.
 
0.0125 seg. NEW