Iniciar sessão ou registar-se
    • staker
    • 18 janeiro 2013 editado

     # 1

    Boa tarde

    Vinha solicitar a vossa ajuda e opinião para tentar da melhor maneira solucionar o meu problema.

    Comprei uma moradia na zona da Arruda dos Vinhos à cerca de 2 anos. A casa apresentava partes da pintura exterior descascadas (Pensei eu ser da má qualidade da tinta ou assim), no interior não apresentava humidades significativas que me levassem a ficar muito preocupado.

    Ainda assim no primeiro verão raspei toda a tinta solta, dei primário e pintei a casa toda por dentro e por fora. Passou o primeiro inverno e notei alguns pontos de infiltrações e humidades na casa, mas de pois do segundo inverno a situação piorou muito mesmo conforme vou mostrar nas fotos abaixo.

    A casa é de R/c e 1º andar, as paredes exteriores são construidas em tijolo de 25cm revestidas a reboco pelo exterior e pelo interior, ou seja quem contruiu esqueceu-se do isolamento térmico e afins.... as paredes demonstram também muito salitre, acumulam além das infiltrações muita condensação.

    Agora gostaria que me dessem a vossa opinião se devo mandar reparar as fendas do reboco e pintar ou se devo aplicar ETICS (ou Capoto...)

    Na minha opinião reparando e pintando não me irá resolver pois irá sempre acumular muita condensação e rebentar o salitre e bolores.

    As paredes exteriores apresentam a tinta toda a descascar novamente, penso que também terá salitre pelo lado de fora, descascando mais notoriamente nas placas do r/c para o 1º andar e do 1º para o sótão. Estes problemas localizam-se principalmente na fachada lateral da casa, fachada essa que se encontra virada a norte e que é a mais massacrada pela chuva, vento e sol.

    Estou mais inclinado para ETICS pois além de resolver a maioria das humidades, faz o isolamento térmico que a casa não possui e que muita falta faz, mas estou aberto a soluções pois não sou especialista na matéria.

    Sei também que há aqui muitos e bons profissionais que gostaria que me pudessem dar opiniões e que estivessem disponiveis para vir orçamentar a obra, pois não conheço ninguém que trabalhe com estes metriais.

    Agradeço desde já a todos os participantes neste excelente forum onde tanto tenho aprendido.

    Aqui vão as fotos da situação actual:

    Quarto 1º andar:
    Image Hosted by ImageShack.us


    Suite 1º andar
    Image Hosted by ImageShack.us


    Quarto suite 1º andar:
    Image Hosted by ImageShack.us

    Image Hosted by ImageShack.us

    Image Hosted by ImageShack.us


    WC R/C:
    Image Hosted by ImageShack.us
    • eu
    • 18 janeiro 2013

     # 2

    Se puder investir, faça o isolamento ETICS que fica com o problema resolvido de vez.
  1.  # 3

    qual a idade da casa?
    como é a cobertura?
    • staker
    • 18 janeiro 2013 editado

     # 4

    Colocado por: fernandoFerreiraqual a idade da casa?
    como é a cobertura?


    Em relação à cobertura mais uma vez quem contruiu "esqueceu-se" do isolamento térmico lol

    Tem placa entre o 1º andar e o sótão e depois o telhado é constituido por vigas, ripas de cimento e as telhas, actualmente encontra-se tudo isolado com XPS entre vigas rematado com espuma de plurioretano, feito por mim pois tenho intenções de fazer aproveitamento do sótão quando os €€ permitirem.

    A casa era uma casa antiga que foi reconstruida em 1997....

    Realmente quanto mais leio sobre o ETICS, mais chego a conclusão que será a melhor solução.

    E empresas ou aplicadores?
  2.  # 5

    Em relação às infiltrações, é só estar a chover e desde que se sai de casa de manhã até voltar ao fim do dia, até escorre pela parede do lado de dentro. Se não chover não há alterações....
  3.  # 6

    Colocado por: Anonimo18072022A
    De qualquer forma verifique se os problemas que tem nas zonas dos tetos se devem apenas à falta de isolamento ou se poderá existir alguma infiltração.


    Sim sim infiltrações são muitas como já disse.

