Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    A minha quinta fica no Concelho do Montijo, freguesia de Alto Estanqueiro Jardia.
  2.  # 22

    Distrito de Setubal
  3.  # 23

    Caro CarlosJ39,

    Relativamente ao seu comentário de haver ou não declaração de autorização para colocação do poste, agradecia que me esclarecesse do ponto de vista jurídico ou qual o seu conhecimento para essa afirmação.
    Passo a explicar: tenho os meus advogados envolvidos neste processo e estamos a estudar a melhor opção para remover não só o poste, mas sobretudo a linha que passa mesmo em cima da minha casa. Daí que todas as informações são preciosas. Se existe um distância de segurança que a própria EDP reconhece, essa distância não é respeitada. É verdade que a linha foi colocada antes da portaria de 99 que regula esta situação, mas também é verdade que existem dados novos no concerne a recomendações tendo em conta estudos sobre a influencia do campo magnético e eléctrico sobre a saúde humana.

    Agradeço o seu contributo.
  4.  # 24

    Caro Escaleira,

    Agradeço também o seu contributo.
    5000 € é um valor que estou disposto a pagar para que a linha seja afastada da minha casa pelo menos em 100 m, ainda que continue a passar no meu terreno, nem que isso implique a colocação de mais postes.
    Pode esclarecer a quem me devo dirigir?
  5.  # 25

    Fotos ou esquemas não há?
    Para afastar 100m não deve ser possível com a alteração só de um apoio.
    Primeiro temos de saber de quem é a linha, pela descrição julgo tratar-se da linha de AT que liga a subestação de Montijo à subestação de São Francisco, logo será da EDP Distribuição, portanto o requerimento será à Direcção de Redes de Lisboa da EDP Distribuição.

    Conhece o trabalho do Professor Doutor Engº José Luís Pinto de Sá, sobre o efeito dos Campos Eletromagnéticos (CEMEBF)?
    Concordam com este comentário: lmatos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmatos
  6.  # 26

    Caro Escaleira,

    A linha vai da Subestação de São Francisco até algures perto do Pinhal Novo. Deixei as coordenadas de GPS aqui no tópico, caso consiga ajudar relativamente à identificação da linha.

    Hoje entrei em contacto com a EDP Distribuição e foi sugerido fazer pedido através de email com descrição da situação. Quando houver novidades coloco aqui no Fórum.

    Em relação ao Trabalho do Professor Doutor Engº José Luís Pinto de Sá, sobre o efeito dos Campos Eletromagnéticos, já tive oportunidade de ler um pouco na diagonal um tese de Fevereiro de 2008 (penso que seja este documento que se refere). O que retive é que não existem certezas quanto à possibilidade destes dispositivos serem nocivos para a saúde humana. No entanto (e claro que existem muitos ses) é recomendada uma distância de segurança que no meu caso claramente não é cumprida.

    Para além da situação de segurança relativa à saúde, tenho o barulho das linhas (que não é constante, mas quando existe incomoda), a eminência de em casos de intempéries, como a que nos assolou no passado sábado e domingo, poder haver um acidente com os fios ou com o poste (e neste caso a casa está imediatamente por baixo da linha), o enquadramento paisagístico é no mínimo ridículo e por último (a minha casa é térrea, com 300 m2 + garagem de 200 m2 térrea + Jardim projectado por Arq Paisagista, arruamentos em pedra de calçada, muros tipo Herdade Alentejana (desculpe a descrição, mas o imóvel está muito bonito), como também já referi, é muito frequente ficar com dor de cabeça quando estou por mais de 20 ou 30 minutos nas imediações da linha (bem sei que já questionaram se estaria relacionado, mas não tenho dor de cabeça com frequência). Por último tenho dois filhos pequenos de 1 e 4 anos, e só a dúvida de estar a pôr a saúde deles em risco só por si é motivo para querer a linha dali para fora!
  7.  # 27

    Quando fez a remodelação da propriedade a linha já lá estava?
  8.  # 28

    Sim, a linha foi colocada há cerca de 20 anos.
  9.  # 29

    Hoje fui contactado pela EDP Distribuição para ir ao local fazer levantamento da situação (foi muito rápida, mandei o email ontem).
    O Sr disse que iria passar a informação e que depois diriam qq coisa.
  10.  # 30

    mais propriamente foi contactada por uma empresa a quem a EDP faz outsourcing...mas nada mau
  11.  # 31

    Já fui ao local.

    O Sr fez fotos e recolheu informação e diz que depois entram em contacto comigo.

    A carrinha dizia EDP Distribuição.
  12.  # 32

    Segundo o Sr da EDP, parece ser uma linha de 60 kV.
  13.  # 33

    Gostava de colocar uma imagem representativa da linha, mas essa imagem está em PDF e tem 1,4 MB. Alguém pode ajudar a baixar o tamanho do PDF?
  14.  # 34

    Viva, a forma mais simples é abrir a imagem no seu computador e fazer printscreen ou usar a "Snipping Tool" (Ferramenta de captura) que vem com o windows 7. Depois grava a imagem em .jpg e já fica muito mais pequena.
    Cumprimentos
  15.  # 35

    Bem, esqueci de dizer que sou utilizador Mac....
  16.  # 36

    Colocado por: jpcantaBem, esqueci de dizer que sou utilizador Mac....


    http://pdf2jpg.net/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpcanta
  17.  # 37

    Colocado por: escaleira
    As linhas de MT são alteradas facilmente, até podem ser sem desligar (TET/MT).
    A EDP informa detalhadamente os procedimentos


    Responderam rápido? Qual é a surpresa?
    Estes serviços funcionam e o orçamento vem aí!
  18.  # 38

    Colocado por: jpcanta a eminência de em casos de intempéries, como a que nos assolou no passado sábado e domingo, poder haver um acidente com os fios ou com o poste (e neste caso a casa está imediatamente por baixo da linha),
    o lado positivo é que tem pára-raios na casa.

    Colocado por: jpcanta
    o enquadramento paisagístico é no mínimo ridículo e por último (a minha casa é térrea, com 300 m2 + garagem de 200 m2 térrea + Jardim projectado por Arq Paisagista, arruamentos em pedra de calçada, muros tipo Herdade Alentejana


    Concordo com o aspeto visual.
    É pena a casa não ter churrasqueira..., se tivesse até podia ir ver a linha...
    • LVM
    • 23 janeiro 2013

     # 39

    Colocado por: escaleira
    Estes serviços funcionam e o orçamento vem aí!

    A EDP pagou alguma indemnização quando instalou os apoios no terreno privado? Constituiu servidão ou expropriou?
  19.  # 40

    Caro Escaleira,

    Relativamente ao seu comentário sobre as características da casa... sim tem churrasqueira e é mesmo por baixo da linha!!!
 
0.0173 seg. NEW