Iniciar sessão ou registar-se
    • mpmp
    • 2 dezembro 2012

     # 1

    Boa noite,

    gostaria de obter uma opinião/posição relativa à obrigatoriedade de reparações no final de um contrato de arrendamento.
    A situação em causa prende-se com a substituição de uma das porções laterais do móvel/lavatório do wc, que sofreu infiltração de água, e cujos senhorios pretendem efectuar para entrega da casa aos novos inquilinos. Na verdade, e eles próprios o admitem, a peça de madeira contraplacada já se encontrava descolada e com uma "mancha" resultante de infiltração mas, ao longo da nossa utilização agravou. Pretendem que paguemos metade da reparação mas nós consideramos que, se a peça estivesse íntegra desde a nossa entrada no apartamento, certamente o estrago não se teria verificado. Ou seja, como a peça já estava descolada a evolução só poderia ser a sua deterioração progressiva com uma utilização diária. Até porque o problema parece estar relacionado com um pequeno declive do móvel que propicia o "acumular" de água do lado da infiltração.

    A questão não se prende com o montante em causa. Prende-se mais com intransigência dos senhorios porque desde que anunciámos e acordámos a nossa saída do apartamento surgiu um desconforto e sucessão de contrapartidas...

    Teremos razão nos nossos argumentos ou temos mesmo de pagar a metade da reparação?

    Desde já obrigada.
  1.  # 2

    Se foi um desgaste devido ao uso normal que fizeram (como se depreende pelas suas palavras), essa reparação cabe única e exclusivamente ao senhorio.
    Concordam com este comentário: FD, bel99
  2.  # 3

    "Quem estraga velho, paga novo"´lá diz o ditado.

    MAS neste caso, concordo com o Jocor.

    Considero que um armário de aglomerado de madeira revestida a contraplacado colado (ou melamina,ou o que quer que seja em madeira) é COMPLETAMENTE DESADEQUADO para a função de armário-de-lavatório. Pelo que , mais tarde ou mais cedo, a deterioração teria de acontecer.

    Por isso, na minha opinião, a responsabilidade da reparação / troca do armário é do proprietário/senhorio.
    Concordam com este comentário: FD, GF, mfernando
    • mpmp
    • 3 dezembro 2012

     # 4

    Obrigada pelas opiniões :)

    Existe então algum suporte legal a sustentar esta nossa posição. Posso depreender isso?
    Não queremos "ameaçar" com um pedido de opinião a um advogado mas se continuar a não existir bom senso da parte dos nossos senhorios, podemos ter alguma razão ao fazê-lo, certo?

    Cumprimentos
    •  
      GF
    • 3 dezembro 2012

     # 5

    Mas tanta polémica à volta dessa questão? Ele tem a vossa caução retida?
    • mpmp
    • 3 dezembro 2012

     # 6

    Não há propriamente uma polémica à volta desta questão em particular...
    Simplesmente a senhoria é tão neurótica que ainda antes de nos manifestarmos definitivamente com a recusa do pagamento da peça, já receamos que nos diga algo do tipo "vou contactar um advogado para resolver a questão" ou algo parecido. E queremos estar bem fundamentados nos nossos argumentos para que essa possibilidade não lhe passe pela cabeça...

    A caução não está retida, já pagámos em Novembro o mês de Dezembro. Avisámos a 31 de Setembro a intenção de sair, de preferência no final do ano mas, dispostos a cumprir o prazo do nosso contrato (150 dias, até ao fim de Fevereiro/2013). Apesar de muitasa hesitações acabaram por aceitar acordando connosco a saída no fim de Dezembro, mais precisamente no dia 31/12/12 até às 11horas (lol). Durante o mês de Novembro, e depois de se iniciarem as visitas ao apartamento no início de Outubro (respeitando os 3 meses determinados pelo NRAU), assinaram um novo contrato para entrada de inquilinos em Janeiro. Mas quer que paguemos metade da peça do móvel do wc porque se deteriorou ao longo dos nossos mais de 2 anos de permanência no apartamento...
    Nós propusemos não pagar a reparação já que nos disponibilizamos para libertar/entregar a casa para a realização de obras (das quais não vamos usufruir) por volta do dia 15/16 de Dezembro, mesmo estando a renda paga até ao fim do ano. Mas ela não "entendeu" a proposta e achou-a "lamentável". E ainda considera que a nossa facilitação para as obras, com a saída antecipada, deve ser apenas entendida como reconhecimento do esforço que os senhorios fizeram ao aceitar o acordo proposto por nós...
  3.  # 7

    Há pessoas que não merecem que sejamos prestáveis (que entendem isso como sinal de nossa fraqueza e de submissão).