    Outro problema estará no telhado, ou seja, a casa não está construida completamente à esquadria e consequência disso o guarda-fogo do telhado não está alinhado com as telhas, tem uma caleira entre o guarda-fogo e as telhas com uns ferros atravessados que a passarada adora para fazer ninhos entupindo as caleiras. Limpo aquilo constantemente mas mesmo assim essas caleiras também deixam passar água. Há alguma forma de as eliminar??
  4.  # 7

    É pá, estás a dar cabo do teu ganha pão??



    Colocado por: Anonimo16062021Ora cá está,demorou mas apareceu;.-)))
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pc ferreira
  5.  # 8

    Ou seja, não vale a pena fazer nada...

    Mas será que aqueles valores não são para a Alemanha em que mesmo as casas antigas já estavam relativamente bem isoladas??
    É que por cá como toda a gente sabe, é uma vergonha. aqui provavelmente os resultados serão mais expressivos.

    Já tinha notado bem a diferença quando mudei as janelas (Alumínio +vidro simples de correr) e isolei as caixas de estore. Mas também antes as correntes de ar eram mais que muitas.
    Depois passei de aquecimento daqueles antigos de parede apoiado por aquecimento a gás(aqueles com a bilha) para o AC e passei a poder ter sempre a casa quente , algo que era impensável antes.
    Depois meti ETICS com 5cm XPS. Posso dizer que em com o consumo do AC, poupo bem mais que apenas os 15%.

    Mas isso é por cá, lá uma casa má para os alemães deve ser bem acima da media por cá.



    Quanto às algas... esperemos que o que é feito agora , já esteja devidamente protegido, pois os exemplos são de obras já com uns de anos.


    Colocado por: Anonimo16062021Em vídeo,para quem não compreende alemão convém passa o minuto 3.00,para assim poderem ter uma ideia do que se trata
    http://www.youtube.com/watch?v=LNhayh5jyrA
  6.  # 9

    pelo clima que têm , tem mesmo que estar a anos luz, mas não é por isso que não podem melhorar e com o clima que têm qulquer melhoria deve-se notar muito mais que por cá!
    Quanto a gastar dinheiro... depende das promessas que lhes são feitas... e pelos vistos também tem comerciais vigaros por lá!!

    Quanto às algas é apenas a minha esperança agora que também estou entalado...


    Colocado por: Anonimo16062021
    e novas também..
  7.  # 10

    Sim , os residos podem ser um problema no futuro, mas como o poliestireno pode ser reaproveitado facilmente , não me parece algo de grave, com o tempo industrias de recivlagem irão se instalar...
    Quanto aos anti algas, cabe aos fabricantes arranjar solução.
    Por Ex: algo que não se dilua em agua e fique no revestimento.

    Senão, qual é a solução: não isolar????



    Colocado por: Anonimo16062021
    Continuação..

    7400 Tonnen Bioziden werden rund 25 Prozent in Baumaterialien eingesetzt", haben die Forscher ermittelt. "Um die von heutigen Gebäudematerialien ausgehende Umweltbelastung"zu reduzieren, sollten verstärkt algenhemmende "Farben und Putze ohne Biozide entwickelt werden", lautet das Fazit der Studie.
    Das ist allerdings kein leichtes Unterfangen. Denn bislang gibt es keine Stoffe, die zwar Algen und Pilzen den Garaus machen,ansonsten aber so harmlos wie ein wuchtiger Pfälzer Riesling sind. Eine Lösung des Problems hat nun der deutsche Baufarben- und Bauverbundfolienhersteller Dörken entwickelt. Die Holding in Herdecke hat sich jetzt ein Gitternetz patentieren lassen, mit dem Wärmedämmverbundsysteme wie die Heckscheibe eines Autos elektrisch beheizt werden können. Vorerst werde das Produkt jedoch nicht an den Markt gebracht, sagt Vorstand Marcus Kalde. "Wir sehen derzeit keine großen Absatzchancen."
    Diese Einschätzung bestätigen erste Reaktionen aus der Bau- und Wohnungswirtschaft. "Eine elektrische Beheizung der Außenfassade ist völliger Humbug", sagt GdW-Expertin Vogler. Dieser Ansicht ist auch der Bausachverständige Schiffler: "Das wäre wirklich der Treppenwitz der Geschichte, wenn der deutsche Energiesparwahn dazu führen würde, dass Gebäude am Ende so massiv gedämmt werden, dass anschließend elektrischer Strom verschwendet werden muss, nur um die Außenfassade künstlich zu erwärmen." Wenn die Dämmung zu leben beginnt - Nachrichten Print - WELT AM SONNTAG .
  8.  # 11

    Talvez nem metade saiba,
    sempre considerei que o polietileno visto que pode ser derretido, pode ser remoldado, agora a que custo...

