Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 11 outubro 2007 editado

     # 1

    Já sou interessado por estas coisas das casas há muito tempo.
    Um país que sempre me fascinou neste sentido foram os Estados Unidos da América.

    Há uns tempos fiquei a conhecer, na internet, o caso de um construtor de casas norte-americano dos anos 1950~60 que me cativou bastante.

    O princípio era simples: casas acessíveis, ou seja, ao preço das casas comuns, mas modernas e de desenho "diferente" do colonial norte americano.
    Joseph Eichler contratou diversos arquitectos famosos na época e construiu casas que viriam as ser conhecidas (muito mais tarde) como Eichler Homes.
    Grandes envidraçados, formas pouco ortodoxas, geométricas e angulosas, jardins interiores, grandes áreas abertas, clarabóias, chão radiante (sim, em 1950!) e portas de correr, além de uma segunda casa de banho - feito pelo que percebi inédito para a época.

    Já se sabe que os norte americanos quando fazem algo é em excesso. E isso também acontece nas casas. Daqui a uns tempos talvez fale também nas McMansions.
    Ora, neste sentido, quando os portugueses fazem um empreendimento com 20 ou 30 casas, os norte-americanos, acrescentam um zero a este número. Só para terem uma ideia, o construtor de que vos falo construiu perto de 11.000 casas na sua vida...

    Em 1950 vivia-se o pós guerra, um dos períodos mais prósperos dos Estados Unidos. Essa prosperidade levou a crescimento substancial de muitas e diversas zonas como a Califórnia. Os terrenos eram vendidos em grandes parcelas e aí se desenvolviam grandes empreendimentos, os americanos chamam-lhes 'tracts'.

    Apesar disto, e devido a diversos factores - como por exemplo ter vendido casas modernas e não restringir a sua venda a pessoas de raça branca, Joseph Eichler, abriu falência em 1967.

    No entanto, as casas ficaram e são hoje um objecto de culto, que atingem valores interessantes quando comparadas com outras casas do mesmo período.
    Mas o que é melhor do que ver algumas fotos?

    Gosto particularmente do conceito do pátio interior, do carport e da forma como da entrada se vê as traseiras.

    Isto são as casas hoje, à venda quase sempre com valores acima dos $500.000 dólares e chegando muitas vezes a tocar nos $1.000.000:















    Estas encontram-nas aqui com mais algumas informações sobre as Eichler Homes:









    Fotos e brochuras da época (reparem nos preços):









    Algumas plantas:





    Mais aqui: http://www.eichlersocal.com/floorplans/conejo.pdf

    Basta pesquisarem no Google por Eichler Homes e encontram muuuuiiiita coisa.

    Acho que exagerei nas fotos... :o
    Algumas têm resolução superior (as das plantas) mas minimizei para caberem aqui. Se quiserem ver gravem no vosso computador e vejam depois.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Gabriel
  1.  # 2

    Olá FD,
    diga me uma coisa, quem é que limpa as janelas da sua casa? LOL
    Gostei das fotos! Nunca são exageradas

    Saúde Anita
    •  
      FD
    • 13 outubro 2007

     # 3

    Limpar janelas não é bem a minha actividade preferida é verdade.
    Mas se tivesse uma casa assim e algo lá fora que justificasse janelas limpas, alteraria de bom agrado a minha opinião. :D
 
0.0082 seg. NEW