Precisava de opiniões sobre os recuperadores de calor da marca portuguesa Chama. O recuperador que pretendo adquirir é de dupla face para aquecer uma área de cerca de 50 m2.
Ando a pedir orçamentos e até ao momento o melhor que me apresentaram, em termos de preço e potência do mesmo, foi desta marca que, pelo que me disseram na loja, a qualidade será boa, no entanto, não consigo encontrar opiniões na Internet referentes à marca, o que me faz pensar duas vezes.
Eu tenho um Chama de 1m ou coisa que o valha e outro ADF de 0,6m, o preço acho que foi muito idêntico. Se me pergunta se há diferença.... claro que há bastante, basta ver a diferença de preço.
Mas pela relação preço qualidade posso afirmar que estou muito satisfeito com o chama.
Estive a ver melhor, o meu é p Krystal 98(com ventilação) com 16kw, esta numa sala com cerca de 60m2 e um pé direito de 4m, posso dizer que aquece a sala em 45 min/1h, claro esta dependendo da lenha que se gasta.
Obrigada pela tua opinião coelhinho78, posso saber quais as diferenças que encontras entre os 2 recuperadores/marcas? E, respondendo também ao SACS, até agora tenho os seguintes orçamentos:
Marca ADF modelo Calida 100 Duo (23Kw, penso que este modelo não tem ventilação) = 3150€ + IVA mas já encontrei online por 2717€ + IVA; Marca Chama modelo Kristal 98 (16Kw, com ventilação) = 1850 + IVA; Marca Chami modelo C 78 (18Kw, com ventilação) = 1900 + IVA.
O ADF é outra louça, basta ir a uma loja e olhar bem para eles, só para ter uma ideia o ADF é todo em ferro, o Chama por traz é uma chapinha. O ADF tem um registo que abre quando a porta abre, o que faz muita diferença, acredite em mim, abre a porta e nao ha nem uma fumaça a vir ca para fora, o chama as vezes deita um bocadinho de nada; O ADF tem um registo para abrir ou fechar a ventilação para outra divisão; O ADF tem duas velocidades de ventilação, uma automática e uma "Turbo, o que é bom para aquecer rápido uma divisão;
Na altura em que comprei os dois recuperadores, fui para o chama 98, porque o achei mais bonito num tamanha tão grande, o ADF com 1m tem um vidro estreito e não é tão estético, alem disso a Patroa também pode escolher um.
Do meu ponto de vista, são os dois bons para o preço que são e estou muito contente com os dois, mas acho que a diferença de preço do ADF é justificada.
Não se preocupe muito com a potencia do recuperador, 16 ou 18Kw são mais que suficiente, não se esqueça que a potencia de um recuperador depende da quantidade de lenha que la mete dentro. Duvido que alguma vez o vá usar na potencia máxima.
Só um concelho, não abdique de um recuperador ventilado, a diferença e enorme.
Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
E alguém conhece a última marca que referi nos orçamentos, a Chami, é diferente da marca Chama e foi-me aconselhada numa loja que penso ser de confiança.
Eu tenho um Chami 98 dupla face instalado há 3 anos. Aquece um espaço de 43m2+15m2 sem problemas (mas com algum consumo de lenha, claro) numa zona muito fria do país. Quanto ao ruído do ventilador...não tenho termo de comparação, mas não me parece especialmente ruidoso, pelo menos não me incomoda.