    Já agora à quanto tempo se usa na Alemanha ETICS em quantidades significativas?? isso não deve durar pelo menos 30 anos??



    Colocado por: Anonimo16062021
    Caro system32,você não sabe missa a metade..


    Pois poso-lhe dizer que esse é um dos maiores problemas que esta a dar muito que falar na Alemanha..
  9.  # 12

    Não o estou a perceber Anonimo16062021! Há muito tempo que por aqui nos aconselha o ETICS mas na realidade não o queria para si, sabendo o que sabe? Peço desculpa (por desconhecimento) se não estou a atingir o verdadeiro problema.

    Cumprimentos.
  10.  # 13

    Colocado por: braga68Há muito tempo que por aqui nos aconselha o ETICS mas na realidade não o queria para si

    o sistema ETICS não usa apenas EPS.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: braga68
  11.  # 14

    Mas pelo que percebi o problema não é o EPS, mas o sistema em si, e as temperatiuras exteriores que gera.

    Senão qual o problema do EPS em relação a outras placas , por exemplo Cortiça, ou até mesmo o XPS ??


    Colocado por: Dynamic444
    o sistema ETICS não usa apenas EPS.
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021
  12.  # 15

    Algas no EPS?? parece possivel atendendo que o EPS náo é estanque e absorve humidade, mas por ex: a cortiça também não absorve , ou lâ de vidro?
    Penso que o XPS não, mas mesmo assim...


    Colocado por: Anonimo16062021
    é sim pois..e os revestimentos acrílicos também,por causa de certas substâncias de preparados químicos para proteger a pintura de algas e por ai fora..
    • ze79
    • 20 janeiro 2013

     # 16

    poxa anunciarem 85% de gastos a menos e na realidade ser só 15% e o investimento levar 30 anos a ser amortizado , fujam do etics pelos vistos nem 25 chega a durar logo não se acaba de

    amortizar e já se esta a gastar mais uma pipa de massa :-(((


    As janelas mais um barrete anunciam 20% de economia e se for 4% dêem-se por contentes melhora nas condenações estão perdoados :-D

    As caldeiras idem 30% reais nunca mais de 13% mama mia :-(

    Estou como diz o meu chefe ainda esta para vir ao mundo quem me ade convencer que etics é melhor que la de vidro/rocha ,e a famosa caixa de ar ;-I
  13.  # 17

    Eu acredito, mas a minha questão é : se o problema é o revestimento, isso pôe em causa a viabilidade do sistema ETICS em si , independentemente das placas utilizadas não?

    Colocado por: Anonimo16062021
    Nos revestimentos..


    Quer ver um vídeo onde mostra isso?
  14.  # 18

    Colocado por: Dynamic444
    o sistema ETICS não usa apenas EPS.
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021


    Tocou na minha dúvida. Não expliquei melhor para deixar a questão mais abrangente. Realmente, recordo-me do Anonimo16062021 referir outros materiais muito superiores ao EPS. A lã de rocha por exemplo.

    Cumprimentos.
  15.  # 19

    Colocado por: Anonimo16062021
    é sim pois..e os revestimentos acrílicos também,por causa de certas substâncias de preparados químicos para proteger a pintura de algas e por ai fora..


    Estou quase esclarecido. Ou seja, o problema não está no ETICS mas nas escolhas que se faz para o conjunto, será isso?

    Cumprimentos
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  16.  # 20

    Qual será então a melhor solução para o ETICS?

    Já agora, entre fachada ventilada e ETICS, qual a melhor solução? Partindo do princípio que em ambas as situações se usam bons materiais e bons aplicadores.

    Cumprimentos.
 
0.0279 seg. NEW