Colocado por: Monteiro
Quanto aos preços, não se podem comparar preços de peças feitas em série com medidas stand e peças feitas á medida.
Colocado por: alexpPenso que a construção em Portugal ainda pode conseguir bastantes ganhos de tempo e custo se evoluir para mecanismos standard.
Se o Henry Ford não tivesse inventado as linhas de montagem em série, ainda andávamos de burro (e os carros à medida custavam centenas de milhares de euros ...)
Colocado por: MonteiroNegativo! Os carros, são automóveis, não são parte integrante de uma estrutura maior, em comparação, seriam a casa, nunca a janela ou a porta. Grande parte dos acessórios que compõem um carro, não são fabricados em série, mas sim em lotes, ou para aqueles que necessitam de prévia assemblagem são produzidos em "ilha", e só assim se consegue os preços de produção competitivos.
A produção em série com medidas standard (estilo leroi-marlim e outros), até funcionam mais ou menos bem tornando os bens acessíveis, mas "castram" o mercado e a criatividade. Não estou a ver arquitectos cerceados ás medidas standard das janelas e outros
Colocado por: alexpO motor deve ser feito em série, penso eu de que :)
Pois, mas eu quero uma casa para mim, não é para o arquitecto. Sou eu e a minha capacidade financeira que dita as regras.
Colocado por: ferreirBoas.
Depois de alguma pesquisa encontrei este post numa discussão já encerrada
Como tenho querido mudar algumas janelas para melhorar o isolamento termico no interior da minha casa.
Agradecia a ajuda a quem tivesse importado janelas do exterior, ou conhecesse quem o tivesse feito.
Desde já o meu muito obrigado a todos.
bertosilva
20 Junho 2009
(membro com 6 agradecimentos)
discordarconcordaragradecer# 22citarmensagem privada
Colocado por: MacJá conhecia este site e já tinha decidido ir lá comprar as portas e janelas.
Portugal esta agora a dar os primeiros passos para a normalização e certificação das esquadrias. A França já tem milhões de janelas certificadas e instaladas. Custam 1/3 é verdade. Talvez a matéria-prima por lá ande a preço de bananas porque a mão-de-obra todos sabemos que é mais cara. Va-se lá saber porque eles cobram menos. Faz-me lembrar a reportagem que vi há dias na TV onde demonstraram que um saco de medicamentos (dos mais vendidos) custava em Espanha metade do que custa em Portugal. Não me venham dizer que não têm a mesma qualidade.
Cumprimentos
Fui a semana passada a França de propósito buscar as janelas e portas para a minha casa a Vial e posso dizer que simplesmente fiquei muito contente com a qualidade do material que comprei. Alem de ter poupado uma pipa de massa (gastei 2000€ por 6 portas janelas com 2,15x1,40 mais 3 com 1,40x0,60 mais um aporta de entrada uma porta de garagem e motores para tanto a porta de garagem como o portão de entrada mais 3 portas interiores com are em madeira maciça) ainda por cima não paguei o iva porque arranjei uma declaração em que o material iria ser aplicado em Portugal e não em França. O acolhimento foi 5 estrelas. Posso dizer que para esses mesmo material aqui em Portugal pediram me no mínimo quase 9000€, parece mentira mas é mesmo assim. Se alguém esta indeciso acerca da qualidade dos matérias pois que fique descansado que são muito bons mesmo, eu trouxe em pvc mas também vi por aproximadamente esses preços em alumínio com duplo corte térmico. No meu caso eu optei por ir a zona de Pau que fica a 900km do Porto, é uma zona industrial enorme com km de armazéns dedicados a bricolage e pelo que estive á conversa com o responsável da loja onde estive, eles lá não estão a notar a crise pelo contrario não tem mãos a medir ao trabalho.
Estas pessoas agradeceram este comentário: eu