Boas, Tenho lido o forum e fiquei com uma duvida algo parva que gostaria de ver se pode ser respondida. Neste excelente post do Sr Alv (https://forumdacasa.com/discussion/2797/cabula-com-solucoes-para-isolar-tectos-paredes-e-sotaos/) é falado que pelas suas características é possível utilizar este tipo de placas para se obter se colocar as mesmas directamente sobre as paredes. A minha duvida é o porque não se pode usar este sistema para tectos (usando um sistema de fixação mais poderoso para além da cola)?
Colocado por: TROLHA... e tem necessidade que seja assim tão poderoso?
Só com cola penso que seja perigoso porque a força da gravidade mais o peso dos painéis devem descolar os mesmos. Mas a minha duvida é se estes painéis podem ser aplicados directamente no tecto.
espero que para o ano os meus tetos estejam todos revestidos com gesso cartonado+esferovite ou lâ de rocha. nunca me passou pela cabeça isolar por cima da laje como o eng. propôs, a isolar é por baixo desta evitando assim as famosas pontes térmicas.
Humm não percebi bem estas ultimas respostas (nem se eram destinadas a este post). Apenas queria que um especialista da matéria me elucidasse o porque da impossibilidade do uso de este tipo de material em um tecto. Para um leigo como eu, um tecto e uma parede exterior são muito semelhantes, tirando um ser vertical e outro horizontal e o próprio material de construção ser diferente.
Eu diria que o melhor seria colocar por cima da laje , mas também por baixo. Por cima impede que a laje aqueça no verão pelo sol incidente.Por baixo impede que a laje aqueça no inverno pelo calor interno da casa. Infelizmente as minhas telhas são chumbadas à laje não me permitindo fazer por cima, por isso fiz por baixo da laje EPS 60mm + aula tela de alumínio com as bolhas( Boltherm) seguido de lambril PVC. É muito curioso que onde não tem nada está mais frio (até aqui seria normal), onde tem o EPS melhora bastante ( ok..), mas também se nota muito bem o bolterm. E estou a falar de estar por baixo de cada situação, na mesma divisão!!