Colocado por: PicaretaEssas vigotas ficam apoiadas na viga, apenas 1 ou 2 cm? ou é da fotografia?
Colocado por: PTEspero que seja da Foto! mas a que lhe mostro agora acho elucidativa e o cenário não parece melhor?
Colocado por: PT"apoio de encastramento prevendo faixas maciças de betão armado para resistência aos momentos negativos"..."armadura deve ser constituída por varões dispostos na direcção das vigotas, com comprimento mínimo a partir da face de apoio igual a 1/10 de vão livre do pavimento, de secção por metro de largura"...
Colocado por: PTResumindo, a vigota, com este sistema não precisa "entrar" na armadura?!
Colocado por: DMNão considero que neste caso a vigota entrar ou não na "viga" faça alguma diferença uma vez que se trata de uma "viga" rasa.
Colocado por: DM
Já agora pergunto-lhe, na foto que mostra a armadura do pilar, existe uma tabua que serve de confragem mas que permite a passagem do betão por baixo ficando ligado a uma laje em consola, será?
Colocado por: NssAcho que esta imagem demonstra a forma como se devia ter procedido, no que diz respeito á subrepusição das vigotas na viga.
Ps: Se o PT achar abusivo a intromissão diga que eu retiro.
Colocado por: PTResposta informal ás questões do RRufino que obtive por parte da fiscalização e passo a partilhar pq me peocupa, até pq a betonagem da laje estará concluida:
"-É tudo mais ou menos verdade:
As emendas de armaduras em pilares NUNCA deverá ser feita nas zonas de erfoço máximo, blá-blá-blá. Em edifício correntes (pilares inferiores a 3 metros) as emendas SÓ podem ser feitas na base, pois além de ser o máis fácil, é o único verdadeiramente possível - todos os outros locais tem outro tipo de problemas. o que há a fazer é garantir os comprimentos de sobreposição adquados (30 a 40 o diâmetro da armadura nos casos mais correntes). Se pensares em pontes, a anláside é, em pricípio, válida;
A regra do comprimento de amaração é muito importante para elementos que grandes esforços de torção (coisa que também não acontece frequantemente em pequenos edifício).
Nos limites superiores dos pilares a armadura deve ser dobrada para a viga, para respeitar um princípio equivalente à da continuidade dos pilares entre-pisos. Aqui, o esforço na parte superior do pilar equilibra-se apenas com a viga. Abraço"
Espero que tenha ajudado!
Colocado por: antonio almeidaboas
a fiscalização eficaz deverá saber o que anda a fazer.
mas não acredito que as vigotas ao não entrarem na viga como mostra a foto tenham qualquer função ai a não ser fazer mais peso.
para mim erraram a medição das mesmas e depois reforçaram com os dois ferros de 12 por cima, e para isto não precisavam das vigotas.
depois aparecem as fissuras (estruturais) e não é culpa de ninguém.
abraço