Colocado por: santinhosGostaria de expor a minha situação. tenho um seguro multiriscos de um edíficio no qual recentemente sofri uma inundação que me danificou muros e portões de acesso à moradia. Participei à seguradora que me respondeu que não tem qualquer comparticipação uma vez que os portões não fazem parte do edifício é uma cláusula à parte, será isto correto?
Colocado por: ragdoll
Sempre que um seguro é feito, o perito não vai obrigatoriamente avaliar a habitação? No meu caso, o perito avaliou todos os materiais de construção e calculou o valor para o caso de ter que se reconstruir com os mesmos materiais, o que por acaso até foi bem mais alto que o valor tributário. Ou seja, depende dos materiais utilizados.
Se os muros e portões já lá estavam aquando da avaliação PENSO (sem certeza) que o seguro deve pagar desde que tenha a clausula "danos por agua" ou "inundações".
Colocado por: GexJá alguma vez teve de accionar o seu seguro?
Colocado por: GexNa Império referem "Bens especiais".
Para já parece que nas exclusões, tudo o que for causado por fenómenos sísmicos não é pago, embora um dos riscos cobertos sejam exactamente os fenómenos sísmicos! Outra, num determinado capítulo dizem que não pagam o que for causado por tumultos greves e alterações da ordem pública, mas esse é logo um dos pontos cobertos e que até faz parte de todos os pacotes de seguros.
Eu, como tudo o que tenho é barato e rasca, nem me chateei com isso... :D
Acho que tenho tudo, mas mesmo tudo, avaliado em pouco mais de 10.000€... valores de novo, claro e relativamente inflacionados.
Se o sofá custou 500€ em 2000, ainda vale isso. :)
Eu inventariei mas, não entreguei essa informação porque não era pedida.
Aliás, no site da Império Bonança tem lá uma espécie de simulador, que foi o que usei para definir o capital.
Fiz o seguro há menos de 1 ano por isso não há-de ter alterado muito...
Colocado por: luisvv
Creio que não está a interpretar bem.
Os seguros são "construídos" em pacotes. O pacote-base define x coberturas, cujo conteúdo e exclusões são definidos na apólice. As coberturas que mencionou não fazem, regra geral, parte do pacote base, e são compradas à parte (individualmente ou em pacote adicional). Geralmente, esses extras são referenciados na apólice como condições particulares ou algo semelhante.
Evidentemente, se compra apenas o pacote-base, estão excluídos os danos resultantes de fenómenos sísmicos.
Colocado por: luisvv
Eu também não entreguei, serviu só para calcular o capital.
Incluiu roupa? Louça? Decoração? Móveis?
(ah, e considerei o valor de substituição..)
Colocado por: luisvvIncluiu roupa? Louça? Decoração? Móveis?