Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Já numa outra discussão eu perguntei se havia alternativas aos portões de garagem que normalmente vemos, isto é, os basculantes ou os seccionados.

    Também posso dizer o porquê de não "gostar"/não "querer" estes portões, seja os basculantes ou os seccionados:
    -Queria ter o maior espaço de tecto livre possível, sei que há portões seccionados de abertura lateral, mas também não é que aprecie muito essa solução.

    Para tal fiz uns 3d's de como pensei que seria uma boa alternativa a estes portões e que me servisse na perfeição para que se alguém tiver conhecimento destes mesmos portões me possa dar informação :).

    (assim para um leigo na matéria ou acho que este portão não deve ser nada do outro mundo, já que imaginei mais ou menos como seria o funcionamento dele, que no meu ver seria muito idêntico aos portões automáticos de braço que faz o percurso de 90º neste caso os braço trabalha horizontalmente, nas imagens 3d's o braço iria trabalhar verticalmente e seria "aparafusado" na metade de cima, sendo que a metade de baixo iria subir devido à força do motor, e subia orientada por um eixo de cada lado com duas rodas, uma canto inferior esquerdo outra no canto inferior direito)

    Vou postar as fotos












    Eu sei que a explicação do modo de funcionamento está um bocado rebuscada mas... vou ver se faço uns 3d's do que tentei explicar
  2.  # 2

    esse é igual ao que mostrei revestido a cortiça.
  3.  # 3

    Exatamente, devo dizer que fiquei muito interessado com a solução que mostrou naquela altura, e tenho tentado encontrar algo parecido, ou alguma marca, mas nada...

    Pode ser que alguém conheça, se não... Lá se vai ter de pensar em fazer um de propósito :).

    Em relação ao outro eu só não sei o funcionamento do outro foi como eu descrevi, bem sei que aquele texto está rebuscado mas, acho que dá para perceber.
    •  
      FD
    • 24 janeiro 2013

     # 4

    Como é que abre isso manualmente do lado de fora? Não é precisa uma grande ginástica para o fazer?
  4.  # 5

    Boa questão, sinceramente não sei, mas a abertura manual dos portões seccionados também é preciso uma ginástica tal, já que tenho um portão desses na casa dos meus pais e lá está a partir de uma determinada altura já não chego ao reentrância onde se mete a mão para o puxar para cima. Tenho de dar balanço e empurra-lo para cima lool.

    Isto é como tudo, eu que não sou técnico nem conhecedor nem nada disso, não lhe consigo dizer isso por isso é que expus aqui o problema para ver se havia portões assim...
    Já há tanta coisa que...
  5.  # 6

    SE é para abrir manualmente é melhor começar a praticar musculação
    •  
      FD
    • 24 janeiro 2013

     # 7

    Nem falava nisso da força necessária, falo mais na questão da ergonomia.
    Imaginemos que tem o puxador a meio do portão. Ao puxá-lo para cima, vai levar com o portão na cara a não ser que se ponha de cócoras... e nesse caso tem que acompanhar o portão e subir o corpo ao mesmo tempo.
    Não me parece nada fácil de manusear.
  6.  # 8

    Todos tem razão, sem dúvida, mas então:

    -os portões basculantes mais antigos não acontecia o mesmo? isto é, uma pessoa puxava no puxador e a parte inferior vinha para a frente se nós não nos desviasse-mos levava-mos com ele nas pernas/peito/cara.

    -em principio a garagem terá comunicação com o interior da casa, pelo que não vejo grande vantagem em ter abertura manual por fora, é certo que as há mas podem não ser muito importantes: se há corte de luz e tem de se abrir manualmente? certo é vantajoso, mas se há corte de luz e se estiver a chover uma pessoal molha-se toda para abrir qualquer portão, enquanto que se entrar em casa e abrir por dentro já não se molha, ou se o próprio portão tiver uma porta de acesso...

    Eu não estou a dizer que é o "melhor" portão do mundo, o que estou a tentar arranjar é alternativas aos portões seccionados e/ou basculantes, já que estes tem o problema de ocuparem espaço no tecto da garagem e é exactamente isso que eu não queria que acontecesse,

    queria um portão? sim.
    queria que fosse automático? sim.
    queria que não ocupasse espaço no tecto? sim.
    aquilo que mostrei é uma solução? é.
    é a melhor solução? não sei, não conheço outras (fora o portão seccionado de abertura lateral).

    O portão será para ser automático, por isso falei na possibilidade dos tais motores de braço que fazem 90º, sendo que estariam aparafusados ah metade de cima.


    Em qualquer situação seja do que for, seja em relação à construção, seja em relação a qualquer ramo de actividade existem sempre soluções, mas todas as soluções tem os prós e contras, nenhuma é perfeita de modo que agrade todas as pessoas.
  7.  # 9

    em principio o puxador estaria na metade debaixo do portão... como nos portões seccionados o puxador esta na seccção que fica rente ao chão...
  8.  # 10

    E depois de tanta pesquisa lá valeu a pena.

    Está aqui um site brasileiro com o tipo de portão que coloquei em cima.

    Afinal pode ser aberto de 3 maneiras:
    -Electricamente
    -Manualmente
    -Mecanicamente por manivela

    Vou tentar, agora com esta informação pesquisar se existe mais marcas (de certeza que existirão)
  9.  # 11

  10.  # 12

    Pelos vistos no Brasil estes portões são muito comuns. Nas ultimas pesquisas tem me aparecido bastante imagens de serralharias mas tudo .br

    Encontrei um site que é de uma empresa cá em portugal, e outro de uma empresa espanhola.

    Já agora o nome mais técnico deste tipo de portão é:

    -Portão Basculante Articulado de 2 folhas (estas duas folhas podem ser 1/2 ou 1/3 e 2/3).
    Ainda não consegui ver como é que funcionam.
  11.  # 13

    http://www.youtube.com/watch?v=nZ9boDHD-wU

    um em funcionamento, devo dizer que acho que é bastante rápido
  12.  # 14

    http://www.youtube.com/watch?v=sDpCfqWYoiU

    Estes dois videos que pus não é exactamente como eu quero, isto é, eles abrem 1/3 - 2/3. mas este ultimo o motor até está num sitio bastante interessante, o metodo de abertura é diferente, creio que é mesmo uma solução que pode ser utilizada.
 
0.0136 seg. NEW