    Se ela achou lamentável a vossa simpática proposta de antecipar a saída por 15 dias, faça-a lamentar não a ter aceite. NÃO SAIAM 15 dias antes.

    Gastem 20 ou 30euros a «reparar» a tal peça deixando-a exactamente como quando entraram no apartamento (meia-descolada e manchada).

    Quanto à questão legal, depende do que está escrito no contrato. Além disso, se não têm prova documental (ou testemunhas) que a peça já se encontrava deteriorada, é complicado.
    Mas se os próprios senhorios admitem que já estava deteriorada, a coisa muda de figura, até porque continuo a considerar que o defeito é de o material ser desadequado para o fim a que se destina.

    Um armário com peças que descolam num ambiente de casa de banho, é mesmo estar a pedir comprar um novo todos os «x» anos.
    •  
      GF
    • 3 dezembro 2012 editado

     # 8

    Desculpem a ignorância, mas estamos a falar de que valores?
    20 euros ? To be honest.... É perguntar à senhoria se conhece aquele sítio....
    Ninguém no seu bom estado mental vai gastar dinheiro em advogados e custas judiciais e tempo perdido por esses valores.
    Além disso, concerteza terá testemunhas do que diz.
    Agiu correctamente em tudo.
    Mande-a dar uma volta e comer umas rabanadas pelo natal.
    • mpmp
    • 4 dezembro 2012

     # 9

    Obrigada por todas as respostas :)
    Obrigada pelo tempo que despenderam a ler e a opinar sobre este assunto que nos tem "assombrado" há meses!

    Luis K.W.:
    Na verdade, arranjar a peça de modo a ficar tal como estava não é viável. Depois de tudo isto dava mesmo vontade de lhes entregar as chaves no dia 31/12/12 mas para nós, verdade seja dita, dá-nos mais jeito fazer as mudanças nesse fds para evitar o Natal e fim-de-ano... E eu, quanto mais cedo me libertar desta casa e desta incorrecta e neurótica senhoria, melhor!!
    Quanto ao material da peça do móvel do wc, que tanto critica por ser desadequado para o seu fim... Irónico, ou não, a senhoria é arquitecta... Uma boa parte dos acabamentos e dos seus materiais foram escolhidos por ela durante a construção ;)

    GF:
    De acordo com o orçamento que nos foi apresentado, a nossa parte serão 50 euros. Como tinha dito inicialmente, a questão nem sequer se prende com o montante... Desagrada-nos a atitude e o modo como nos têm estado a tratar. Somos pessoas de bem mas até da nossa seriedade já duvidaram. Enfim.

    De qualquer forma, ainda temos esperança de que o bom senso acabe por imperar e que esta questão se resolva "a bem"!

    Cumprimentos
    • J.C
    • 4 dezembro 2012

     # 10

    Colocado por: mpmp
    De acordo com o orçamento que nos foi apresentado, a nossa parte serão 50 euros.


    Um alçado 50 euros??? Isso custa o móvel completo!
    Não se está a deixar levar?
    Mas como ela é Arquiteta...........Está tudo dito!
  4.  # 11

    Colocado por: mpmpQuanto ao material da peça do móvel do wc, que tanto critica por ser desadequado para o seu fim... Irónico, ou não, a senhoria é arquitecta...
    L.O.L.!
    • Oinq
    • 4 dezembro 2012

     # 12

    eu so entregava as chaves a 31
    mesmo que saísse a 10 ou 15...
    Concordam com este comentário: Luis K. W., J.C
    • mpmp
    • 23 outubro 2014

     # 13

    Não dei feedback, peço desculpa.
    Saímos "a bem" e não pagámos nenhuma reparação do móvel! :)

    Ah, e a casa ficou "um brinco" com as reparações para receber os novos inquilinos por uma renda inferior à nossa... :(
  5.  # 14

    Tá a ver a senhoria até nem era assim tão neurótica :)

    Se tivesse alertado a senhoria de que o móvel se estava a deteriorar por infiltração, ela se calhar até tinha, resolvido logo o problema.

    As rendas tem tendência para descer... senão ficam ás moscas...
 
0.0150 seg. NEW